Oscar da Odontologia: Fábio Bibancos e o time da ONG Turma do Bem promovem o encontro anual Sorriso do Bem que premia o dentista que mais contribuiu para a inclusão social por meio da saúde bucal


Maior evento de odontologia e voluntariado do mundo acontece em Poços de Caldas (MG) entre 14 e 17 de novembro e tem como lema Cuidar, Sorrir, Amar. Com a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre dentistas, palestrantes e personalidades, o encontro será permeado pelo tema “O cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga”. Todos unidos pela missão de promover a inclusão e de inspirar as pessoas a assumir posições transformadoras em relação à saúde

Fábio Bibancos (foto: Henrique Fonseca)

Mais um ano de muito trabalho e dedicação e grande reconhecimento. Essa é a proposta do Sorriso do Bem (SdB), evento anual que premia e homenageia quem mais se destacou e contribuiu para os projetos da Turma do Bem. Comandado por Fábio Bibancos, criador e presidente da ONG que atende mais de 60 mil crianças, o SdB visa valorizar o trabalho dos voluntários, dentistas e empresas que acreditam e doam o seu tempo e talento ao projeto. Pelo segundo ano consecutivo, a premiação será no Palace Hotel, localizado na estância hidromineral em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais, entre os dias 14 e 17 de novembro.

Fábio Bibancos, criador e fundador da ONG Turma do Bem (foto: Henrique Fonseca)

Fábio Bibancos, criador e fundador da ONG Turma do Bem (foto: Henrique Fonseca)

Como nos mostra a Turma do Bem, para unir forças, buscar inspiração e avançar na missão de promover a inclusão social por meio da saúde bucal, a maior rede de voluntários especializados do mundo – realiza a 12a edição do Sorriso do Bem, evento que reúne em Poços de Caldas (MG) cerca de 1.000 pessoas em palestras técnicas e motivacionais, exibição de filmes, festas, exposições e shows. O encontro abre espaço também para as premiações Melhor Dentista do Mundo – voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia – e Estudante do Bem – aquele que produz o melhor painel com um relato de um caso clínico mostrando a realidade social e odontológica de jovens de baixa renda.

Com o lema Cuidar, Amar, Sorrir, o objetivo do evento é mobilizar, engajar e inspirar a rede – que conta hoje com 17.100 dentistas voluntários em 14 países –, para ampliar o impacto social na vida dos beneficiários, em defesa do sonho de milhões de brasileiros de ter acesso a dentistas. O desafio é imenso: 40 milhões de pessoas hoje no Brasil não vão ao dentista por problemas financeiros; e 16 milhões perderam os dentes. A Turma do Bem foi oficializada como Oscip em 2002 e atende de forma voluntária milhares de crianças e adolescentes de 11 a 18 anos do Brasil, América Latina e Portugal.

Especialistas, atores, artistas e personalidades, todos engajados na causa, compõem a programação. Rodrigo Lopez, ator e pesquisador, ministra o curso cujo tema permeia e inspira todo o evento: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga. O médico e cientista Beny Schmidt, diretor e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina, que chefiou o maior mapeamento de doenças musculares do mundo, também retoma a Grécia Antiga ao abordar o mito da Fênix em sua palestra intitulada Qualidade de vida e o mito da Fênix de renascer das cinzas. O encontro tem ainda palestras do escritor amazonense Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti em 2009, que fará o lançamento do romance A Noite da Espera; da jogadora Magic Paula; de Luciana Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos; de Robinson Shiba, profissional dentista que criou a rede de fast-food China in Box; do escritor Marco Aurelio de Moura, que fala sobre a intolerância na internet; e da consultora Gleice Oliveira, que discute técnicas Disney para encantamento, palestra que compõe o Ciclo Odontológico, que acontece durante o Sorriso do Bem. Na noite de entrega do prêmio Melhor Dentista do Mundo, dia 16, Pabllo Vitar e Mark Lambert comandam o show. A apresentação do evento será da Morelli Ortodontia.

