Gente & Comportamento

De samba ao Rock: as festas do verão do promoter Léo Marçal

Responsável pela lista de convidados do camarote Folia Tropical e pelas festas Arca de Noé, AdoroSunset e SubaJovem contou sobre a agenda de eventos até o carnaval

Publicado em 14/12/2018 | Por Bárbara Tenório

Há dez anos na organização das festas mais movimentadas das noites cariocas, Léo Marçal foi advogado antes de ser promoter de sucesso. Por dois anos ele se dividiu para conciliar a área jurídica com as noitadas de produção. Mas começou a se dedicar inteiramente aos eventos em 2010 com o sucesso da festa Lua na Areia no Clube Praia, na Lagoa. O evento era para durar apenas um verão, mas ficou na programação da casa durante dois anos, tamanho o sucesso da festa idealizada por Marçal. Desde então não parou mais. No currículo? Festas de diferentes gêneros o ano todo, além de ser o responsável pela escolha dos nomes dos convidados da disputada lista do camarote Folia Tropical, da Sapucaí,  “Sou bem diversificado no ramo de festas do Rio. Faço festa de samba, de pop e até de rock. Cada festa tem um perfil e dentro de cada festa eu vejo qual artista tem o perfil para estar ali. Como eu já conheço e sou amigo de muitos, eu sei quem vai gostar do que”, contou o promoter em uma conversa com o site HT.

O promoter Léo Marçal conta um pouco sobre a sua agenda do verão (Crédito:Bruno Ryfer)

O povo do Rio gosta de festas e tem criatividade como ninguém no mundo quando o assunto é ter qualidade e animação nos eventos, segundo Léo Marçal. Ele completa que é exatamente por isso que o carioca não pode se deixar abater diante da questão política e de segurança pela qual o estado tem passado. “Eu acho que nesse momento as pessoas daqui estão muito unidas para que tudo dê certo, porque o Rio merece ter eventos legais, o carioca precisa mostrar para o Brasil e para o turista estrangeiro que somos incríveis, que podemos fazer eventos com muita alegria e receber turistas em qualquer época”, disse.

Se depender do promoter vai ter diversão para todos os gostos durante o próximo verão. A agenda dos eventos assinados por Marçal começam neste sábado, dia 15 de dezembro e promete ser intensa para ele. “Essa época é a mais animada, todo mundo espera o ano todo pra chegar. E com a chegada da nova estação, especialmente aqui no Rio, o povo fica mais ativo. O horário de verão também ajuda as pessoas a quererem estar na rua, ver o pôr do sol na praia. E a quantidade de atrações é muito maior do que durante o ano inteiro e temos uma programação quase ininterrupta até o carnaval, em março”, revelou. Haja fôlego para tanta festa!

A estreia do verão carioca do promoter é amanhã com a pool party SubaJovem, na Ilha do Itanhangá. No dia 20 deste mês, ele seleciona os 100 convidados para o show do Silva com participação especial da Anitta. Depois do show um after com o animado bloco de carnaval Minha Luz é de Led. Léo ainda organiza, dia 23, a quarta edição da roda de samba da Ludmilla, a festa Pôr do Samba. Nesta, ele é sócio junto da também promoter Carol Sampaio, e, em cada edição, os organizadores escolhem alguém para cantar com a Ludmilla. Já passaram pelo Pôr do Samba o pagodeiro Thiaguinho, Ferrugem, o cantor Thiago Martins e, desta vez, será o grupo Revelação. A segunda edição de verão desse samba animado já tem data marcada, é no dia 27 de janeiro no EXC, no Jockey. No mesmo dia 23 de dezembro, Marçal organiza a Bahruth Rocks – Brings Back Rock The Moutain, no Espaço Rampa. Samba e rock numa mesma noite, assim é Léo Marçal: plural.

Léo Marçal é o responsável pela lista de convidados do Folia Tropical (Crédito:Bruno Ryfer)

Perfeccionista como o próprio se definiu, o badalado promoter faz de tudo para estar presente em todos os eventos que organiza. Dia 25 ele desembarca em Boipeba, na Bahia, pois produz a festa da programação de réveillon de lá, a AdoroSunset e a Arca de Noé. E a agenda do promoter não para por aí. No mês de janeiro, período em que o Rio é muito visitado, há muitos eventos para agradar a pessoas que vêm de vários lugares do país. A primeira edição da festa Sonzeira está marcada para o dia 12, na Marina da Glória. Grandes nomes da música eletrônica, como Cat Dealers, Evokings e Gabe estarão neste novo projeto de Léo Marçal. Mais para o final do mês, no dia 26, a festa Arca de Noé, conhecida e apreciada pelos cariocas terá a versão pool party em Guaratiba. Já em fevereiro, no dia 9, Marçal promove a festa Kriok e no line up: Wcnobeat, Blackhaus CREW, Camilla Brunetta, Tucho, Luckas, Kelner.

Estão aí boas ideias de como curtir ao máximo a temporada que se aproxima seguindo os passos de Léo Marçal pelo Rio. O promoter também nos adiantou sobre como vai ser o seu ritmo do carnaval deste ano, ou seja, frenético como sempre é há seis anos à frente da lista do camarote mega disputado da Sapucaí, o Folia Tropical. “Durante o carnaval acabo montando uma equipe. Tenho que estar no Sambódromo todos os dias e as festas que começam mais cedo eu dou uma passada, porque gosto de estar ali presenciando o momento e sentindo a energia do evento”, adiantou o promoter, que fez mistério sobre os possíveis nomes da lista do carnaval de 2019. Foi ele o responsável por já ter levado personalidades como Caetano Veloso, Grazi Massafera, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para curtir o desfile da avenida de dentro do Folia Tropical. “Lá temos um trabalho muito grande com a curadoria musical para ser algo bem brasileiro. Temos também o cuidado com a escolha dos convidados para deixá-los muito à vontade e confortáveis. Queremos que os 120 convidados por noite se se sintam protegidos dentro do camarote, esse é o diferencial do Folia. Acaba sendo um lugar onde os artistas querem estar”, completou.

O promoter ainda organiza junto com a produtora Vibra um encontro de blocos de rua em uma programação alternativa de cinco dias no espaço HUB. No Rio de Janeiro é carnaval o ano inteiro. Os famosos e animados bloquinhos participam de várias festas organizadas por Marçal durante todo o ano. “É uma energia que atinge todo tipo de público, é coletivo, que não tem restrição, não tem censura. É todo mundo livre e isso é o mais bacana dos blocos”, disse. Vão ser mais de dez, entre eles, Amigos da Onça, Technobrass, Heavy Baile, Sereias da Guanabara e Toco-xona. “Estamos apostando muito. Eu estou muito animado, é a época do ano que eu mais espero”, finalizou.

Todos os eventos que tem a produção e listas assinadas por Léo Marçal são sucesso de vendas e elogios por todo o Rio de Janeiro e, agora ele está abrindo caminhos internacionais para os seus projetos brasileiríssimos. A festa Arca de Noé, por exemplo, invadirá Lisboa no feriado da Semana Santa em abril.

Pesquisas relacionadas