Gente & Comportamento

À frente de mais de 10 festas pelo Rio, Leo Marçal adianta os highlights do verão, mas também revela: “Pedir convite vip se tornou um hábito do carioca”

O promoter, que recentemente abriu a empresa MS2 Eventos para atender o mercado corporativo, garantiu que não tem preferência por um tipo de evento específico e falou sobre sua rotina, o camarote Folia na Sapucaí e muito mais!

Publicado em 29/12/2015 | Por Karina Kuperman

leo9

Leo está a frente de alguns dos principais eventos do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Final de ano, verão, carnaval, Sapucaí. São tantos eventos que é fácil perder a conta. Mas não para Leo Marçal. Promoter consagrado, participa ativamente de mais de 10 festas, seja como produtor, RP ou até mesmo conciliando as duas funções. O sucesso e a paixão pela folia são tão intensos que Leo abriu, recentemente, a MS2 Eventos em sociedade com a amiga Carol Sampaio, visando atender o mercado corporativo. “Durante a semana são esses os eventos mais frequentes. Eu admiro e respeito muito a Carol e criei uma sintonia de trabalho muito grande com ela e o Michel Diamant, seu sócio. Quando pensei em abrir uma empresa para atender o mercado corporativo, independente do ramo das festas, logo me veio a Carol na mente, tanto pelo know how como pela experiência dela”, disse. Apesar de a MS2 Eventos atender uma fatia específica de mercado, Leo garantiu que não tem preferências quando organiza festas. “Gosto de fazer eventos bacanas, em que tudo funcione, desde entrada, banheiros, atrações, segurança, local e um mix de público legal. Gosto de ter todas as tribos. Confesso que quando posso incluir algum show em um evento que esteja produzindo me realizo. Sou apaixonado por música, um cantor frustrado”, brincou.

Se com o microfone em mãos ele não se realizou, a profissão de promoter é o que faz seu coração vibrar. Advogado de formação, resolveu se dedicar integralmente às festas há cinco anos. “Sempre gostei da noite, tinha amigos artistas e isso sempre fez parte da minha vida. Já fazia festas pequenas no Rio, uma vez por mês, até que criei, com o Felipe Adler, o Tutu Fernandes e o Ian Costa – que também não eram promoters, a festa ‘Lua Nareia’, que acontecia no club Praia aos domingos. Era para durar um verão e ficamos por mais de dois anos. Foi um sucesso! Levamos muita gente da MPB e, ali, eu vi que essa era a minha. O Tutu e o Ian largaram e eu fiquei em uma curva ascendente, vi que era o que eu queria fazer da vida. Sou perfeccionista, quero fazer tudo bem feito e jamais largaria uma profissão à toa”, contou ele, que, atualmente, está a frente de eventos como o ‘Sambar&Love’, ‘Do Leme ao Pontal’, ‘Por do Samba’, ‘Blunt’, ‘Feijoada Premium da Stella Artois’, ‘Terrasse’, ‘Amor Não Pira’, ‘Sha das 6eis’, ‘Yelloween’, da Veuve Clicquot, ‘Live Sessions’, ‘Burburin’, ‘Mansion by Privilege’ e outras. E como ele faz para dar conta de tanto? “Tenho uma parceria muito grande com a produtora Vibra, do Fabricio Bahruth, Jorge Samora e Carlos Nadal e também com a produtora Pamela Cancela. Sou sócio de vários eventos com eles”, explicou.

leo10

Leo posa com Carol Sampaio e Michel Diamant, sócios da MS2 Eventos (Foto: Divulgação)

A rotina, como não poderia deixar de ser, é corrida, mas Leo se esforça para levar uma vida normal. “Durante a semana eu fico basicamente o dia todo em reuniões com clientes e sócios, já que a maior parte dos eventos são no final de semana. Sou bem metódico no dia a dia. Não deixo de malhar com a minha personal trainer, procuro acordar cedo, caminhar ou correr no calçadão e ter uma vida diurna dentro dessa correria. Além disso, sigo uma alimentação super saudável. Prezo muito isso”, contou, apontando seus cantos preferidos da cidade maravilhosa. “Amo o Rio em tudo, mesmo com a violência e insegurança. É o melhor lugar do mundo. Costumo ir muito para Santa Teresa nos finais de semana, mas também frequento o Jardim Botânico, Baixo Gávea, enfim, a cidade em geral. O centro do Rio, na área que está sendo revitalizada, sem dúvida será um lugar que frequentarei bastante também. No dia a dia o lugar que mais amo é o Arpoador, que fica perto da minha casa. Ali posso rezar, dar um mergulho, uma meditada e me energizar bastante para encarar a correria”, entregou.

leo5

Mesmo com a vida noturna, Leo não abre mão da rotina saudável e gosta de se exercitar (Foto: Divulgação)

