Gente & Comportamento

Modelo há 15 anos, Renata Kuerten defende uso das redes sociais para desconstrução de ideia sobre a profissão: “Nunca existiu loucura de dieta”

A modelo desfilou nesta semana para o SENAI Brasil Fashion. no Rio, e integrou o casting que misturava new faces e grandes nomes da moda nacional, como Isabeli Fontana e Carol Trentini. Sobre esta experiência com os novos talentos, Renata contou que sua trajetória é referência para muitas delas. "Elas de vez em quando me pedem algumas "

Publicado em 29/11/2017 | Por Julia Pimentel

Com metade da vida dedicada profissionalmente à moda, Renata Kuerten é veterana, mas dispensa qualquer pedestal. Engraçada e divertida, a top é referência para as new faces e fonte de boas histórias nos backstages. No SENAI Brasil Fashion, por exemplo, Renata se misturava entre os novos talentos e as 12 tops poderosas que fizeram parte do casting do evento, como Isabeli Fontana, Carol Trentini e Celina Locks. “É legal estar no meio das novas modelos porque eu acabo sendo referência para elas de forma leve. Elas de vez em quando me pedem algumas dicas e eu sempre digo que o mais importante é ter foco, disciplina e tratar todos bem”, contou.

Leia também: No Rio, tops brasileiras como Isabeli Fontana  e Carol Trentini se encontram para a 4ª edição do SENAI Brasil Fashion

Leia também: Entre personalidades das artes e da moda, 24 estudantes de dez estados do país apresentam suas criações no SENAI Brasil Fashion, no Rio: “É o Brasil pensando moda”, disse Ronaldo Fraga

A seu favor, Renata Kuerten tem 15 anos de carreira como modelo e experiências em super grifes internacionais, revistas e até televisão. Neste tempo como profissional, a top contou que foi acompanhando as mudanças a cada geração e que, agora, as new faces possuem um comportamento mais maduro que o seu quando começou. “Hoje em dia, elas estão começando um pouco mais tarde até por essa lei que só permite depois dos 16 anos. Mas isso é legal porque elas chegam com outra cabeça. Antigamente, éramos muito menininhas e eu não sabia se queria ser fashion, comercial ou televisão. Agora, as novas modelos já chegam maduras e decididas com o que querem. E isso me surpreendeu positivamente”, afirmou.

Renata Kuerten no SENAI Brasil Fashion (Foto: Marcelo Soubhia /Agência Fotosite)

Neste sentido, as histórias de backstage também têm mudado. Com ajuda das redes sociais, como destacou Renata, as modelos estão desconstruindo a ideia de dietas para emagrecer que sempre fizeram parte do imaginário da profissão.  “Nunca existiu loucura de dieta. Essa ideia foi criada em cima de uma menina que fez e causou uma grande polêmica. No meio mesmo isso não existe. A gente come super bem, temos uma dieta saudável e fazemos exercício. Fora que, a maioria que é modelo, já tem uma genética e estrutura fina e pequena. Para mim, as pessoas gostam de causar e criar polêmica em cima. Nunca existiu essa consciência de que agora não é legal ser anoréxica”, apontou a modelo que acrescentou a importância da internet para provar este comportamento saudável de sua classe. “A gente consegue mostrar o que realmente comemos, os horários, exercícios e a vida agitada. Aí as pessoas veem que não tem como eu me matar na academia se acordo as cinco da manhã e vou dormir meia noite. É bom que mostra a realidade. Nós saímos, bebemos e temos uma vida normal”, completou.

Aliás, nas redes, Renata tem potencializado sua relação com a câmera. Para além dos cliques e poses, a modelo tem ganhado ainda mais experiência como apresentadora depois de seu programa na RedeTv! e contou que sonha alto. Após 15 anos de carreira como modelo – sem previsão de data final –, Renata Kuerten continua a todo vapor nas passarelas e construindo novos ares fora dela. Considerada top veterana, ela é um dos corpos mais cobiçados nas principais semanas de moda brasileira. Por isso, sobre projetos, ela é direta: “eu tenho muitos, menina.  Eu mal estou começando”. E a televisão é o foco principal. “Eu quero ter meu programa diário, mas ainda não sei o formato. Tem muito assunto que eu gostaria de falar e, por isso, não consigo explicar como poderia ser esse projeto. Eu tenho tantas ideias crescendo dentro de mim que eu acho que é pouca informação para uma única entrevista”, contou aos risos.

Renata Kuerten para o SENAI Brasil Fashion 2017 (Foto: Agência Fotosite)

O fato é que, enquanto este programa não chega, outras janelas podem estar se abrindo para a modelo. Ou, pelo menos, tentando em meio a agitada agenda da top. “Me cobram direto e todos querem que eu tenha um canal. Só que eu fico louca. Como vou ter um canal no Youtube? É muito trabalho e detalhe para pensar em paralelo à carreira de modelo”, explicou Renata que completou. “Mas é um sonho”. 2018 está aí para realiza-lo!

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,