Gente & Comportamento

Tio Huli inova ao democratizar na internet dicas sobre investimento financeiro em sintonia com estilo de vida saudável

Com a intenção de pontuar as vantagens de fazer com que as reservas financeiras ganhem projeção e disposto a tirar dúvidas de quem está começando a dar os primeiros passos em investimentos ou já é um investidor, o especialista, investidor profissional e mentor financeiro Hulisses Dias criou um canal no YouTube e um perfil no Instagram totalmente voltados aos assuntos que envolvem o mercado financeiro com uma chancela repleta de empatia e conhecimento

Publicado em 19/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

Hulisses Dias, o Tio Huli (Foto: Giselle Dias)

*Com Iron Ferreira

A economia, que está presente em todos os aspectos de nossa vida, se torna, a cada dia, mais globalizada, ligada aos avanços tecnológicos e a um novo estilo de perfil e lifestyle do investidor na Bolsa de Valores. A cada ano, as pesquisas apontam que o perfil do brasileiro no mercado de investimentos se transformou e hoje há uma ênfase expressiva de pessoas entre 23 a 45 anos cuidando de seus investimentos em ações e títulos e com uma participação ativa nas redes sociais. Com a intenção de pontuar as vantagens de fazer com que as reservas financeiras ganhem projeção e disposto a tirar dúvidas de quem está começando a dar os primeiros passos em investimentos ou já é um investidor, o especialista, investidor profissional e mentor financeiro Hulisses Dias criou um canal no YouTube e um perfil no Instagram totalmente voltados aos assuntos que envolvem o mercado financeiro com uma chancela repleta de empatia e conhecimento.

Formado em administração e com MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Tio Huli, como passou a ser conhecido, busca mesclar conteúdos importantes sobre ações na Bolsa de Valores, fundos de investimentos, como se proteger no mercado financeiro e até marketing digital com uma linguagem acessível e que tem atraído um público plural. O objetivo, que nasceu de uma experiência pessoal, é também desmitificar a imagem do profissional que só atua dentro de escritórios, provando que é possível manter um estilo de vida saudável e estar constantemente atualizado acerca dos principais indicadores econômicos.

Tio Huli, mentor financeiro de uma legião de novos investidores que o acompanha nas redes sociais por aliar dicas de rentabilidade de ações ou títulos a um estilo de vida saudável (Foto: Giselle Dias)

“Eu participava de uma escola de investidores no Rio Grande do Sul. Fiz muitos amigos e, quando terminou o curso, um professor me convidou para uma entrevista em seu canal no YouTube. O feedback e a receptividade das pessoas foram tão bons, que eu pensei: ‘vou compartilhar minhas ideias em relação ao mercado de investimentos com o cenário econômico do país com um novo público de investidores e potenciais investidores que estão nas redes sociais’. Produzi uma série de 206 vídeos logo no começo. Em seguida, fiz uma conexão com o marketing digital e o conteúdo passou a ser alcançado por um número cada vez maior de pessoas”, conta Tio Huli.

O mundo mudou e Tio Huli tem a total certeza de que cada vez menos existe aquele célebre investidor que ficava enfurnado em um escritório full time mergulhado na rentabilidade de ações ou títulos privando, muitas vezes, de uma vida particular mais saudável. “O meu objetivo é provar que podemos investir na Bolsa de Valores em qualquer lugar e vivendo em harmonia com os outros pilares da nossa vida: como os amigos, a família e com saúde”, frisa o consultor financeiro.

Tio Huli, com mais de 140 mil seguidores nas redes, interage com novos investidores em qualquer momento, facilitando o acesso às informações sobre o mercado de capitais (Foto: Giselle Dias)

Atualmente, Tio Huli conta com mais de 140 mil seguidores em suas redes sociais, provando que há uma demanda expressiva de pessoas físicas que querem saber como investir. Como a internet é um meio de comunicação no qual o tempo dos internautas é bastante precioso e necessita ser bem aproveitado, o especialista encara a intimidade que é proporcionada com os seguidores como uma vantagem. Ainda segundo ele, o rápido acesso às informações rompeu com a forma tradicional de pensar e fazer a roda da economia girar.

Através das redes sociais, o especialista compartilha dicas importantes sobre finanças e aplicações com os novos investidores do Brasil de Norte a Sul e do exterior (Foto: Giselle Dias)

“Faço muitas dinâmicas com interação total do público. E são os novos investidores que dão o norte sobre os temas que serão abordados. É a melhor maneira de deixar o assunto totalmente compreensível e mostrar que o poder de decisão está nas mãos de cada um e não nas instituições, como era antigamente. Hoje, com a informação a um palmo da mão, podemos pesquisar o quanto uma corretora está cobrando e o valor que a outra está oferecendo. Com isso, não precisamos apenas ouvir a orientação do gerente do banco, por exemplo. Falo com o meu público como se estivéssemos sentados na sala da minha casa. O clima é de total descontração, mas o assunto é sério e as pessoas entendem que investir é muito bom”, disse.

O mentor financeiro de amigos da vida real e virtual também ressalta o fato de que é importantíssimo ser pautado pela sinceridade. Todos os ensinamentos sobre o mercado financeiro compartilhados também estão sendo aplicados em seu cotidiano. Dessa forma, ele exemplifica pensamentos e atitudes. “Na internet, por vezes, a confiança é um bem escasso. Há muitas pessoas prometendo verdades infundadas. Quando você capta a atenção das pessoas falando de maneira natural, objetiva, sincera e acessível, mostrando que aplica essas dicas na sua vida pessoal, a confiança é adquirida”, enfatiza.