Para Leo, o melhor momento da profissão é ver as pessoas felizes. “Fazer um evento de sucesso, com tudo funcionando do início ao fim e levar diversão e felicidade para todos me deixa muito realizado. Além disso, por trabalhar nessa área, acabo tendo acesso a diversos lugares, shows e eventos que muitos desejam”, disse. Mas trabalhar com o lazer dos outros não é só curtição. “Aliás, eu trago do ramo do direito a seriedade, formalidade e a postura de como tratar o público, porque passamos por situações difíceis. A pior parte é não poder atender todos os pedidos por ter que cumprir a lista desejada pelo cliente. Muitos não entendem que a diversão deles é meu trabalho, mas procuro responder sempre, seja positivamente ou não”, contou.

leo2

Leo Marçal entre o casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima no Carnaval (Foto: Divulgação)

Nem a cultura de “pedir VIP” do carioca esquenta a cabeça de Leo. “’Pedir vip’ se tornou um hábito do carioca. A maioria se acha vip, e muitos não têm cerimônia em pedir. Muitas vezes não tem como, mas sou educado com todos de A a Z. Procuro prestigiar também quem costuma frequentar os meus eventos. Como atuo também como produtor em algumas festas, muitos não sabem o valor de uma planilha. Às vezes, uma festa pode estar lotada e, mesmo assim, ter prejuízo. Com a crise, os preços de tudo estão altos, os patrocínios diminuíram e os vips aumentaram. Ou seja: estamos tendo que nos adaptar ao mercado”, explicou. Aliás, os conhecimentos contratuais são outra herança do direito. “Costumo falar que não deixei de ser advogado, já que todo ano continuo pagando a OAB. A advocacia vai estar comigo sempre”, garantiu.

leo7

O promoter tem vários projetos para 2016 e não terá descanso tão cedo (Foto: Divulgação)

Ao final do ano, mesmo em crise, o balanço de Leo é positivo: “No geral, eu encerro 2015 feliz, tendo realizado tudo que me propus fazer. Apesar de ter sido um ano instável e de muita prudência, foi muito prazeroso e tenho a certeza da minha escolha nessa profissão. Nada melhor do que encerrar o ano da melhor forma possível: trabalhando. Tenho uma programação intensa de fim de ano e começo de 2016. No dia 31/12, farei a festa de Réveillon da Gávea, no Clube Germânia, com o DJ Zeh Pretim, Tropkillaz, Mr. Catra entre outros e também Búzios, a festa ‘Terrasse’ no Silk Beach Club”, adiantou. E quem pensa que depois vem férias se engana. “A primeira edição de ‘Do Leme ao Pontal’ é no dia 1º e, no dia 2, tem a feijoada Premium by Stella Artois, na Barra. Começo 2016 com o pé direito, graças a Deus”, comemorou.

E bota agitação na conta do ano que vai entrar. “Logo em janeiro vai ter a volta do ‘Por do samba’ no Jockey, duas edições da ‘Sambar & Love’ com show da Mart’nália e lançamento da festa ‘KaRIOca’ no Morro da Urca. Ainda estou aguardando finalização de captação para duas edições do projeto ‘Correto’, com a cantora Karina Zeviani, para acontecer em um local inédito na orla da Zona Sul durante o carnaval”, adiantou.

Falando em carnaval, o que os foliões podem esperar, Leo? “Esse ano será o terceiro que estarei à frente do camarote Folia Tropical, pioneiro de vendas no Rio. Eu amo o carnaval na cidade e já estou na contagem regressiva. A estrutura vai estar incrível, mudamos de setor, o camarote será maior ainda, o maior da Avenida, e vamos ter diversos cantores renomados da música popular brasileira. O Folia será o único camarote da Avenida voltado 100% para a música popular brasileira. Tenho conseguido fazer um mix bem bacana de convidados que inclui nomes como Mario Testino, Cande Salles, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, Leticia Lima, Carol Castro, Moska, Jorge Vercilo, Ana Carolina, Tata Werneck, João Baldasserini, Maria Gadú, Anna Lima, Fabiula Nascimento, Gil Coelho e outros. As minhas parceiras nessa jornada são a Pamela Cancela e Keila Zago”, contou.

leo8

Leo posa com Letícia Lima no “Folia Tropical”. Esse ano, o camarote na Sapucaí será ainda maior (Foto: Divulgação)

Com tantos planos para o ano que está chegando, Leo consegue destacar facilmente o mais importante deles: “Permanecer com muita saúde para encarar os desafios dessa minha profissão que exige bastante. Quero consolidar as minhas festas, as minhas empresas e estou com dois produtos novos para serem lançados em 2016 que serão sensacionais. Além disso, penso em abrir alguma coisa, mas isso está em análise ainda. É muito trabalho pela frente”, disse. E ele não para? “Após o carnaval pretendo viajar para descansar pelo menos uns dez dias”, entregou. Ele merece.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,