GÀZ Sake: amigos criam empresa e lançam produto que reinventa a bebida japonesa


Yoann van Eersel e Gustavo Palombini estudaram e pesquisaram para alcançar a fórmula perfeita da GÀZ Sake e conseguir empreender no Brasil. Em 2018, a bebida chegou ao mercado e promete ser a escolha certa do Verão e do Carnaval, sendo saborosa e refrescante

Há dois anos rolou um clique na cabeça de Gustavo Palombini quando estava em um restaurante de comida japonesa. Ao olhar ao redor, reparou que as outras mesas também bebiam sake. “Nós então pensamos: por que não transformar o sake em algo maior, diferente do que se vê por aí, que pudesse ser degustado tanto em restaurantes, como bares, quiosques, praia e noitadas, reconhecido em todo o Brasil? E também agregar a um lifestyle leve e descontraído com um produto que fugisse do clichê”, contou o sócio Gustavo. É uma bebida milenar, extremamente tradicional, mas até então, um pouco careta. A GÀZ Sake incrementou o produto com um um visual colorido e moderno.

Da mistura de sake com fruta nasceu a GÀZ (Foto: Divulgação)

Depois que Gustavo teve o primeiro insight, realizou muitas tentativas de construir uma fórmula que funcionasse, sem sucesso. Com isso, notou que precisavam de ajuda. “Tivemos a ideia de chamar a expert Yasmin Yonashiro, uma das poucas sommelieres de sake do país, que já trabalha há 10 anos no segmento e integra o seleto grupo de profissionais formados no Sake Service Institute do Japão, a mais importante instituição de ensino da bebida. Também convocamos para a equipe o Yoann van Eersel, comercial por natureza, que voltou da Austrália para ser o responsável pelo posicionamento da marca no varejo e também é sócio de uma grande festa no Rio de Janeiro chamada Arca de Noé. E, também, Patrícia Stille, profissional do mercado financeiro, que integra o time para agregar no âmbito estratégico, e atuar também no desenvolvimento dos processos internos e network do grupo”, explicou o empresário. Com a equipe composta, eles puderam criar um produto original que chegou a festas e ambientes badalados do Rio de Janeiro, depois do lançamento em setembro no Meat Leblon, no Rio de Janeiro.

Yasmin Yonashiro, Gustavo Palombini, Yoann van Eersel e Patrícia Stille (Foto: Divulgação)

Para que o empreendimento funcionasse, Gustavo largou tudo para assumir a empresa. E, com sua formação em engenharia de produção pela PUC/RIO com pós graduação em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, conseguiu fazer um planejamento.  “É uma empresa entre amigos bastante complementar, onde cada um tem sua bagagem e história, com muita energia para se reinventar todos os dias”, contou. E a repercussão é proporcional à dedicação da equipe. “Estamos bastante empolgados com o feedback que estamos recebendo nos eventos. Grande parte do público que experimenta a bebida gosta bastante! O interessante é que é uma opção entre a cerveja que tem 5% de volume de álcool e os drinks que geralmente são acima de 12%. Cada vez estamos percebendo o aumento do público fiel de GÀZ nas festas”, completou Yoann. Mesmo sendo lançado há menos de 3 meses, já estão em mais de 50 pontos de vendas como: restaurante Naga, Manekineko, Sushi Leblon, Void, entre outros ambientes.

Yasmin Yonashiro é uma das únicas sommelieres de sake no Brasil (Foto: Divulgação)

Mas afinal, como e do que é feita a bebida? “Os dois sabores disponíveis utilizando fruta de verdade, morango com lichia e limão siciliano com capim santo, casam com a leveza da bebida gaseificada, reforçando o conceito de frescor e agradando dos paladares mais sofisticados aos mais cítricos. É sem glúten, sem derivados de origem animal, sem corantes e aroma natural.  Com 7% de teor alcoólico, vem em garrafas super descoladas – e reutilizáveis de 275 ml. Além disso, as garrafas têm a certificação do selo ‘Eu Reciclo’, que é responsável pela compensação ambiental para retirar do meio ambiente o equivalente às garrafas de vidro que são utilizadas”, revelou Gustavo, que também acredita que o público-alvo é abrangente. “Quase todos os perfis! (risos) É uma bebida que atende muita gente, desde os mais jovens que bebem cerveja ou drinks, por ser uma opção descolada e gostoso, como para o pessoal mais velho, que alterna entre espumante e whisky ”, disse.

O lançamento veio com dois sabores, mas os sócios possuem a vontade de continuar expandindo (Foto: Divulgação)

Para o futuro, a ideia da empresa é se inserir no Carnaval e continuar sendo uma opção nas grandes festas da cidade. “Hoje estamos comercializando praticamente apenas no Rio que é o lugar que temos mais conhecimento pois moramos aqui porém gostaríamos de expandir para o resto do Brasil”, frisou.

A bebida combina com o Rio de Janeiro, seja para o dia ou para a noite (Foto: Divulgação)

Viva a sakenagem!