Gente & Comportamento

HT conferiu e escolheu: em ano super movimentado para a sétima arte, elegemos os melhores filmes de 2013!

'Gravidade', 'Spring Breakers' e 'Tatuagem' estão em nosso Top 6!

Publicado em 22/12/2013 | Por Heloisa Tolipan

* Por Victor Gorgulho

É aquele papo de costume: chega o fim do ano e começamos a listar os filmes, álbuns e demais obras que nos chamaram a atenção durante os últimos doze meses, tentando relembrar quem e o que nos emocionou, nos tocou ou apenas conseguiu reservar um espacinho em nossas memórias.

Para o cinema mundial, 2013 foi um ano agitado, que viu desde inovações chocantes do naipe de ‘Gravidade‘ a mega-blockbusters batendo recordes assustadores, como ‘Homem de Ferro 3‘. Em solo brasileiro, as comédias continuaram reinando no topo das bilheterias, mas foram dois dramas que nos chamaram mais a atenção.

Abaixo, listamos os seis filmes mais interessantes do período, na nossa visão. Alguns ainda estão em cartaz nos cinemas (vá correndo assistir!), outros já estão fazendo seu percurso até uma locadora mais próxima. Siga nossas dicas, compre a pipoca e bom filme!

Spring Breakers

O enfant terrible do cinema norte-americano Harmony Korine resolveu mergulhar no mítico recesso de primavera das escolas dos Estados Unidos para fazer um retrato pop-fantástico, sujo e real do universo nada convencional que ronda sua cabeça. Palmas para James Franco (que tem tudo para ganhar uma indicação de ‘Melhor Ator Coadjuvante’ no Oscar 2014) e para Selena Gomez e Vanessa Hudgens despedindo-se completamente da imagem de Disney-girls que cultivavam.

Gravidade

O verdadeiro evento cinematográfico do ano. Ambicioso, o diretor mexicano Alfonso Cuarón conseguiu arquitetar um verdadeiro circo cinemático para fazer George Clooney e Sandra Bullock encarnarem um tour-de-force em pleno espaço sideral. Daqueles filmes que vão fazer barulho por muito tempo ainda…

Tatuagem

Hilton Lacerda, conhecido na cena nacional por assinar os roteiros dos polêmicos filmes do pernambucano Claudio Assis, assinou sua primeira direção com uma explosão de liberdade e vigor na telona. Estrelado pela entrosada dupla Irandhir Santos e o novato Jesuíta Barbosa, ‘Tatuagem’ ficou marcado, feito seu nome, em nossa memória e coração.

401960273-tatuagem-filme-de-hilton-lacerda-com-irandhir-santos-1180537618

Tatuagem, filme de Hilton Lacerda com Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa

 

Azul é a cor mais quente

Não é de se espantar que a película tenha sido coroada com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em maio deste ano. Um delicado (e potente) retrato sobre um relacionamento homossexual – vivido pelas belas Adele Exarchopoulos e Léa Seydoux -, o filme vem fazendo barulho, agora, no Brasil, onde choca plateias mais conservadoras e toca fundo nos espectadores mais sensíveis. Corra para o cinema!

Frances Ha

Noah Baumbach é o novo Woody Allen e Greta Gerwig é a nova Diane Keaton, combinado? A dupla diretor-atriz – que também funciona como casal na vida real -, conduziu um dos mais sinceros e pertinentes longas do ano, explorando os impasses profissionais, amorosos e pessoais de Frances, a peculiar menina aspirante à dançarina que é quase engolida por uma bela Nova York, toda fotografa em p&b.

O som ao redor

O New York Times foi o primeiro a chamar atenção para o primeiro longa de Kleber Mendonça Filho, elogiando como um dos melhores filmes, quando debutou em festivais estrangeiros. Por aqui, a fita conseguiu o raro feito de conjugar sucesso de crítica e público, com seu (quase) assustador jeito de filmar as relações urbanas da capital pernambucana.

 

 

Pesquisas relacionadas