Luccas Neto fala sobre a superprodução para cinema e falta de investimento em plataformas de ensino infantil no país


Criador de conteúdo infanto-juvenil filma a superprodução ‘Os Aventureiros’, que será distribuída pela Warner. “Os fãs podem esperar muita aventura, muita ação, magia e tudo de mais legal que os aventureiros podem proporcionar. Para os pequenos, que costumam me acompanhar através do streaming, vai ser uma sensação diferente me ver nas telonas do cinema”, diz. Na entrevista, comenta ainda que conta com equipe multidisciplinar de psicopedagogos “para levar um conteúdo lúdico, mas que também seja educativo, com responsabilidade”. E mais: acredita que falte investimento e interesse público e privado em plataformas para educação infantil: “Nesse sentido, eu tenho feito minha parte”

*Por Rafah Moura

“Desde o começo eu já sabia disso!”, umas frases clássicas do mascote do criador de conteúdo Luccas Neto serve comemorar a carreira do carioca, que, aos 30 anos, se torna um dos maiores empresários do gênero infanto-juvenil com a Luccas Toon, que, atualmente, conta com 120 profissionais. Hoje o seu trabalho possui ‘Selo Educação’, que é um grande aliado na educação das crianças. E a Luccas Toon também trabalha no processo de tradução de todos os conteúdos para inglês, espanhol, hindi e português europeu. “Eu me preocupo muito com a mensagem que quero passar para as crianças. Como referência, busco ter o máximo de responsabilidade com tudo o que produzo. É por isso que hoje conto com uma equipe multidisciplinar de psicopedagogos para levar um conteúdo lúdico, cheio de magia, mas que também seja educativo, com responsabilidade”.

A internet definitivamente foi o grande portal que ajudou Luccas a romper todas as fronteiras, afinal, na descrição do seu canal, ele pontua: “Aqui você pode viver o seu sonho”. Sonho esse que agora se materializa com a superprodução para o cinema ‘Os Aventureiros’, que será distribuída pela Warner. “Essa produção é a realização de um sonho que eu tenho desde criança. Fiquei muito feliz com essa parceria com a Warner e vamos fazer uma superprodução que eu tenho certeza de que vai agradar crianças e suas famílias. Os fãs podem esperar muita aventura, muita ação, magia e tudo de mais legal que os aventureiros podem proporcionar. Vai ser algo bem lúdico. Para os pequenos, que costumam me acompanhar através do streaming, vai ser uma sensação diferente me ver nas telonas do cinema. Eu e toda a equipe estamos muito animados de apresentar essa produção para o público”, comenta.

Luccas Neto e um universo de projetos de entretenimento, esperança e mensagens lúdicas as crianças” (Foto: Guto Costa)

Dirigido por André Pellenz (D.P.A – O Filme; Minha Mãe É Uma Peça: O Filme), a produção é inspirada no universo da série publicada diariamente no YouTube e conta com personagens já conhecidos do público mirim: Luccas Neto (Luccas – Aventureiro Azul) e sua turma de aventureiros: Giovanna Alparone (Gi – Aventureira Vermelha); Beatriz Couto (Jessi – Aventureira Rosa); João Pessanha (Pedro – Aventureiro Amarelo) e Karol Alves (Vitória – Aventureira Amarela). As atrizes Juliana Didone e Gabriela Moreyra também fazem parte do elenco.

VIRADA DE CHAVE

Cantor, ator, escritor, diretor, empresário, youtuber e roteirista luso-brasileiro à frente da Luccas Toon, tem o maior canal infantil do YouTube brasileiro, com mais 38 milhões de inscritos e mais de 13 bilhões de visualizações acumuladas. “Eu me sinto muito grato pela confiança dos pais e em poder ser esse apoio a eles no processo de levar entretenimento, esperança e mensagens lúdicas com valores e responsabilidade pedagógica para as crianças”, frisa.

Luccas Neto: “Aliei o entretenimento a uma forma de educação lúdica” (Foto: Guto Costa)

Luccas Neto construiu um império infanto-juvenil. E a responsabilidade de falar para esse público em formação de personalidade é imensa, algo que ele leva muito a sério e por isso conta com uma equipe multidisciplinar de psicopedagogos para levar um conteúdo lúdico, cheio de magia, mas que também seja educativo, com responsabilidade. Essa virada de chave aconteceu com a ajuda de sua mãe, Rosa, que é pedagoga. “Meu principal objetivo é levar um conteúdo leve e com todo suporte de uma equipe que visa transmitir diferentes incentivos, como o da leitura através dos livros, da autoconfiança pelos vídeos, do lúdico e aventura nos filmes e, assim por diante, também nos produtos licenciados e shows”, destaca.

