Gente & Comportamento

Daniel de Oliveira em dose dupla no cinema, exposição no Odeon e show dos Backstreet Boys são destaques na agenda cultural do Rio

Saiba tudo o que rola na capital fluminense durante esse feriado no cinema, teatro, museu, galeria, baladas ou arenas

Publicado em 04/06/2015 | Por João Ker

Com o feriado de Corpus Christi caindo em plena quinta-feira e enforcando a sexta para muitos felizardos, é claro que as opções culturais da Cidade Maravilhosa também iriam se expandir com a folga. Com show dos Backstreet Boys já abrindo a próxima semana, exposição no recém-reinaugurado Odeon, espetáculo sobre a história do funk e a estreia da irreverente festa “Infame”, o que não falta são programas diferentes pela capital fluminense. Veja abaixo os destaques selecionados criteriosamente por HT:

Destaques da programação cultural do Rio de Janeiro no primeiro fim de semana de junho

Destaques da programação cultural do Rio de Janeiro no primeiro fim de semana de junho

Filmes:

“Romance Policial”: Estrelado por Daniel de Oliveira na pele de um funcionário público que sonha ser escritor e dirigido pelo chileno Jorge Duran, o drama policial traz ares de noir nacional em uma trama cheia ação e suspense. Aqui você vê como foi a pré-estreia do filme no Rio de Janeiro.

“Sangue Azul”: Como você já havia visto aqui, o filme foi um dos grandes premiados na última edição do Festival do Rio e traz mais uma ótima linha ao currículo de Daniel de Oliveira, que vive uma história pesada e dramaticamente carregada com a irmã. A direção de Lírio Ferreira é visceral, impactante e traz uma fotografia instigante que só serve para realçar ainda mais a beleza de Fernando de Noronha.

“A espiã que sabia de menos”Melissa McCarthy, uma das melhores comediantes dos Estados Unidos, não merecia esse título horroroso na tradução para o português, mas ainda assim vamos arriscar e dizer que a produção dirigida por Paul Feig (que já assinou também o excelente “Missão Madrinha de Casamento”) é uma ótima saída para quem quer sair leve do cinema durante o feriado.

“Qualquer gato vira-lata 2”: Entrando na onda das continuações cômicas que têm lotado as salas de cinema do país, Cléo Pires volta a contracenar com Malvino Salvador e Dudu Azevedo, sob a direção de Roberto Santucci e Marcelo Antunez, que abusam da comédia de situação.

“Tomorrrowland”: Ficção científica de alto orçamento, produzida pelos estúdios Disney, cheia de ação, efeitos especiais e com George Clooney no papel principal. Precisamos dizer mais?

 

Shows:

Backstreet Boys, Citibank Hall: Com duas apresentações marcadas para o Rio de Janeiro, uma das boybands mais importantes da história desembarca no Citibank Hall nesta segunda-feira para o primeiro show da turnê “In A World Like This”, que mistura música do mais recente álbum homônimo e os hits de mais de 20 anos de estrada. E sim, a piada não pode passar despercebida: Backstreet’s back ao Rio. Alright? Preços e horários você encontra aqui.

Os Backstreet Boys se apresentam nessa segunda-feira (8/6) no Citibank Hall (Foto: Reprodução)

Os Backstreet Boys se apresentam nessa segunda-feira (8/6) no Citibank Hall (Foto: Reprodução)

Cícero, Circo Voador: O queridinho da galera jovem volta ao Rio neste sábado para lançar o terceiro disco de sua carreira, “A Praia”. Com o show de abertura por conta do pessoal do O Terno, essa promete ser mais uma noite histórica na lona mais famosa da Lapa. Veja mais sobre preços e horários aqui.

Mapei, Festival Village Jockey Club: O evento que começou durante a Copa do Mundo volta para sua segunda edição em 2015, com uma curadoria de festas queridinhas dos cariocas, como “Esbórnia” e “Hashtag”, além de algumas atrações internacionais como o rapper Jeremih (que já fez featuring com Nicki Minaj) e Mapei, dona do hit “Don’t Wait”.  Anitta e ConeCrew Diretoria também estão na programação, que você confere completa aqui.

