Gente & Comportamento

Saia da Caixa de Helen Pomposelli com Carol Villar, uma das responsáveis pelo sucesso do Yámã Burger

Empreendedora desde criança, nossa personagem do Saia da Caixa dessa semana já fez de tudo: estudou moda e fez curso de bartender em Nova York, teve filhos, se casou e o mais importante: nunca teve medo de correr atrás de seus sonhos. Vem conhecer sua história!

Publicado em 16/08/2017 | Por Junior de Paula

Carolina Villar por Miguel Moraes

*Por Helen Pomposelli

Dizem que quando uma pessoa é empresária, ela já nasce sabendo disso. Com Carolina Villar, 35 anos, carioca e pisciana com ascendente em Capricórnio não foi diferente.  Arregaçar as mangas e trabalhar sempre foi o lema de Carol, que desde pequena brincava com seu irmão de escritório e administração. “Quando eu era moleque, até boleto para pagamento eu fazia na brincadeira. Na rua, andava de skate, pois morava na Ilha do Governador, no Jardim Guanabara até meus 15 anos e a rua sempre foi o meu quintal”, diz Carolina Villar que hoje está à frente, junto com seu irmão João Villar, do Yámã Burger, na Barra da Tijuca.

E a história não acaba aí, Carol aos 10 anos colecionava livros e fez uma biblioteca no quarto do irmão para poder alugar os livros para os vizinhos. Empreendedora nata! Quando completou 15 anos foi morar em NY até 27 anos onde se formou em estilista pela Parsons School. “Apesar de ter estagiado com a minha professora lá, eu vi que na moda eu não queria ser estilista, eu gostava do business. Então, até hoje não trabalhei nada com moda. Desde que voltei, só abri uma marca e fechei rapidinho. O custo de matéria-prima aqui no Brasil é muito alto e no final ficava um preço meio surreal para vender. Fiquei muito desanimada”, explica Carol.

Carolina Villar por Miguel Moraes

Ainda em NY, Carol ficou grávida de seu primeiro filho, Lucas, que, agora, tem 16 anos. Mas logo depois que Lucas ficou maior, ela não teve dúvidas e fez um  curso de bartender, no Authentic Bartenders  School, em 2001 e ficou nessa profissão durante 4 anos. “Mas foi quando o meu avô Afonso ficou doente que fiquei com idéia de voltar. Tive o meu segundo filho , Lui, e quando ele completou 9 meses, voltei ao Brasil para ficar mais perto do meu avô, no Rio. Depois que o avô faleceu, comecei a pensar na minha vida. Ele foi muito  importante pra mim. Ele era meu pai, pagou todos meus estudos e além de tudo, um grande exemplo na gastronomia pra mim. Ele cozinhava muito e seu hit era a feijoada light que ele não colocava gordura, usava carnes mais magras. Além dele, tenho um tio, o Paulo Affonso que mora no Rio e que é formado como chef pelo Alain Ducasse, mas só cozinha para a família. São risotos maravilhosos além de receitas da culinária francesa contemporânea”, diz. Segundo Carol, os maridos da família dela são os que mais cozinham. A mãe também e ela tomou gosto pelo assunto desde pequena e foi aprendendo muita coisa com a família toda.

Do mundo dos negócios da moda direto para a gastronomia, Carol, que queria montar um salão em Miami com as amigas desistiu depois que conheceu seu atual marido, o ator Marcello Antony .“ Depois que casei com Marcelo procurei uma coisa pra fazer com meu irmão. Sempre tive vontade de abrir algo. Gosto de transições, sou muito versátil e tudo que pego gosto de fazer e faço direito. Antes, eu havia resolvido abrir um salão com as minhas amigas em Miami e comecei a estudar sobre o assunto. Cheguei a fazer aulas com Edson Freitas, vários cursos de cabelo, corte, colorimetria. Queria saber fazer, não só administrar. Até maquiagem com Vavá Torres eu estudei. Mas conheci o Marcelo e ele falou, não vai! Vamos casar. Engravidei e foi!”, relembra.

Carolina Villar por Miguel Moraes

“Tudo que tem que fazer conta, adoro dinheiro, contar dinheiro! Então, resolvi abrir um negócio com meu irmão João Villar. Sempre fizemos muito hambúrguer em casa e inventávamos molhos. Resolvemos montar uma casa, numa portinha, coisa pequena. A idéia começou dentro de casa, tudo marinheiro de primeira viagem”, explica Carol, que abriu, há 9 meses, a hamburgueria Yámã Burger, na Olegário Maciel. “Yeah, man”! Esta expressão corriqueira em diversos países de língua inglesa ganha um toque todo especial na Jamaica. Inspirado no “yáman” jamaicano, a Yámã Burger retrata todas as experiências vividas e sabores experimentados pelo casal e seus filhos em várias viagens de férias na exótica terra do reggae. A casa de hambúrgueres gourmet oferece quatro opções do sanduíche, todos idealizados por Carol.

Carolina Villar por Miguel Moraes

“A experiência está sendo maravilhosa e não está sendo difícil, pois faço tudo com amor. Eu lido direto com funcionários, faço folha de pagamentos, administro tudo junto do meu irmão. As pessoas acham que estou de brincadeira, mas dou duro, sou chef da minha cozinha e tenho uma ótima subchef. Quero me profissionalizar cada vez mais e no final do ano eu me formo no curso de chef funcional na Escola Nutrinews”, explica seus planos.

Conselho para quem quer “Sair da caixa”? Segundo Carolina, sempre ir com tudo. Se você gosta do que você está fazendo e tem o retorno do público, isso é o que mais dá prazer. Vai de cabeça, se informa, se interessa. Se você gosta, vai dar certo e não tem por que não. Quando descobrir o que quer, o ideal é estar sempre se informando, se atualizando. Porque eu sempre fiz o que eu gostava, nunca passei por um momento que não gostasse e sempre procurei trabalhar e correr atrás daquilo que sonhava”, conta. Adorei, Carol!

Carolina Villar por Miguel Moraes

Leia Mais: “Saia da Caixa”: Helen Pomposelli assina nova coluna do site HT e abre espaço para quem pensa e age diferente. Saiba mais!

Leia Mais: Saia da Caixa de Helen Pomposelli apresenta Daniel Chor: o nome por trás do Bazzah, que vem dando o que falar no universo virtual – e real

Leia Mais: Saia da Caixa de Helen Pomposelli conta a história de Nina Corrêa, criadora da Bordu, marca na qual ela borda com linha, monogramas, palavras e símbolos em algodão cru

Leia Mais: Saia da Caixa de Helen Pomposelli apresenta Chloé d’Archemont: Que tal descobrir uma maneira de viver melhor experimentando um “Detox de Alma”? 

Leia Mais: Saia da Caixa de Helen Pomposelli com Tati Lund, a chef que fez da natureza arte gastronômica 

Leia Mais: Saia da Caixa de Helen Pomposelli com Raphael Kras: o homem que criou o primeiro hambúrguer vegetariano carioca

Leia Mais: Saia da Caixa de Helen Pomposelli com Everson Perninha: das comunidades para o posto de cabeleireiro e barbeiro das estrelas dos gramados

Pesquisas relacionadas