A empreitada, que se mostrou ser um sucesso, reflete o entusiasmo que o empresário-mentor financeiro sente em relação ao tema. Hulisses Dias entendeu que poderia aumentar o seu patrimônio na medida em que se especializasse cada vez mais e contou com a mentoria do investidor e filantropo americano Warren Buffett. Hullisses voltou no tempo aos nos relatar um episódio: “Quando o Armínio Fraga, então presidente do Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso, liberou as bandas cambiais, o que foi um acontecimento macroeconômico muito importante no país, eu comecei a me interessar pelo motivo de o dólar variar tanto. Passei a assistir programas voltados para o assunto e depois comecei a estudar sobre investidores internacionais”.

Mantendo-se fiel ao que estimula nas redes sociais, Hulisses optou por um estilo de vida simples, equilibrando o tempo de trabalho com o lazer. Para ele, o segredo está em ser grato pela oportunidade de produzir e dividir o tempo hábil de maneira eficaz. “O primeiro passo é reprogramar o nosso cérebro. Eu tenho uma visão muito humana do mercado financeiro. É possível produzir de dentro de casa, sem abdicar do tempo de estar com a sua família, ou aplicar a sua renda em fundos mobiliários sem perder a chance de ver o seu filho crescer. Chegamos, então, a uma conclusão de que a fórmula do sucesso é trabalhar com paixão, fazendo aquilo que você ama, programar o seu cérebro para entender que não somos vítimas das circunstâncias e cada um é capaz de tomar a decisão certa de investir para um hoje e um amanhã”.

Hulisses mantém um estilo de vida saudável, provando que é possível conciliar trabalho e prazer (Foto: Giselle Dias)

Ele atribui ainda o êxito do projeto à visão diferenciada diante da economia e a maneira como ela se relaciona com o nosso dia a dia: “Quando estou andando em um shopping, por exemplo, eu olho para as lojas e vejo empresas da Bolsa de Valores que estão em economia real. Tem um quadro no meu canal do Youtube que se chama ‘Bolsa na Rua’, onde eu mostro que as empresas que costumamos ver no nosso cotidiano também são ações na Bolsa, como por exemplo Ipiranga, Apple, Club Melissa, Nike e Marcopolo. Dessa forma, é possível mostrar que o investimento na Bolsa de Valores não está distante da nossa realidade, pelo contrário”.

As empresas do nosso cotidiano também estão na Bolsa, o que a torna ainda mais próxima dos novos e fiéis investidores (Fotos: Giselle Dias)

As vantagens de aplicar uma quantia em reserva são inúmeras, desde contribuir com o desenvolvimento econômico do país até o barateamento de preços e produtos. Tio Huli acredita no potencial do brasileiro e revela que as instituições precisam fomentar essa cultura. “O acesso às informações democráticas está permitindo que as pessoas tenham cada vez mais conhecimento sobre rentabilidade de ações ou títulos e não apenas sobre a poupança, por exemplo. Os bancos tem uma escolha sobre o que irão oferecer. Não é nunca foi necessário falar apenas de poupança ou títulos de capitalização para o poupador. Os investimentos diversificados são vitais e o brasileiro compreende perfeitamente uma boa oportunidade”, exemplifica.

Hulisses aposta em uma via de mão dupla de troca de informações sobre investimentos (Foto: Giselle Dias)

Dito isso, Tio Huli dá algumas dicas importantes para os interessados em investir. O primeiro passo é saber diferenciar quais os tipos de informações serão úteis. Dessa forma, além de economizar tempo, o indivíduo será capaz de selecionar o que realmente interessa para o seu perfil de aplicação e o que não. “É preciso distinguir o barulho do ruído. Ou seja, muitas notícias que parecem relevantes para o mercado financeiro na verdade não são. O que importa é saber se as empresas nas quais investimos estão conseguindo suprir as necessidades dos clientes ou se estão lançando as novidades antes das demandas. Essas informações, sim, são muito valiosas”, atesta.

O passo seguinte é muito ligado à disciplina. De acordo com Tio Huli, a percepção do caminho a ser traçado é importante para que o futuro investidor determine os seus objetivos e os sacrifícios que serão feitos para alcançá-los. “É necessário entender o preço que será pago. Quando as pessoas entendem seus objetivos, isso também gera uma melhor qualidade de vida. E é importantíssimo aprender a gastar de maneira mais inteligente e consciente”, constata.

A economia está ao nosso redor. Os benefícios de percebê-la e entendê-la são inúmeros  (Foto: Giselle Dias)

Já o terceiro ponto, aborda uma questão muito importante: a educação financeira. Buscar conhecimentos sobre a área e ter alguém que oriente é imprescindível para os iniciantes. Um pequeno erro pode custar muito dinheiro. Dessa forma, entender o funcionamento do processo é importante para obter sucesso. “Você precisa investir de maneira diversificada, não pagar altas taxas de corretagem e saber quais os líderes a serem seguidos. Quero que as pessoas se conscientizem sobre os fundamentos básicos para que saibam diferenciar sonhos de realidade”, propõe.

Embora o projeto de Tio Huli nas redes sociais tenha sido iniciado há pouco tempo, meados de 2018, os frutos já começaram a ser colhidos. As matrículas referentes ao curso online que ele ministra já superaram todas as expectativas, o que revela o interesse e a interação por parte do público: “A receptividade está sendo ótima. Tenho mais de dois mil alunos ativos consumindo o meu conteúdo. Eles se conscientizaram sobre a relevância dos temas e de que é possível evitar as altas taxas de investimentos. Os benefícios são muitos, mas esta história é só o começo. Nenhum investidor está pronto de primeira, ele precisa aplicar a teoria na prática e ver como funciona para moldar ao seu perfil”, conclui.

Com um grande número de seguidores e alta procura em seu curso online, Tio Huli é um sucesso (Fotos: Giselle Dias)

Confira o canal!

Pesquisas relacionadas