Luccas Neto, com a Luccas Toon, consagrou-se como o maior criador de conteúdo infantil do Brasil (Foto: Guto Costa)

Luccas Neto, com a Luccas Toon, consagrou-se como o maior criador de conteúdo infantil do Brasil (Foto: Guto Costa)

Ao longo da nossa conversa, Luccas fala muito sobre a relação dos pais com os filhos nessa ‘curadoria de conteúdos’, mantendo um uso saudável das redes. E dá algumas dicas: “As telas podem fazer parte de uma rotina saudável e educativa se usadas de forma inteligente, mas seu uso de maneira inadequada, sem dúvidas, pode causar muitos malefícios às crianças. Nesse sentido, os responsáveis pelos pequenos devem assumir o papel de moderar esse uso, proporcionalmente à idade da criança, para que ela tenha uma exposição saudável e as telas tornem-se aliadas ao seu desenvolvimento e não vilãs. Penso muito em histórias que sejam de fácil compreensão, que estimulem mensagens positivas e com valores que as façam sorrir e sonhar de forma lúdica”, frisa.

As crianças precisam de um ambiente social real para evitar a banalização da interação social, e promover relações mais profundas – Luccas Netto

Aos 30 anos Luccas Neto se torna um dos maiores empresários do gênero infanto-juvenil, com a Luccas Toon, que atualmente conta com 120 profissionais (Foto: Guto Costa)

Perguntamos o que ele tem a comentar sobre o boom das plataformas e redes sociais no Brasil: “Acredito que muitos estão na internet para se manterem atualizados com as notícias e novos acontecimentos, também para encontrar conteúdos de entretenimento e até para preencher o tempo livre. Também tem o fato de que a utilização das redes sociais ser uma forma de conectar uns aos outros, trazer a sensação de pertencimento que muitos jovens buscam e precisam nessa fase da vida. E é importante lembrar que o algoritmo das redes sociais priorizam uma boa experiência para os usuários”.

E acrescenta: “As pessoas gostam de passar muito tempo online, porque quando a gente acessa, todos aqueles posts que estão lá são fruto de um estudo feito pela própria rede social que tentam trazer o que é relevante para quem está vendo. E, apesar de acreditar que a utilização das redes pode ser algo positivo, acho importante os pais dosarem o uso, conversarem com as crianças a respeito dos riscos presentes e sempre ficar de olho. Além disso, as crianças precisam também de um ambiente social real, para evitar a banalização da interação social, e promover relações mais profundas. Isso é algo que como referência, sempre pontuo para os pequenos através do meu conteúdo”, enfatiza.

Apesar de acreditar que a utilização das redes pode ser algo positivo, acho importante os pais dosarem o uso e conversarem com as crianças a respeito dos riscos – Luccas Neto

O GANHAR O MUNDO

Os conteúdos e shows de Luccas Neto estão rompendo o Atlântico, desde 2021, e lotando plateias de miúdos, em Portugal. “Tem sido uma experiência e tanto! Em Portugal, as crianças gostam muito do trabalho que realizamos e é por esse amor todo que sempre busco ao voltar ao país para a realização de shows, que têm, inclusive, ingressos esgotados. Também estamos trabalhando para a tradução de todos os nossos conteúdos em diversas línguas. Estamos sempre pensando no que podemos melhorar e em qual novidade trazer para as crianças, levando em consideração um dos nossos principais pilares: servir como apoio aos pais através de desenvolvimento de conteúdo responsável para as crianças. Sou apaixonado pelo que faço e estou sempre buscando novas formas para inovar, evoluir e ser ainda mais relevante dentro do universo infantil”, reflete.

Luccas Neto: “Eu me preocupo muito com a mensagem que quero passar para as crianças” (Foto: Rodrigo Lopes)

Luccas Neto: “Eu me preocupo muito com a mensagem que quero passar para as crianças” (Foto: Rodrigo Lopes)

Desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, as plataformas digitais se tornaram grandes aliadas no processo educacional. Um objetivo que Luccas e sua equipe têm buscado com muito afinco, por seu valor de se preocupar com as mensagens pedagógicas e com os valores que transmite para a criançada. “Eu e minha equipe sabemos dessa responsabilidade e contamos com excelentes de profissionais que me auxiliam a levar um conteúdo de qualidade! Temos também muito cuidado com o lúdico, que é algo super importante para as crianças, por isso a gente sempre pensa nos mínimos detalhes para entreter os pequenos e as suas famílias. Recentemente, minha empresa Luccas Toon firmou uma super parceria com a TAKE4Content para expandirmos ainda mais os conteúdos que produzimos e acelerar o processo da Luccas Toon se tornar o maior estúdio de conteúdos infanto-juvenil do Brasil”, explica.

Acredito que, no geral, o que falta para que esse processo educacional nas plataformas se torne ainda mais efetivo no país é o investimento e o interesse público e privado pela educação infantil e nesse sentido, eu tenho feito minha parte – Luccas Neto

Luccas Neto tem muitos fã-clubes pelo Brasil e mundo (Foto: Guto Costa)

Luccas tem muitos fã-clubes espalhados pelo Brasil e pelo mundo. E revela que essa troca é muito gratificante por conseguir auxiliar na construção de momentos de alegria das crianças através do seu trabalho. “Me sinto sortudo, pois meu público é sempre muito acolhedor e amoroso, por isso procuro sempre trabalhar para levar conteúdo de qualidade com mensagens de esperança, magia, aventura, e valores para as crianças e toda a família”, agradece.