Tiago Tcar: o lavador de carros que se tornou dono de uma das maiores concessionárias de luxo adorada por famosos


“Pensa em um cara pão duro. Eu não fazia nada, minha vida era trabalhar e pagar minhas contas. O que sobrava eu juntava. Não namorava, não saia, não fazia lanchinho. Já tinha 27 anos quando fui para uma balada pela primeira vez, porque tinha o foco de empreender, ter meu próprio negócio”, relembra Tiago Fernandes (seu nome de batismo), um bem sucedido influencer digital também, que relata sua história e dá preciosas dicas de como arregaçar as mangas em busca de um sonho

Tiago Tcar: de lavador de carro a dono de concessionária de carros de luxo

* Por Carlos Lima Costa

Empreendedor de sucesso, Tiago Fernandes é a prova viva de que ninguém deve desistir de lutar por seus sonhos. Nem mesmo quando parecem impossíveis de serem alcançados. Mas, aos 40 anos, é proprietário de uma das maiores concessionárias de carros de luxo em São Paulo, a T-Car Imports. E se destaca ainda como influencer digital, com mais de 500 mil seguidores no Instagram e 400 mil no Youtube.  Muitos não imaginam que há 24 anos, ele vivia realidade bem oposta, trabalhando como lavador de carros em uma concessionária, onde a mãe era faxineira. Baseado em sua história de superação, hoje em dia, ThiagoTcar ministra palestras para aqueles que tentam obter êxito nos negócios.

“Até os 16 anos, eu morei em 21 lugares, sempre bairros pobres. Eu era uma pessoa muito pobre mesmo. Mas naquela loja de carros importados onde trabalhava, descobri que tinha um mundo paralelo ao meu, onde existiam pessoas com dinheiro, bem sucedidas e um ponto me chamou atenção. Um dia, um cliente comprou uma moto zero quilômetros para o filho que tinha acabado de completar 18 anos. E aí pensei: ‘Não tenho perspectiva nenhuma de crescer na vida, preciso mudar esse quadro’. Então, comecei a juntar dinheiro. Tudo que eu ganhava, pagava as minhas contas e o que sobrava eu guardava”, ressalta.

Tiago passou anos poupando dinheiro para ter o próprio negócio (Foto: Divulgação)

Tiago passou anos poupando dinheiro para ter o próprio negócio (Foto: Divulgação)

Enquanto era lavador, nos finais de semana, fazia bico como garçom. Três anos depois, tirou sua habilitação e foi promovido a motorista. Passados mais três anos, se tornou vendedor. “Aí descobri que tinha um dom. Comecei a vender muito, muito, muito. Ganhava uns R$ 5 mil por mês. Pensa em um cara pão duro. Eu não fazia nada, minha vida era trabalhar e pagar minhas contas. O que sobrava eu juntava. Não namorava, não saia, não fazia lanchinho. Já tinha 27 anos quando fui para uma balada pela primeira vez, porque tinha o foco de juntar dinheiro. Depois de 11 anos, eu havia guardado R$ 100 mil. Aí, com 27 anos, em 2007, pedi demissão, para trabalhar por minha conta. O patrão falou que eu estava louco, pois ganhava bem. Mas queria empreender, ter meu próprio negócio”, lembra.

Com os R$ 100 mil, comprou quatro carros populares. Assim, foi vendendo e comprando. “Nessa época, comecei a namorar, mas nunca esbanjei. Precisava juntar dinheiro para ser alguém na vida. Todo mundo me chamava de pão duro. E realmente era ao extremo”, recorda. Graças a isso, já em 2008, montou sua primeira loja, a T-Car Veículos. Aos poucos, foi migrando para os carros de luxo, que de 2010 para 2011 já eram o seu foco e os mais cobiçados por artistas, cantores e jogadores de futebol.

Passou por todas as crises, até mesmo a pandemia, sem problemas. Seu segredo? “É que eu sempre vendo muito. Tenho o dom de vender. O maior segredo para uma pessoa vender um produto, um carro, é ser sincera. Levo essa tática para a vida. Não tem como um carro usado ser 100% impecável. E o vendedor tem mania de querer passar para o cliente a ideia de que é. O que eu faço? Mostro o defeito, por exemplo, que pintei o para-choque, porque o carro já deu uma raladinha. O que não pode é ser batido, estar com a estrutura arrebentada. Fazendo isso, ganho a confiança do meu cliente e o fidelizo, ele passa a confiar 100% em mim. Hoje, tenho grande clientela e vendo carro até por telefone. Para você ver o grau de confiança, outro dia, uma pessoa que estava na Holanda, viu um carro por foto, e comprou. Quando chegar ao Brasil virá buscar o veículo”, explica ele, cuja loja TCar Imports vende um média de 40 carros de luxo por mês.