“Criei o projeto Dentista do Bem baseado em uma aflição. Ao realizar palestras em escolas públicas, em 1995, com foco na prevenção de problemas odontológicos, as mães mostravam a terrível situação bucal dos filhos – e a prevenção já não adiantava mais. Basta dizer que no Brasil há apenas uma escova de dente disponível por ano, por família”, afirma o cirurgião-dentista Fábio Bibancos, diretor do Instituto Bibancos de Odontologia e presidente voluntário da Turma do Bem. Foi então que ele resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos nos consultórios. A TdB já atendeu mais de 70 mil jovens no Brasil, 750 mulheres vítimas de violência e mais de 300 jovens que participam de capacitação profissional.

Fábio Bibancos, diretor do Instituto Bibancos de Odontologia e presidente voluntário da Turma do Bem (foto: Henrique Fonseca)

Fábio Bibancos, diretor do Instituto Bibancos de Odontologia e presidente voluntário da Turma do Bem (foto: Henrique Fonseca)

“Na Grécia antiga, a cura era algo intrínseco à cultura e com o passar do tempo perdemos essa referência”, diz Bibancos, razão pela qual o evento resgata essa época. “Queremos que não só os dentistas, mas a sociedade de um modo geral possa debater o tema de forma inovadora, assumindo posições transformadoras que promovam a inclusão, a saúde e o bem-estar das pessoas, especialmente da baixa renda. A Turma do Bem, desde o seu início, vê os seus beneficiários como um todo e pensa na saúde como aumento da autoestima, socialização, empregabilidade e da felicidade. Por isso o lema Cuidar, Amar, Sorrir e a importância do cuidar de si para cuidar dos outros”, destaca Bibancos. Por essa razão também, o evento terá ações de interação com a cidade.

As palestras de Rodrigo Lopez terão esse fio condutor – falam da iluminação pessoal, de como encaminhar o pensamento e chegar a uma cura diária. A cura não está apenas relacionada à medicina mas a características da pessoa como um todo. É um chamado também para o questionamento de verdades absolutas e da intolerância hoje tão comuns nas redes sociais. Lopez propõe um mergulho na antiguidade grega como antídoto, considerando que a Grécia é uma possibilidade de se abrir para o conhecimento e de reverenciar sentimentos profundos.

A própria escolha de Poços de Caldas, cidade histórica, foi estratégica, já que o município remete ao espírito de cura da Grécia antiga, integrando opções de lazer e diversão com o poder curativo de suas águas sulfurosas. Um cenário perfeito para o resgate da sabedoria dos helenos, que consideravam os banhos uma prática de prazer, saúde e espiritualidade.

Em 2016, Osvaldo Magro Filho foi escolhido o Melhor Dentista do Mundo por seu engajamento no projeto de inclusão social por meio da saúde bucal (foto: Henrique Fonseca)

Em 2016, Osvaldo Magro Filho foi escolhido o Melhor Dentista do Mundo por seu engajamento no projeto de inclusão social por meio da saúde bucal (foto: Henrique Fonseca)

______

Serviço:

Sorriso do Bem 2017

14 a 17 de Novembro de 2017

Palace Hotel

Poços de Caldas / MG

 

Rodrigo Lopez – Pesquisador e ator formado pela Escola de Arte Dramática EAD, ECA-USP (1991-1995) com especialização na cadeira de Teatro Grego. Realizou parte de sua formação – como aluno convidado – no Institut Del Teatre de Barcelona (1996). Trabalha como ator profissional há 20 anos principalmente em teatro e televisão. Rodrigo Lopez realiza no Sorriso do Bem 2017 seu ciclo de quatro palestras intitulado O cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga. Lopez mergulha na antiguidade grega para trazer à tona respostas para alguns males contemporâneos, entre eles a intolerância e superficialidade.

________________

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 17 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos, com o projeto Dentista do Bem; e mulheres vítimas de violência doméstica, por meio do Apolônias do Bem. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. Em 15 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 750 mulheres. A proposta da Turma do Bem é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos  mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se que o retorno para sociedade com os tratamentos aproxime-se hoje de R$ 1 bilhão.  A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation; tornou-se fellow da Ashoka; foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas e escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social.