Ortobom: nos 50 anos da label, Gramado ganha loja-conceito e dá ‘start’ em projeto arquitetônico e de sensações


Totalmente inspirado pela tríade bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade, novo projeto do arquiteto André Piva para celebrar o cinquentenário da marca é permeado pela sensação de conforto e acolhimento em simbiose com o que há de mais ‘high-tech’ e a chancela da história da maior fabricante de colchões da América Latina e mais premiada

A arquitetura comunica sensações, conta histórias e compartilha afetos. Não é necessário ir muito longe para se reconhecer o quanto mexe com as nossas emoções e aguça nossos sentidos: quem passou pela experiência de voltar à casa da infância conhece bem o sentimento único desse reencontro com o passado e das sensações que ele suscita. A arquitetura proporciona luzes e sombras únicas, aromas que emergem de madeiras e tintas, lembranças revividas pela simples redescoberta de móveis e objetos. Pois no cinquentenário da Ortobom, a label reservou uma bela surpresa para seus clientes ao dar o start em um grande projeto arquitetônico e de sensações em sua primeira loja-conceito no Brasil, instalada em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Localizada na Avenida das Hortênsias, 3.370, na cidade turística da Serra Gaúcha, a nova unidade, totalmente inspirada na tríade bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade já é um marco na história da empresa fazendo a energia presente e futuro. Esse novo conceito arquitetônico é assinado pelo arquiteto André Piva, responsável pela construção e pelo décor dos endereços mais interessantes, modernos e criativos do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, com a colaboração do arquiteto Gustavo Cerri.

A Ortobom, em Gramado, lembra um château estilizado, modernizado, mas com os contornos das casas de inspiração europeia da Serra Gaúcha construídas por imigrantes italianos e alemães no começo do século XX. A iluminação tornou-se intimista e suave, proporcionando mais calor ao olhar e envolvendo o cliente em uma aura de tranquilidade e conforto. O piso é revestido com porcelanato cor de cimento queimado com uma faixa central lembrando madeira rústica. Em síntese, materiais capazes de dar a qualquer ambiente o look chique-industrial minimalista tão em voga atualmente. O resultado é, ao mesmo tempo, sofisticado e acolhedor. Para completar, grandes painéis de vidro humanizam a loja ao integrá-la com a natureza, deixando entrar a luz natural a as cores do dia e do anoitecer na Serra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Permeado pela sensação de conforto e acolhimento em simbiose com o que há de mais high tech, o novo layout, que foi apresentado na noite de inauguração da concept store de Gramado, estará em breve em três versões para todos os pontos de venda do país, levando sua sinergia de presente e futuro, e sendo adaptado para lojas de shopping e rua, variando de tamanho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A festa de apresentação dessa novíssima etapa na jornada da Ortobom recebeu arquitetos, autoridades e o público mais plural de Gramado com um abraço, carinho e muita conversa olho no olho.  “O ambiente da loja está mais acolhedor, remetendo ao conforto que as pessoas têm em seu próprio quarto. A iluminação é mais convidativa para o cliente deitar-se e experimentar os produtos.” destaca o diretor de marketing da Ortobom, Reinam Ribeiro, acrescentando que”os elementos arquitetônicos do novo modelo trazem a inspiração de modernidade e tecnologia sem perder a referência de tradição da marca Ortobom.

Franqueado há nove anos, Sidemar Mello veste a camisa da Ortobom e mantém uma relação estreita com a empresa. Já tem uma franquia na cidade de Igrejinha (RS) e não por acaso foi escolhido como responsável pela primeira concept store da label. “Eu fui presenteado. Melhor ainda por ser nesse lugar maravilhoso que é Gramado, a cidade que mais recebe turistas no país, a mais linda do Brasil. É a realização de um sonho meu, tanto pessoal como profissional. É uma honra receber todos vocês, amigos, convidados, família. É uma conquista. O turista que vier aqui terá uma experiência ‘sensitiva’ na loja. E vamos poder entregar colchões em todo o Brasil sem custo algum. Vamos entregar em qualquer lugar sem que o cliente pague por isso”, revela, emocionado, Sidemar, lembrando que a Ortobom é a marca de colchões mais premiada do país: “Temos mais de 200 produtos diferenciados à disposição do público. De colchões, bases, travesseiros e roupas de cama”. A Ortobom é a maior fabricante de colchões da América Latina, com 12 fábricas espalhadas pelo país, com mais de 2.400 mil lojas distribuídas no Brasil e em mais três países da América do Sul.

