Gente & Comportamento

A top Guisela Rhein encabeça time de personalidades brasileiras que declaram seu amor por Nova York no livro “Brazilyorkers”

Lançamento do fotógrafo Gustavo Malheiros também traz os depoimentos de Bebel Gilberto, Pedro Andrade, Francisco Costa, Giovanni Bianco e outros grandes nomes brazucas

Publicado em 06/12/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

Dona de um belo par de olhos azuis e uma paixão incontrolável por esportes radicais a ponto de querer ser apresentadora de programas esportivos, a top Guisela Rhein não se parece em nada com aquela típica figura da modelo despreparada e sem articulações. Além de ser o sonho de qualquer marmanjo, seja pelo corpaço ou pela verve radical, a gaúcha também é uma das brasileiras queridinhas entre os desfiles de grandes marcas internacionais, tendo aparecido nas passarelas de Jean Paul Gaultier, Alexander McQueen, Hermés e Giorgio Armani. Agora, a guria estampa um pedaço delicioso do livro “Brazilyorkers”, que é lançado hoje no Mad Museum e mostra a vida de brasileiros que escolheram a Big Apple como lar oficial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Adoro morar em NY. Amo meu bairro e amo saber que posso chegar em qualquer lugar com minha bicicleta em poucos minutos. No verão, gosto de jogar vôlei de areia no Battery Park, de praticar capoeira no Murry Hill Nago, de tomar um brunch no café Orlin…”, vai descrevendo Guisela, que nasceu em Caxias do Sul mas já parece estar toda integrada à vida na maior metrópole do mundo.  No livro do fotógrafo Gustavo Malheiros, outras personalidades como a cantora Bebel Gilberto, o estilista Francisco Costa, o diretor criativo Giovanni Bianco e os jornalistas Guga Chacra e Pedro Andrade também dão seus depoimentos sobre a cidade. “Nova York já vivia em mim antes de eu viver nela”, comenta Pedro. Quem também aparece pelas páginas é o mestre do Jiu-jitsu Renzo Gracie:  “Aqui em Nova York o valor é o que você dá para os outros de conhecimento. Quando você troca informação e melhora as pessoas à sua volta, elas te respeitam”, comenta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre as 280 páginas, cada personagem vem acompanhado de um ensaio fotográfico exclusivo e um texto redigido por Fernanda Bak, que vai contando as histórias da cidade pelos olhos dos brasileiros. Gustavo Malheiros fala um pouco sobre esse “american dream” vivido por ele: “Estudar em Nova York foi uma grande experiência para mim. Muitas vezes foi difícil encarar invernos longos; então, eventualmente eu voltei para o Rio. Muitos anos depois, após revisitar Nova York algumas vezes, tive a vontade de fotografar brasileiros para esse livro”.

O lançamento ainda conta com prefácio assinado por ninguém menos que Bruce Weber, um dos maiores nomes da fotografia mundial, responsável por incontáveis capas e editoriais das melhores revistas do mundo. Ah sim, e ele também dá seu próprio depoimento sobre o centro urbano, com dicas quentíssimas de Nova York. Pois é, queridos, já está na hora de atualizar a mesinha de centro e colocar outro livro de Nova York sobre ela. Afinal, quer melhor guia turístico do que aquelas dicas preciosas dadas por quem mora lá?

Guisela Rhein em meio à multidão de Nova York, na capa do livro "Brazilyorkers" (Foto: Divulgação)

“Brazilyorkers” (Foto: Divulgação)

Pesquisas relacionadas