Gente & Comportamento

Dias de vinhos & rosas: ruas das chiques no Leblon carioca se veste na cor e recebe pink panthers para tomar um rosé geladinho

Com o calor batendo na porta, a icônica Rua Dias Ferreira se transmuta numa Paris tropical e promove badalo em torno da bebida, pronta para adoçar a vida de gente que ama tanto o bairro quanto o frufru da cidade-luz, como Chico Buarque e Manoel Carlos

Publicado em 25/11/2014 | Por Alexandre Schnabl

É como o título daquele famoso filme, “Days of Wine and Roses” (de Blake Edwards, Warner Bros, 1962), cuja música homônima de Henry Mancini conquistou o mundo e virou trilha absoluta de elevadores comerciais e salas de espera de dentistas. É a Pantera Cor de Rosa no cinema, Barbie no mundo das bonecas, a eterna Elsa Schiaparelli na moda e até Rita Lee na  música, com o refrão da seu famoso hit, “Cor de Rosa Choque”. Vem temporada e sai temporada, o rosa permanece no imaginário geral e se mantém inabalável, alheio a tendências e levando uma legião de consumidores dos mais diferentes gêneros, números e graus a embarcar nessa vibe, seja qual fora a nuance. Pensando nisso, o pessoal do polo gastronômico da Rua Dias Ferreira, no Leblon carioca, decidiu que a icônica rua dos restaurantes bacanas será palco do Verão Rosé, badalo que acontece neste final de semana (29 e 30/11) para agitar a Cidade Maravilha, capitaneado pela empresária Marina Hirsch – sócia de, nada mas nada menos, do Sushi Leblon, Brigite’s e Zuka –, a jornalista Lou Bittencourt e Bel Augusta, public relations das casas, com o apoio da Associação dos Comerciantes da Rua Dias Ferreira.

O objetivo, claro, é destacar o vinho rosé como influência de moda e comportamento na estação mais aguardada do ano e ressaltar que o dito cujo pode ser consumido todos os dias, bem geladinho de preferência, seja como aperitivo ou harmonizado com uma refeição leve.

A vida é rosa: A turma do Verão Rosé bota o bloco na rua (foto: Marcelo Faustini / Divulgação)

A vida é rosa: A turma do Verão Rosé bota o bloco na rua (foto: Marcelo Faustini / Divulgação)

Durante o próximo finde, os estabelecimentos participantes – 16 restaurantes/bares, uma loja de vinhos, duas sorveterias, dois supermercados, uma livraria, uma perfumaria, um cabelereiro, uma loja de chocolates e outra de decoração –, entram no clima e oferecem carta exclusiva de rosés (disponíveis até fevereiro de 2015, tipo horário de verão) ou se enfeitam para o evento.

E os funcionários das casas assumem sua porção frufru, todos envergando aventais nessa cor assinados pela artista plástica Adriana Tavares. Para quem não conhece, a moça é figurinha low profile, mas hypada na conexão arte-design. Começou cedo, nos anos 1980, trabalhando como criadora no departamento de moda lar da saudosa Mesbla, desenvolvendo produtos de decoração para, depois, enveredar pelo doce mundinho das artes plásticas e já teve até um badalado misto de café com galeria em Santa Teresa. Tem um bom gosto ímpar.

Durante o agito, os funcionários das casas venderão taças personalizadas a R$10 e estas são o passaporte exato para este rosado mundo das delícias: com ela em mãos, os amantes dos bons vinhos poderão dar um rolé etílico pelas casas que fazem parte do evento e poderão degustar os rosés, que serão vendidos em cartelas com duas opções de preço: R$38 e R$58. Dentre eles, destacam-se o Lafage Côtes du Roussillon-Miraflors – com 92 pontos RP – o Lésprit de Provence – 95 pontos Decanter – servidos com mini canapés, chips de batata doce, entre outras entradinhas criadas pelos restaurantes.

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Foto: Marcelo Faustini / Divulgação

E mais: todos os estabelecimentos participantes fazem vitrines decoradas em homenagem ao tema. Espera-se que a Dias Ferreira fique mais delicada do que boudoir de gatinha manhosa, meu bem. Por exemplo: Granado, Werner Coiffeur e Bel Trufas preparam novidades nessa cor.

Até a Argumento, livraria-cabeça cujo quartel-general está ali, já prepara seu mix de publicações sobre o assunto, pronta para adoçar os intelectuais. E o Supermercado Zona Sul, além de destacar os rótulos de rosés que fazem parte de sua carta, ainda decora a rua com flores em tons de rosa. Quer brincar de Paris mais o euro está caro? Então, faz a fina e dá um passeio por ali mesmo com seu lulu, todo trabalhado na coleirinha de strass, amor. Sua legião de fãs no Instagram agradecem e muitos likes estão por vir, não é mesmo?

Traduzindo: depois do Outubro Rosa, com as campanhas de prevenção do câncer de mama, a onda é fechar novembro em rosa e entrar dezembro com a alma devidamente perfumada pelos suaves odores dessa cor, em experiência para lá de sinestésica. Momento perfeito para promover aquele tête-a-tête com a pessoa amada, impressionar amigos de maneira delicada, se mostrar cosmopolita ou, quem sabe, fazer bonito com a patroa em momento rosa pastel, antes que a coisa fique preta entre quatro paredes.

Serviço:

Casas Participantes:

Restaurantes: Bottega del Vino, Brigite’s, Café Severino, Celeiro, CT Boucherie, Esch Café, Manekineko, Minimok, Q Gastrobar, Quadrucci, Sawasdee, Sushi Leblon, Togu, Venga, e Zuka.

Lojas: A Garrafeira, Bel Trufas, Granado, Hortifruti, Livraria Argumento, Momo, Poeira, Venchi, Werner e Zona Sul.

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