Sidemar tem razão de se emocionar: a loja está lindíssima. Além das mudanças na luz, no piso e no ambiente, que a modernizaram e tornaram mais suave e agradável aos sentidos, ela ganhou um videowall com dez monitores sincronizados que exibem vídeos e mensagens aos clientes e pode ser visto da rua, atraindo imediatamente o olhar dos passantes e convidando-os a entrar. O ponto também é estratégico: fica no caminho entre Gramado e Canela. Com 500 metros quadrados, a loja ocupa o espaço generoso.

O diretor comercial da Ortobom no Rio Grande do Sul, Rubinei Gossler, fez questão de lembrar um pouco da história da marca. “Nossa empresa começou em 1969 a partir de um sonho de três irmãos empreendedores que abriram uma fábrica metalúrgica pequenininha. E, como em todo começo, fabricavam, carregavam o caminhãozinho, vendiam, voltavam e fabricavam mais. Como em todo início de negócio. Tenho certeza de que aqui, entre nós, há histórias assim, de sucesso” disse, emocionando aos presentes. “Até que um dia, eles decidiram fabricar colchões, De lá para cá, tudo mudou. Hoje, toda cidade do Brasil com mais de 50 mil habitantes tem uma loja Ortobom. O que não mudou foi a determinação dos irmãos de atender o cliente da melhor forma possível. Estamos aqui, apresentando para vocês, o nosso novo conceito de loja. Quando pensamos em dar essa virada, de imediato nos veio à cabeça Gramado. Pelo que a cidade representa no Brasil e até fora do país. Não existe, gente, nada igual a essa cidade maravilhosa. Eu sou fã”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O secretário de Turismo da cidade, José Carlos Ramos de Almeida, complementou: “Gramado cresceu num conceito diferenciado de vida e repleta de qualidade, Nos orgulha vocês terem nos escolhido para lançar a loja-conceito. Vai dar brilho a Gramado, vai dar brilho à empresa, que tem 2.400 pontos de venda em todo o Brasil. E nos diferencia, pois a nossa cidade é o ponto de partida de um novo projeto arquitetônico e de experiências sensoriais”.

Além de apresentar a concept store, o diretor comercial Rubinei Gossler ressaltou um dos pilares da Ortobom: a atenção da empresa ao sono de seus clientes: “O nosso negócio é nos preocuparmos com o sono de pessoas. Das 24 horas do dia, passamos oito dormindo. Eu tenho 50 anos, então, passei 15 dormindo. Esse terço é muito importante para os outros dois terços. Se descansamos bem, se estamos relaxados, os dois terços serão mais fáceis de cumprir”.

A obra não durou mais que um mês, dá para acreditar? Quem nos conta essa história é Cristiano Oliveira, gerente de franquias da Ortobom do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: “Contratamos a construtora e as obras foram executadas em um mês pela empresa Qualcon Engenharia. O diretor comercial, Domi Müller, recebeu o projeto da nossa matriz, botou embaixo do braço e entregou em tempo recorde, apenas 30 dias, com uma equipe altamente qualificada. Faço questão de agradecer o trabalho deles. O pessoal trabalhou dia e noite e nos finais de semana para entregar tudo pronto”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A época da inauguração foi perfeita. Gramado recebe milhões de pessoas para o Natal Luz e estamos em pleno período de promoções da Black Friday. “Chegamos em Gramado com tudo, com esse formato lindo de loja, muito mais clean e com design moderno. Sem falar nos 50% de desconto e na entrega gratuita em todo o Brasil. Ou seja, ninguém tem mais desculpa para dormir mal”, brinca Oliveira, cuja gestão é responsável por franquias entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Somos uma unidade de três gerentes, com 340 franquias. Nossa meta é chegar a 500 lojas até 2025. A fábrica abastece Rio Grande do Sul e Santa Catarina”.

A fábrica de que fala o gerente fica na cidade de Campo Bom (RS) tem quase 20 anos de história e, em 2010, dobrou de tamanho. Tem produção de 6.500 colchões/mês. Junto com a unidade de Manaus, é uma das mais modernas do país. Com cerca de 700 funcionários diretos e indiretos. “Temos certeza de que vamos ter números recordes esse mês em vendas”, assegura o gerente de franquias, que começou a trabalhar na fábrica aos 20 anos, como digitador de pedidos, e hoje conta 15 anos de empresa. “Virei auxiliar administrativo, secretário comercial, fui crescendo com as oportunidades. Fui vendedor, prospector, assessor do Rio Grande do Sul e assessor de Santa Catarina, até me tornar gerente em 2015. São 15 anos de história. Amo a empresa de paixão. Tudo que eu tenho é graças à Ortobom. Tenho certeza de que vamos nos perpetuar por muito mais de 50 anos ainda”.

Que venha o próximo meio século.