Responsável pela nova novela infantil do SBT, Iris Abravanel dá detalhes e já adianta: “não existe nenhuma fórmula secreta para o sucesso”


Escritora de “Cúmplices de Um Resgate” à brasileira, a mulher de Silvio Santos falou da seleção do elenco, do caráter musical da trama e da adaptação aos tempos modernos

Fazendo jus ao slogan de ser a TV “mais feliz do Brasil” e colocando cimento em uma lacuna que lhe dá muitos lucros, o SBT estreia nesta segunda-feira (03) mais uma novela infantil. Depois do sucesso da adaptação brasileira de “Carrossel” e do spin off “Patrulha Salvadora”, o canal de Silvio Santos quer continuar segurando na grade de programação a turma que já lhe dá altos pontos no Ibope logo cedo com o “Bom Dia e Cia”: as crianças. Para tanto, fez valer seu contrato milionário com a Televisa e chamou novamente sua esposa, a escritora Iris Abravanel, para colocar o novo plano em prática: fazer  um “Cúmplices de Um Resgate” à brasileira.

Iris_Abravanel_Cumplices_de_um_Resgate

Iris é o grande nome do setor de dramaturgia do SBT (Foto: Divulgação)

Mesmo nome por trás de “Revelação”, “Vende-se um Véu de Noiva” e “Corações Feridos”, Iris recontará a seu modo a trama mexicana que é um sucesso mundial: duas gêmeas, Isabela e Manuela, completamente opostas, separadas no nascimento e que se encontram após 12 anos. A mãe adotiva de Isabela raptará Manuela para fazer ela se passar pela irmã e usar seu talento vocal para alavancar uma banda e enriquecê-la. Na contrapartida, a mãe biológica das gêmeas vai lutar para ter as filhas de volta. No elenco, Larissa Manoela ocupa o posto de protagonista e encenará com Duda Nagle, Juliana Baroni, Thays Gorga, Mira Haar, Maria Pinna e companhia.

Na entrevista a seguir, Iris revelou que o desejo de fazer a novela nasceu junto da certeza de que Larissa Manoela era a atriz perfeita para as gêmeas, e que teve “um pouco mais de trabalho” para formar seu elenco desta vez. Para Iris, “não dá para ignorar que a tecnologia faz parte da vida dos jovens hoje” e por isso a trama vai ganhar mais modernidade que as demais.  Estudando a possibilidade de gravar em outros estados, a esposa de Silvio Santos aposta na sorte e no trabalho árduo: “não existe nenhuma fórmula secreta para o sucesso”, garantiu.

HT: De quem partiu a ideia de fazer a adaptação de “Cúmplices de Um Resgate”?

IB: Tive a ideia a partir do momento em que percebi que já tínhamos no SBT a atriz perfeita para fazer as personagens das gêmeas, Manuela e Isabela. Cúmplices de Um Resgate foi a novela escolhida para que a Larissa Manoela fosse a protagonista, sem dúvida nenhuma.

Na festa de lançamento da novela: Daniela Beyruti, diretora do SBT e sua mãe Iris Abravanel (Foto: Rafael Cusato)

Na festa de lançamento da novela: Daniela Beyruti, diretora do SBT, e sua mãe Iris Abravanel (Foto: Rafael Cusato)

HT: Essa é uma trama focada em algum público específico?

IB: Nosso público é a família. A novela tem história e conflitos para todas as idades. Estamos focados nas crianças menores, e até em seus avós e bisavós. Queremos transmitir ao público os bons momentos que vivenciamos em nossas casas quando estamos reunidos em uma atividade comum a todos.

HT: Você acrescentará novos personagens e histórias?

IB: Sim. Teremos novos personagens, novas tramas e novos núcleos. Além do padre que já existia, teremos o pastor Augusto, o gato Bartolomeu, a “peixinha” Beijoca, o irreverente Frederico e o querido e ranzinza Nico.

HT: Como foi a seleção do elenco adulto e infantil?

IB: Para podermos julgar com justiça e imparcialidade, eu e minha equipe fazemos várias reuniões com a nossa diretora de elenco, Marcia Italo, e seus assistentes. Todos procuram captar bem o tipo de ator que pretendemos para cada personagem.  Depois, eles fazem uma pré-seleção de todo o elenco. Finalmente, reunimos as duas equipes para decidir quais serão os atores.  Em “Cúmplices de Um Resgate” tivemos um pouco mais de trabalho. Boa parte dos nossos personagens precisam saber cantar e dançar.

Larissa Manoela como a gêmea Isabela (Foto Rafael Cusato)

Larissa Manoela como a gêmea Isabela (Foto Rafael Cusato)

HT: Como foi o trabalho de preparação do elenco infantil para dar vida a essas personagens? Fez recomendações?

