Gente & Comportamento

SENAI CETIQT VESTIBULAR 2019/2 – tecnologia, inovação e sinergia com o mercado de trabalho

Estão abertas até o dia 12 de julho as inscrições para os cursos de graduação em Engenharia Química, Design de Moda e Engenharia de Produção da instituição que é, atualmente, o maior centro latino-americano de produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção e da área Química. Vem saber tudo!

Publicado em 27/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

Seja no setor moda ou químico, o reconhecimento do currículo de um aluno do SENAI CETIQT é certeza de sinergia com o mercado de trabalho. A Faculdade SENAI CETIQT oferece uma grade curricular desenvolvida por experts em consonância com as indústrias e labels. O processo seletivo 2019/2 do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), para os cursos de graduação em Engenharia Química, Design de Moda e Engenharia de Produção, está aberto até o dia 12 de julho. As inscrições podem ser feitas no site www.senaicetiqt.com, onde o edital completo também está disponível. Como nós temos contado in loco em nossa imersão no SENAI CETIQT, a instituição é, atualmente, o maior centro latino-americano de produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção e da área Química.

O destaque desta seletiva é o lançamento dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção nos turnos da manhã e noite, na Unidade Barra da Tijuca. Eles atendem a uma demanda na região, segundo a coordenadora de Ensino Superior da Faculdade, Mércia Rodrigues. O início das aulas está marcado para o dia 29 de julho.

SENAI CETIQT fornece uma infraestrutura de qualidade que se destaca no Brasil de Norte a Sul e no exterior. Os laboratórios dos cursos contam com a mais alta tecnologia para fins acadêmicos, representando um dos diferenciais da instituição. Destaque para a conexão total com a Quarta Revolução Industrial, que já é uma realidade, e a união entre players de grandes indústrias, marcas, designers e estudantes. Como tenho comentado aqui, com você, leitor, o Fashion Lab do SENAI CETIQT, por exemplo, é o primeiro laboratório do país totalmente high tech para experimentação tecnológica no setor moda e utilizado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção.

O curso de Design de Moda formou grandes nomes hoje reconhecidos e prestigiados em todo o Brasil (Foto: Tiago Lontra)

São 400m² de área destinada à criatividade e inovação bem ao lado da Planta de Confecção 4.0. É a síntese do que há de mais moderno com tecnologia de ponta e sustentável com o objetivo de promover a experiência, o aprendizado e a inclusão de soluções tecnológicas de maneira colaborativa para as demandas da indústria da moda.

Planta de Confecção 4.0 (Foto: Divulgação)

No espaço, há impressoras 3D e 4D multimateriais, cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora de alta precisão, máquina de costura de ultrassom, plotter da Audaces; além de outros recursos para planejar, desenvolver, construir e validar novos projetos e produtos. Os ambientes industriais levam o estudante a entender como funciona a cadeia de produção de grandes empresas desde o primeiro período. Ao promover ações educacionais integradas, a Faculdade acaba instigando os estudantes e possibilitando o desenvolvimento de projetos de inovação.

Fashion Lab no SENAI CETIQT (Foto: Mônica Cardoso)

A Fábrica Modelo representa o novo “chão de fábrica”. Com maquinário completo para experimentação de novas técnicas de confecção. Portanto, os programas são exclusivos, os laboratórios de última geração e o reconhecimento é de uma instituição indutora da moda no Brasil.

Fábrica Modelo no SENAI CETIQT (Foto: Mônica Cardoso)

Mais uma vez reitero que a faculdade SENAI CETIQT é o que há de mais inovador no Brasil, em termos de profissionalização voltada para a indústria. A proposta dos cursos é unir a tecnologia e a educação para o futuro. Além de oferecer cursos como graduação, pós-graduação, qualificações com certificado e atividades de aperfeiçoamento profissional, também é um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento. Sendo assim, os profissionais formados saem habilitados a atuar na cadeia têxtil e do vestuário criando, projetando ou desenvolvendo os produtos.

“Esses novos turnos na Unidade Barra atendem a uma demanda do mercado da região. Nossa metodologia de ensino está alinhada às principais demandas da indústria e certifica o aluno em competências que o mercado realmente precisa. Todo o ensino adquirido na sala de aula, nos laboratórios e em nossas plantas pilotos está voltado para a aplicação de soluções em problemas reais e na criação de novos produtos”, explica a coordenadora de Ensino Superior da Faculdade SENAI CETIQT, Mércia Rodrigues.

Recentemente, representantes da instituição em consonância com grandes empresários do setor Químico se reuniram para traçar um perfil do egresso. Ou seja, quais os conhecimentos o profissional precisa ter para estar apto a trabalhar em qualquer área depois de graduado. Uma reforma curricular foi realizada para atender mais e mais às demandas do setor e, por isso, o estudante possui ainda mais chances de ser inserido no mercado de trabalho com mais especialização. Vale ressaltar que uma das maiores necessidades sentidas pela instituição foi aumentar a aplicabilidade e multidisciplinaridade entre as áreas de conhecimento, de forma que as informações sejam integradas.

O diferencial do curso de Engenharia Química é a total a integração com a indústria brasileira (Foto: Tiago Lontra)

O diferencial do curso de Engenharia Química é a total a integração com a indústria brasileira (Foto: Tiago Lontra)

Nessa reestruturação curricular, o engenheiro químico terá uma formação que se estende a vários campos e conseguirá atuar em diversas áreas desde trabalhar com tintas e vernizes até no ramo de petroquímica, gás e alimentos. Ele poderá fazer uma imersão nos laboratórios de Biotecnologia, Química Ambiental, Química Geral e Analítica, Química Orgânica, Iniciação Científica e ainda o de Engenharia Química. O currículo contempla também a ergonomia e o design, incluindo os processos de fabricação como modelagem plana e draping, costura e estamparia. O currículo contempla também a ergonomia e o design, incluindo os processos de fabricação como modelagem plana e draping, costura e estamparia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inscrições

Além da redação com data agendada, os candidatos também podem ingressar na instituição usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência externa, reabertura de matrícula ou readmissão após abandono. E, para quem já concluiu um curso de graduação, poderá entrar como portador de diploma.

Após a realização da inscrição on-line para o vestibular, o candidato deverá comparecer, presencialmente para a efetivação da matrícula, na Coordenação de Suporte Acadêmico da unidade ofertante do curso escolhido (Riachuelo ou Barra da Tijuca), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Serviço

Processo Seletivo  2019/2 SENAI CETIQT

Graduações em Design de Moda, Engenharia de Produção e Engenharia Química

Unidades: Riachuelo e Barra da Tijuca

Turnos: Manhã e Noite

Início das aulas: 29/07/2019

Acesse o edital completo em www.senaicetiqt.com.br.

 

 

 

 

Pesquisas relacionadas