Gente & Comportamento

Há um ano morando nos Estados Unidos, Carolina Dieckmann estreia peça no Rio e comenta sobre a vida em outro país: “Estou me reabastecendo de sentimentos humanos”

A atriz está em cartaz no teatro do shopping Fashion Mall com a peça "Ensaio sobre alguma coisa que a gente ainda não sabe o que é" ao lado de Maria Ribeiro e Pretinho da Serrinha. Além de atuar, Carolina também toca violão e ukelele e canta músicas em português e inglês. "Eu sinto que perdi a cerimônia com os instrumentos e me sinto mais livre para tocar com gosto"

Publicado em 17/07/2017 | Por Julia Pimentel

Em cena ao lado dos amigos Maria Ribeiro e Pretinho da Serrinha, Carolina Dieckmann está passando uma temporada no Brasil. A atriz, que se mudou para os Estados Unidos no começo do ano passado, está em cartaz no teatro do shopping Fashion Mall com o espetáculo “Ensaio sobre alguma coisa que a gente ainda não sabe o que é”. Na peça, que também pode ser considerada um show, uma conversa ou um encontro entre amigos, Carolina conta histórias de sua vida, lembra pessoas importantes que passaram em sua trajetória e solta a voz em algumas músicas.

Leia também: Amizade em cena: Maria Ribeiro, Pretinho da Serrinha e Carolina Dieckmann estreiam peça no Rio com histórias pessoais, músicas e reflexões no enredo

Com a proposta de ser um novo fôlego em meio ao caos que estamos vivendo, Carolina Dieckmann contou que seu novo projeto para o teatro vem na contramão dos problemas. Por lá, o objetivo é rir e se emocionar com o Tryo Eletryco, nome dado a sua parceria com Maria Ribeiro e Pretinho da Serrinha. “A gente está vivendo um momento tão crítico no Brasil, com os teatros fechando e a política do jeito que está, que eu acho que nós virmos com as nossas histórias, um pouco de música e descontração dá uma quebrada. É uma delícia, eu fiquei em êxtase depois da peça. E o público também. Eu olhava de cima do palco e sentia que a plateia estava com o riso solto”, contou a atriz que estreou no Rio a peça nesta terça-feira, 11.

Peça “Ensaio sobre alguma coisa que a gente ainda não sabe o nome” com Maria Ribeiro, Pretinho da Serrinha e Carolina Dieckmann (Foto: AgNews)

Porém, em “Ensaio sobre alguma coisa que a gente ainda não sabe o que é”, Carolina vai além da atuação. No espetáculo, a atriz apresenta suas novas habilidades: agora, ela também é musical. Entre uma canção e outra, Carolina Dieckmann solta a voz em inglês e português e ainda toca violão e ukelele. “Eu sempre gostei de instrumentos, mas nunca tinha tido um violão. Quando começamos com essa ideia, depois que voltei para os Estados Unidos, fiquei treinando em casa com um desses sites. Estou cheia de calos por ficar ensaiando tanto as músicas em casa. Agora, eu sinto que perdi a cerimônia com os instrumentos e me sinto mais livre para tocar com gosto”, disse a atriz que, no repertório, vai de Marisa Monte a Só Para Contrariar.

Mas o espetáculo também tem seu momento de reflexão. Embora a alegria esteja latente em boa parte da apresentação, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro e Pretinho da Serrinha também abrem espaço para questões contemporâneas como machismo, racismo e política. No entanto, mesmo neste momento mais sério, a descontração do trio ainda é a principal estratégia. “Eu acho que esse é o melhor jeito para falar disso na arte. Nós não estamos querendo ensinar política, por exemplo. É só uma questão que aparece no nosso enredo e nós exploramos. A arte existe para isso, para que o ser humano abra a sua criatividade e pense mais. Na verdade, eu acho que a parte política da peça é só o fato de estarmos em cartaz em plena terça-feira fazendo temporada popular para resgatar um público que não estava mais vindo ao teatro”, destacou.

Para Carolina Dieckmann, apenas o fato de está promovendo cultura no teatro às terças-feiras já é uma manifestação política (Foto: Reprodução/Alê de Souza)

“Ensaio sobre alguma coisa que ainda não sabemos o que é” fica em cartaz no Rio de Janeiro apenas durante o mês de julho, às terças-feiras. Depois desta temporada, Carolina Dieckmann contou que voltará para os Estados Unidos, mas com planos de fazer apresentações mensais em outras cidades brasileiras da peça. “A nossa ideia é que, após terminarmos essa temporada no Fashion Mall, que a gente faça algumas cidades. Então, estamos pensando em eu vir dos Estados Unidos uma vez por mês para fazer apresentações pelo Brasil. A gente quer levar esse espetáculo para os lugares e continuarmos fazendo teatro. Tomara que dê certo”, idealizou.

Fora a peça, a próxima novidade da carreira de Carolina é a série “13 dias longe do sol”, da Globo. Com previsão de estreia para janeiro, a atriz adiantou que este é o seu único trabalho na televisão em um futuro próximo. Por enquanto, ela segue morando nos Estados Unidos e descobrindo uma nova realidade por lá. Sobre esta experiência, Carolina definiu a nova vida como “muito gostosa”. Ao lado dos filhos e do marido, Tiago Worcman, a atriz está vivendo um momento de novas descobertas e aprendizados, que não eram possíveis aqui no Brasil. “Eu nunca me queixei de ser famosa, até porque vivo assim há muitos anos. Porém, por outro lado, eu tive que me dedicar a minha profissão desde muito cedo e, com isso, meus estudos ficaram um pouco de lado. Eu terminei meio que de qualquer jeito, sem prestar muita atenção. Agora, eu estou escolhendo o que estudar e tendo tempo para me dedicar a aprender. Eu sinto que estou me reabastecendo de sentimentos humanos, comuns e simples. Com certeza, serei uma atriz melhor depois disso. Afinal, o ator vive de passar emoções. Então, quanto mais experiências eu viver, mais material eu terei para a minha carreira”, disse a atriz Carolina Dieckmann.

Serviço: “Ensaio sobre alguma coisa que a gente ainda não sabe o que é”

Dias: 18 e 25 de julho – terças-feiras
Horário: 21h
Classificação LIVRE
Duração 70 min
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)

Pesquisas relacionadas