Gente & Comportamento

Lançamento do programa “Grandes Atores”, do Canal Viva, reúne as maiores estrelas da teledramaturgia brasileira

Série serve como documento da história televisiva do país e destaca a trajetória de grandes nomes como Ney Latorraca, Miguel Falabella e Francisco Cuoco, todos presentes no badalo da Miranda, na Lagoa

Publicado em 14/01/2015 | Por Heloisa Tolipan

*Com Roberta Parreira

Palco de grandes encontros musicais, a Miranda, casa de shows que fica na Lagoa, recebeu o alto clero da dramaturgia brasileira na noite desta terça-feira (13/1). O motivo? A festa de lançamento do programa “Grandes Atores”, promovida pelo canal VIVA. A série, que estreia no próximo dia 22, faz uma homenagem a 26 ícones da teledramaturgia global, no ano em que comemora-se os 65 anos da TV no país. E HT, claro, estava por lá para contar tudo o que rolou.

A primeira pessoa que o site encontrou – começamos bem! –  foi o idealizador do projeto, Hermes Frederico, responsável também pelo “Damas da TV” (exibido pelo canal em 2013), que destaca as grandes figuras femininas das novelas. “Estes grandes atores nutriram o povo brasileiro com sua arte e seu talento. Somos nível de primeiro mundo em teledramaturgia, criamos com a TV uma indústria cultural e todos estes atores contribuíram de forma fundamental para este sucesso. Por isso, tornaram-se patrimônios culturais”, contou.

Hermes Frederico no lançamento do programa "Grandes Atores" (Foto: Mariana Vianna | Divulgação)

Hermes Frederico no lançamento do programa “Grandes Atores” (Foto: Mariana Vianna | Divulgação)

Em seguida, fomos conhecer a exposição preparada especialmente para o coquetel de lançamento, na qual os visitantes eram recebidos por pôsteres imensos dos atores entrevistados, acompanhados de iPads onde lia-se uma minibiografia e que dava acesso a um trecho do depoimento. “Lançamos o VIVA há cinco anos e, para marcar essa data, nada como o programa “Grandes Atores”. Com ele, mais do que audiência, queremos ter esse registro histórico para a teledramaturgia brasileira”, definiu Fernando Schiavo, gerente de marketing do VIVA.

Fernando Schiavo (dir.) com Muro Mendonça, Luís Gustavo, Hermes Frederico, Ney Latorraca, Rosamaria Murtinho e Miguel Falabella (Foto: Mariana Vianna | Divulgação)

Fernando Schiavo (dir.) com Muro Mendonça, Luís Gustavo, Hermes Frederico, Ney Latorraca, Rosamaria Murtinho e Miguel Falabella (Foto: Mariana Vianna | Divulgação)

Miguel Falabella foi o primeiro Grande Ator a chegar. Já na entrada, onde um vídeo em looping exibia chamadas de cada homenageado, ele parou para assistir Ney Latorraca contando uma passagem cômica de quando, durante um passeio na Lagoa, foi confundido com Zagalo. “Essa história é ótima!”,  repetia Miguel. Minutos depois, a dupla se encontrou e engatou um papo que durou até o fim do evento. Juntaram-se a eles Luis Gustavo, Maria Padilha e Mauro Mendonça, que chegou à festa ao lado da mulher, Rosamaria Murtinho, presa a uma cadeira de rodas graças ao rompimento de um ligamento. “Prometo não jogar mais futebol”, brincou a atriz. Francisco Cuoco chegou tarde, ao lado da namorada Thaís Almeida. Já Thiago Lacerda, outro homenageado, foi acompanhado da irmã e assessora, Juliana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além dos “Grandes Atores”, três outras grandes ‘Damas da TV’, além de Rosamaria, passaram por lá – Regina Duarte, Nathalia Timberg e Arlete Salles. As quatro, homenageadas na edição feminina da atração, exibida no canal em 2013, foram batizadas madrinhas do novo programa. “Já que falam que o brasileiro não tem memória, agora não tem desculpa! Vão ter de lembrar da gente”, brincou Arlete, a primeira a discursar.

“É uma honra ser madrinha desses ‘Grandes Atores’. Agradeço essa forma que o Hermes encontrou de dimensionar, de maneira nunca abordada, aa importância desse trabalho no desenvolvimento e na história cultural desse país. O que se faz na televisão brasileira tem uma dimensão que dificilmente é avaliada: a cabeça do brasileiro, hoje em dia, se faz diante da telinha. A nossa responsabilidade é enorme. Somos gratos por esse registro, que dimensiona de forma correta o que fazemos”, agradeceu Nathalia. “Parabéns, vocês são grandes”, sintetizou Regina. “E aí, rapazes, eu espero que vocês tenham tanto sucesso quanto a gente”, desafiou Rosamaria, que saiu do palco  lamentando sua dificuldade de locomoção: “Preferia ter quebrado”, levando os convidados aos risos.

A emoção da noite ficou com o vídeo ‘In Memorian’, que recordava as grandes perdas da TV. Entre os nomes lembrados, José Wilker, Paulo Goulart e Grande Otelo. E o gesto mais bonito foi o de Arlete Salles que, ao ver uma garçonete ficar constrangida ao derrubar um copo de água em cima de uma convidada, pegou no braço da moça e repetia: “Não foi nada. Fique tranquila, isso não foi nada”, mostrando a razão pela qual merece mesmo ser chamada de dama.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Grandes Atores”

(Classificação livre) – Inédito
VIVA – Canal Globosat

Estreia: 22 de janeiro, às 23h30

Toda quinta-feira, às 23h30
Horário alternativo: sábado, às 18h30

 

 

Pesquisas relacionadas