Tiago é um influencer digital de sucesso (Foto: Divulgação)

Tiago é um influencer digital de sucesso (Foto: Divulgação)

“Quando veio a pandemia, fiquei duas semanas em casa e vi que iria afundar se continuasse dessa forma”, pondera. Assim, retornou à loja, mas com os vendedores atuando de forma online. E, no Instagram, postou que estava trabalhando com hora marcada. “Muita gente quebrou, mas eu descobri um público que estava ganhando dinheiro na pandemia. Tem gente que ficou rico vendendo máscara ou álcool em gel. E a primeira coisa que o homem faz quando ganha dinheiro é comprar um carro. Então, comecei a vender para esse público. E por todas as lojas estarem fechadas e a minha era a única que estava trabalhando online, vendi bastante na pandemia e mantive a média de venda. Ajudou o fato da minha loja ser famosa na internet, ter credibilidade forte”, assegura.

Além da sinceridade, tem que ser amigo do cliente. “Ele vai comprar se quiser. Você tendo um produto bom, com preço bom, o produto vai se vender sozinho”, aponta. Esses são temas abordados nas palestras que ministra há um ano e meio. “Eu falo para aquelas pessoas que lutaram e lutam como eu, que não têm estrutura nenhuma, mas querem começar um negócio do zero ou melhorar esse negócio. Não dou palestra para milionário ficar mais rico. Eu conto: ‘Eu era lavador de carros e, hoje, sou dono da loja mais famosa do Brasil. E explico a minha visão sobre o negócio. Apesar de ter conseguido me formar em Direito, meu português não é 100%. Não tenho a melhor técnica para falar, mas falo a língua que o povo entende. Vem gente de outros estados para assistir”, diz.

Tiago tem cantores de funk entre seus clientes (Foto: Divulgação)

Tiago tem cantores de funk entre seus clientes (Foto: Divulgação)

Quando começou a ganhar um bom valor por mês, o pão duro de outrora foi dando lugar a um homem menos contido. “Fui me permitindo. Hoje, tenho um carro bom, já fui para a Europa e fiz um monte de coisas. Consegui entender que isso foi uma fase da minha vida para eu poder sair do menos um pra chegar no dez. Hoje, posso viver bem, ir a um restaurante bom, fazer minha viagem, que não vou ficar pobre por causa disso. Fiz um trabalho na minha cabeça sobre isso. A gente tem que trabalhar para ter conforto, não só para juntar dinheiro”, aponta. “Mas falo para os mais jovens, para os meus seguidores. Deixa para comprar o celular da moda quando for um empresário bem sucedido”, frisa ele, pai de Luiza, de um ano e meio, do casamento com Paloma, que toma conta de sua T-Car Corretora de Seguros. “Minha filha é a coisa mais linda do mundo e minha mulher me ajudou a trabalhar essa questão sobre viagens. Ela é mais equilibrada. Se fosse mão fechada não ia dar certo, não íamos sair de casa (risos). Paloma me fez ver que não vou ficar pobre, por conta de alguma viagem. Mas, por exemplo, não viajaria de primeira classe nunca. Com esse dinheiro eu viajo três vezes”, argumenta ele, que conheceu cidades como Paris, Londres, Veneza, Roma, Dubai, Abu-Dhabi, Las Vegas, Miami.

Tiago é casado e tem um filha (Foto: Divulgação)

Tiago é casado e tem um filha (Foto: Divulgação)

Entre os clientes, hoje, famosos do funk como MC Kekel, DJ Gabriel do Borel e Os Barões da Pisadinha. “Esse é um grande diferencial meu. A T-Car é uma loja linda, maravilhosa, superchique com um carro mais maravilhoso  e top do que o outro, Porsche, BMW, Lamborghini. Aí você imagina o dono da loja um cara que anda de social, bem sucedido. Só que na hora que falo com um MC, falo que eu era da quebrada também, estamos juntos. Então, consigo fazer ele se sentir bem. Conto minha história, que eu era lavador, minha mãe era faxineira. Temos muitas coisas em comum. A gente vira amigo de frequentar a casa, aniversário”, explica ele, que tem a TCar Store, lojinha virtual com produtos como boné, camiseta, chinelo.

“Fora todos esses trabalhos, eu ainda tenho alguns contratos de propagandas. Foi um negócio muito louco, nunca pensei ser um influencer. Sempre quis vender carro. Quando montei essa loja aqui, começaram a vir alguns MCs e jogadores e todos tinham Instagram, aí pensei em fazer um, nem sabia como era. Eu fiz e comecei a fazer vídeos do meu jeito, sempre foram espontâneos e comecei a crescer nas redes sociais com a minha história de vida. Criei meu personagem que sou eu mesmo. Eu não sabia como funcionava a rede social, eu falava como se falasse para meia dúzia de amigos. Hoje, eu falo para dois milhões de pessoas. Costumo dizer que a era dos comerciantes empresários é antes e depois da TCar. Antes da TCar não existia um comércio, onde o próprio empresário fazia vídeos no Instagram, no Facebook. Quem fazia era digital influencer, youtuber, artista. Então, a pessoa tinha uma empresa e contratava um artista, um digital influencer pra fazer o comercial e eu comecei a criar vídeos”, observa.

Tiago vende carros de luxo (Foto: Divulgação)

Tiago vende carros de luxo (Foto: Divulgação)

E fica preocupado com a filha. “Para a minha filha é normal a vida do pai dela hoje. Graças a Deus, porque trabalhei muito. Mas, com certeza, eu vou ensinar valores para ela”, explica.