IB: O SBT é como uma grande família. Todos que trabalham aqui sabem disso. Por isso, somos muito zelosos em preparar nosso elenco infantil. Nossas crianças são acompanhadas por uma psicóloga (Rosa Nacaratto), por uma fonoaudióloga (Camila Mercatelli) pela diretora de elenco (Marcia Italo), e pelo coach (Ariel Moshe), além de coreógrafos, músicos etc… Minhas recomendações são para que cada criança seja preparada para a vida, não apenas para a novela.

HT: O que você tem achado do desempenho de Larissa Manoela, que interpreta as gêmeas Manoela e Isabela?

IB: O desempenho da atriz Larissa Manoela tem superado todas as nossas expectativas. Ela está perfeita interpretando as gêmeas Manuela e Isabela.

HT: Quais foram os recursos utilizados para adaptar a novela para os dias atuais? Serão mais presentes os recursos tecnológicos?

IB: Dramaturgicamente demos mais agilidade ao ritmo da novela, criamos mais conflitos, além dos que já existem na original e, sim, adaptamos boa parte das situações usando recursos tecnológicos atuais. Não dá para ignorar que a tecnologia faz parte da vida dos jovens hoje. Celulares, tablets e computadores serão utilizados no decorrer da novela. Sem esquecermos de nossa marca, que é provocar situações para que as crianças criem brincadeiras próprias e divertidas.

Novela com verve musical: os personagens Manuela, Helena e Mateus durante (Foto Rafael Cusato)

Novela com verve musical: os personagens Manuela, Helena e Mateus (Foto Rafael Cusato)

HT: Você realizou pesquisas sobre assuntos ligados a dualidade, a ligação entre irmãos gêmeos ou ao universo musical? Fez algum outro tipo de preparo para escrever essa novela?

IB: Sempre pesquisamos sobre os assuntos abordados nas tramas para dar mais embasamento e veracidade à história. Em “Cúmplices de Um Resgate” fizemos muita pesquisa de campo. Visitamos grandes estúdios de música, fomos a ONGs de mães de crianças desaparecidas, conhecemos as empresas que ficam por trás das marcas do mundo da moda, entre outros. Existe também no núcleo de dramaturgia uma equipe de pesquisa que nos ajudou muito com outros diversos temas abordados na novela.

HT: Essa trama é ainda mais musical que “Chiquititas” e “Carrossel”. Como serão inseridas essas cenas e esse universo na novela?

IB: A música é mais viva dentro de “Cúmplices de Um Resgate’ porque conta a história de dois grupos musicais. O telespectador vai acompanhar todo o processo de formação de uma banda, com ensaios, shows e gravação de videoclipes.

HT: A novela terá cenas externas? Haverá gravação na cidade cenográfica?

IB: A novela terá diversas cenas gravadas ao ar livre e em paisagens de tirar o fôlego. A cidade cenográfica também foi toda reformulada para a nova trama e ficou linda. Estamos estudando, também, a possibilidade de gravarmos em outros estados.

Cena lúdica da trama: Duda Nagle, Larissa Manoela e Juliana Barone (Foto Artur Igrecias)

Cena lúdica da trama: Duda Nagle, Larissa Manoela e Juliana Barone (Foto Artur Igrecias)

HT: Diferentemente das tramas anteriores, “Cúmplices de Um Resgate possui mais atores adultos do que jovens”. O que isso muda na novela?

IB: Cúmplices realmente tem um elenco mais adulto e aborda temas um pouco mais delicados do que as tramas anteriores. Mas tomamos o cuidado de manter a leveza da novela, expondo esses dramas sem agredir a ninguém e sempre mantendo o bom humor. Outra medida tomada para equilibrar a parte infantil da novela, foi crescer as tramas desses núcleos.

HT: Você vêm de vários sucessos seguidos na televisão, como “Carrossel”, “Chiquititas” e a série “Patrulha Salvadora”. Existe uma fórmula para o sucesso? O que será aproveitado em Cúmplices de Um Resgate?

IB: Não existe nenhuma fórmula secreta para o sucesso. Ele simplesmente acontece, como fruto de um trabalho sério, bem intencionado, que não visa apenas o lucro material, mas sim contribuir da melhor maneira possível para influenciar positivamente gerações e famílias. Motivar as pessoas a conviverem em paz e harmonia, apesar de tempos tão conturbados, tem sido a nossa meta.

HT: Quais são as expectativas quanto à reação dos telespectadores ao assistir Cúmplices de Um Resgate? O que as pessoas podem esperar da novela?

IB: Nossas expectativas são para que o público do SBT sinta que faz parte dessa grande família. Nosso desejo é que os telespectadores sintam ter deixado os problemas do lado de fora, para poderem usufruir de momentos lúdicos e de bom entretenimento. Cúmplices de Um Resgate é uma novela divertida, romântica e com muito suspense.