#SaiadaCaixa de Helen Pomposelli apresenta Fernanda Miguez, astróloga e instrutora de mindfulness. Vem entender!


Quando criança Fernanda gostava muito de dançar e de estudar sobre astrologia e, aos seis anos, já lia livros sobre o assunto e dava conselhos para amigos e familiares. “Apesar do meu pai não entender muito o que estava acontecendo, a minha família sempre me dava força para o que eu queria fazer”, diz Fernanda, que, mais tarde, fez a formação de engenharia junto com a astrologia e agora, pensa em juntar a astrologia com física.

*Por Helen Pomposelli

Fernanda Miguez por Miguel Moraes

Inspire, respire... Fernanda Miguez, 36 anos, é daquelas que vive a vida de forma meditativa e presente, mas a vida dela nem sempre foi assim. Atualmente, astróloga e instrutora de mindfulness, formada pela Mindfulness Training Internacional, sócia da empresa Parceria Humana Mindfulness, que também tem sede em São Paulo, Nanda pertence à equipe de pesquisa da astróloga Maria Eugênia de Castro e tem um dia-a-dia de muita doação, pois, apesar de suas práticas serem bastante rígidas, como a meditação de uma hora duas vezes por dia, divide seu tempo entre uma aula e outra para sair com amigos e fazer uma das coisas que mais ama: dançar!

Fernanda Miguez por Miguel Moraes

Miguez trabaha com o Programa de 8 semanas de Mindfulness, ministrando a meditação até em praças públicas e já tem até um livro, onde é co-autora da publicação “Certezas Provisórias” , no qual fala sobre olhar da astrologia, traduzindo e transmitindo a sabedoria desta arte e ciência. “Pegamos os saberes astrológicos e trazemos para a rotina da pessoa como uma sabedoria de vida”, explica Fernanda.

Fernanda Miguez por Miguel Moraes

No início, as coisas em sua vida não eram tão relax assim, Fernanda se formou em 2013, como engenheira de Telecomunicações pela UERJ, e trabalhou durante três anos na própria faculdade como pesquisadora de “dispositivos spintronicos” do Instituto de Física Quântica. Mais tarde, trabalhou na área comercial e marketing na Elogia, na agência de publicidade espanhola, e em 2015, durante o seu trabalho na Leadpix, foi quando Fernanda despertou para a prática do Mindfulness. “Em 2014, eu fiz uma terapia que trabalhava com mindfulness. Eu estava muito estressada e quase depressiva e em três meses tive um ganho incrível de foco. Parei de tomar ritalina porque tinha déficit de atenção. Era como se eu tivesse colocado um óculos para o mundo. Eu estava no piloto automático, não tinha auto conhecimento nenhum de mim e me encantei pela prática”.

Fernanda Miguez por Miguel Moraes

Segundo Fernanda, a prática ajudou a melhorar também a ansiedade. “Depois desses três meses de muito trabalho, precisava descansar e mandei um email para um SPA pedindo informações. Nisso, estava tenho um retiro de silêncio lá e eu imediatamente me inscrevi e fui. Cheguei lá e conheci o Sri Prem Baba e me vi me aprofundando nesse caminho. Durante o processo, cheguei a sonhar dando aulas, tive insights que eu tinha que ir por esse caminho. Em quatro dias encontrei a paz e queria pegar o que estava acontecendo no meu coração e transferir para o coração de mais pessoas. Saí com esse propósito muito forte. Ai, comecei a fazer a formação em Mindfulness em São Paulo com a Milca Ribeiro e depois com o lama Jang Chub Reid .

Fernanda Miguez por Miguel Moraes

Achou tudo rápido, nem tanto assim… pois quando criança Fernanda gostava muito de dançar e de estudar sobre astrologia e aos seis anos já lia livros sobre o assunto e dava conselhos para amigos e familiares. “Apesar do meu pai não entender muito o que estava acontecendo , a minha família sempre me dava força para o que eu queria fazer”, diz Fernanda, que, mais tarde, fez a formação de engenharia junto com a astrologia e agora, pensa em juntar a astrologia com física.

Fernanda Miguez por Miguel Moraes

E para quem quer “Sair da Caixa”, qual o seu conselho? Quando a pessoa é autêntica, ela entra no caminho profundo de auto-conhecimento e o estágio de presença dela naturalmente fica diferente dos outros indivíduos. A idéia é você se desconstruir e ganhar autenticidade, ancorando na presença. O meu conselho é a meditação, importante para esse processo. O mindfulness ajuda a no processo de auto conhecimento e é a ferramenta atualmente mais eficaz, outra dica é a astrologia que é uma bússola e a dança que serve como elixir da vida”. Ok, Nanda!

Fernanda Miguez por Miguel Moraes