Gente & Comportamento

#Saiadacaixa de Helen Pomposelli com Sebastian Guedes, o consagrado hairstylist que sonha em montar um salão social em comunidade carente

“Meu grande objetivo é fazer meu salão uma referência no mercado. Estou sempre tentando me superar e buscar melhorar a cada dia e quero investir em um projeto social para formação de profissionais de beleza", reforça

Publicado em 26/12/2018 | Por Heloisa Tolipan

*Por Helen Pomposelli
Coach de imagem, auto-conhecimento e comunicação

Moda, arte e beleza caminham juntas! Mas não é qualquer pessoa que é capaz de fazer esta simbiose com personalidade. A coluna “Saia da Caixa” desta semana apresenta um profissional que soube empreender com a grande paixão de criar e cortar cabelo. Conversei com Sebastian Guedes, hairstylist de 34 anos que abriu há dois anos o salão que leva seu nome no Shopping da Gávea e acaba de ampliar o espaço com conforto e sofisticação.

O mineiro Sebastian Guedes

“Sou uma pessoa simples e determinada. Ampliei meu espaço para oferecer o que há de melhor e o resultado foi muito positivo. Agora, eu quero investir em educação. Meu sonho é montar um salão social em comunidade e transformar a vida das pessoas assim como a profissão mudou a minha”.

Sebastian, que nasceu no interior de Minas Gerais, está no mercado há 18 anos e sua família é famosa pela arte de cortar cabelos. “Todos são cabeleireiros e foi através de um tio que eu herdei esse nome. Ele é irmão mais novo do meu pai. E foi com ele que aprendi a cortar cabelos. Integra uma família de 10 irmãos. Hoje, eu tenho mais de 40 primos. Quase todos cabeleireiros que estão trabalhando pelo Brasil e no exterior”, comenta o hairstylist que gosta de motivar as pessoas, conversar com os profissionais novos que podem crescer na profissão e ensinar sua técnica.

“Eu comecei na profissão aos 13 anos e usando a máquina para cortar o cabelo de amigos de colégio em Minas Gerais. Até os oito anos, eu morava em uma casa de pau a pique cercada por plantações e meu contato era com meu pai, tios e tias. Foi com a minha profissão que me transformei em uma pessoa menos tímida, mais sociável e adquiri conhecimento”, relata Sebastian.

‘O mercado de salão de beleza, atualmente, melhorou muito, porque existem mais escolas e profissionais gabaritados! No entanto, eu ainda vejo brasileiros muito talentosos, mas com pouco investimento em técnica e estudos. Gosto de cortar e criar e estou fazendo treinamento com assistentes para ter um alinhamento perfeito”, revela o hairstylist.

Sebastian é canceriano, morou até os 10 anos na roça, longe de tudo e de todos e isso fez com que tivesse uma infância criativa. Ele mesmo construía seus brinquedos e se divertia muito no campo. Depois de muita luta para alcançar a posição atual, ele garante: “Meu grande objetivo é fazer meu salão uma referência no mercado. Estou sempre tentando me superar e buscar melhorar a cada dia e quero investir em um projeto social para formação de profissionais de beleza”, reforça.

Sebastian Guedes alcançou a fama com seu dom profissional e, agora, sonha em compartilhar experiências em um projeto social em comunidades carentes

Sebastian Guedes alcançou a fama com seu dom profissional e, agora, sonha em compartilhar experiências em um projeto social em comunidades carentes

Ao longo da profissão, Sebastian coleciona histórias. “No início da carreira, eu ainda muito jovem, cortava o cabelo da Marisa Monte sem saber quem era ela. Toda vez que ela entrava no salão, um funcionário colocava uma música dela para tocar. Até que um dia eu reclamei do som e pedi para mudar. Ela riu. Passado um mês, Marisa retornou ao salão e pediu que eu fizesse um corte com uma franja de dois dedos e meio a partir da testa. Pura criação de Marisa. Logo em seguida, uma repórter de uma revista de celebridades me procurou para uma entrevista sobre o novo corte da cantora. Foi muito gratificante”.

Conselho: “Saia da Caixa” é estar atento e confiar no seu instinto, acreditar em você mesmo cada vez mais. Investir, confiar e seguir sem medo”.

Pesquisas relacionadas