Detonautas Roque Clube, Circo Voador: Uma das bandas mais tradicionais do rock brasileiro se apresenta na final do Rio Banda Fest hoje à noite, iniciativa da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura que visa premiar novos nomes da cena alternativa carioca. Aqui, você fica sabendo mais sobre o evento e lê uma entrevista exclusiva com Tico Santa Cruz.

Festas:

“Karogay”, Casa Nuvem: O coletivo/espaço mais undeground e incrível a surgir na noite cariocas nos últimos anos recebe um karaogay em plena sexta pós-feriado, a preços módicos de R$5 para quem for no dress code, que traz como sugestões ‘Britney e Justin’, ‘Brokeback Mountain’ e por aí vai. Uma observação: apesar de sensacional, o local é pequeno, então são grandes as chances de lotas. Saiba mais aqui.

A festa "Infame" tem sua estreia nesta sexta-feira (5/6) no Clube dos Democráticos (Foto: Divulgação)

A festa “Infame” tem sua estreia nesta sexta-feira (5/6) no Clube dos Democráticos (Foto: Divulgação)

“Infame”, Clube dos Democráticos: A festa já é uma força da natureza noturna carioca antes mesmo de acontecer. Realizada pelo time de produtores por trás da “Pool Me In”, “Catch”, “SOPA”, “BOHO” e “Chá da Alice”, essa será uma daquelas noites onde tudo é possível, no melhor estilo Berlim de 1930. Veja mais aqui.

“Bagaceira”, Espaço Rampa: Imagina uma festa com todos os hits que você ouvia durante a sua infância/pré-adolescência, numa playlist que vai de Daniela Mercury e É O Tchan a Backstreet Boys e Britney Spears. Bagaceira? Sim. Divertida? Demais! Os preços e horários você encontra aqui.

Teatro:

“Eu e Ela”, Teatro Vanucci: Cláudia Mauro continua em cartaz com sua comédia sobre uma das maiores fobias femininas (e masculinas): a barata. Aqui no HT, ela fala sobre o projeto e como a TV pode ser cruel em relação à idade da mulher.

: A adaptação do texto de William Shakespeare marca a estreia de Vinícius Coimbra na direção teatral. Estrelada por Pedro Paulo Rangel, a peça está em cartaz no Teatro dos Quatro.

“Funk Brasil – 40 anos de baile”, Teatro Ipanema: Baseada no livro do jornalista Silvio Essinger, a peça mistura música e dança enquanto conta a história de um dos ritmos mais característicos do Rio de Janeiro. Sob a direção de Joana Lebreiro, o espetáculo estreia hoje no Teatro Ipanema.

 

“Para os que estão em casa”, Teatro Poeira: A peça lança uma divertida e profunda crítica à mania atual de cultivar relações interpessoais por meio de tecnologias, deixando para escanteio o toque humano. Baseada no filme “Denise está chamando”, de  Hal Salwen, a peça também marca a estreia de Leonardo Netto como dramaturgo e está em cartaz no Teatro Poeira.

Exposições:

“A arte em 2 segmentos”, Galeria Marly Faro: Ipanema recebe até o dia 17 uma mostra que comemora os 50 anos de carreira de Gilda Goulart. Com curadoria de Celina Azeredo, o evento traz 20 obras inéditas da artista e aqui você fica sabendo um pouco mais sobre a exposição.

“Brasil na Segunda Guerra Mundial”, Odeon: Marcando de fato a inauguração do Odeon como centro cultural, a exposição mostra o papel do Brasil durante a Segunda Grande Guerra com fotos impactantes, violentas e com um trabalho impecável de fotojornalismo.

“Expo Entes – Grafites”, Galeria Laura Marsiaj: Nomes respeitados do grafite nacional, como TOZ, PIA, BR e GAIS participam da coletiva que reúne sete artistas entre novos, consagrados e fotógrafos envolvidos com a arte de rua.

“Mostra Cinema Queer”, Caixa Cultural: Com fortes ares políticos, a mostra reúne 27 títulos que abordam a sexualidade e foram produzidos tanto no Brasil quanto em outros países. Entre os longa-metragens, destaque para “Tatuagem”, de Hilton Lacerda; “Seams”, de Karim Ainouz; “Garotos de Programa” (“My own private Idaho”), de Gus Van Sant.

Pesquisas relacionadas