Gente & Comportamento

Conheça Luiz Roque, o personal trainer que vem moldando o corpo de celebs brasileiras como Luana Piovani, Cris Vianna e Joaquim Lopes

Formado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, Luiz Roque é apaixonado por esportes desde criança e conversou com site HT sobre estética, exercícios e a busca pelo corpo perfeito

Publicado em 22/03/2017 | Por Junior de Paula

Carioca criado no bairro de Fátima, começou a praticar atividades físicas devido a um problema de saúde. Aos oito anos, por causa da asma, entrou para a natação passando, logo depois, pelo futebol, handbol, basquete, até chegar ao vôlei, sua grande paixão. Com 12 anos de idade entrou para o time de voleibol infantil do Tijuca, onde permaneceu até 1995. Um ano depois, já estava disputando o campeonato carioca juvenil jogando pelo Fluminense. A partir daí, não parou mais e, aos 19 anos, foi contratado para jogar como oposto em um time profissional na Argentina. Seu contrato com o clube “hermano” foi até 2000, mesmo ano em que Luiz começou a trabalhar também como modelo profissional.

(Foto: Sérgio Baia)

Em 2001, paralelo à carreira de modelo, retornou ao Brasil para disputar o campeonato carioca e, no ano seguinte, foi para Espanha onde jogou pela Liga Espanhola (time de Andorra) e disputou a Liga Européia.  Em 2006, depois de jogar em outros países como Portugal, Porto Rico, Alemanha, Grécia e França, ganhou o título de “Melhor Bloqueador de toda a Europa” em uma nova disputa pela Liga Européia. De volta ao Brasil, quatro anos depois, disputou a Superliga pelo RJX.

Já em 2012, entre uma competição e outra, foi contratado como modelo da agencia Ford de Nova York, onde participou de várias campanhas e editoriais de moda pelo mundo, até ser convidado, em 2013, para fazer parte do time de preparadores físicos da seleção brasileira de vôlei de praia feminino, cargo que ocupou até maio de 2014.

Como modelo ou jogardor, a dura rotina de treinamento físico sempre fez parte da vida desse atleta. Adepto ao treinamento anaeróbico (força, agilidade e cardio), Luiz treina, diariamente, de 4 a 5 horas para manter a forma. Com 1,97m de altura e 87 kg, sua alimentação é extremamente balenceada, com ingestão moderada de carboidratos, e quantidades maiores de verduras, legumes, sucos naturais, proteína (peixe e carnes magras) e nada de doces. “Quando sinto necessidade de comer um doce, opto por uma fruta”, conta o personal trainer, que, além de arrasar profissionalmente, ele também não tem do que reclamar na vida pessoal, já que tem como companheira de vida a talentosa, inteligente e linda atriz Cris Vianna. A seguir, um papo rápido e funcional com o preparador físico.

(Foto: Sérgio Baia)

HT – Você começou ainda criança no esporte, aos 8 anos de idade e nunca mais parou. Para chegar ao “corpo perfeito” existe um tempo determinado?
LR – Existe o tempo de cada um. É preciso estar atento a individualidade biológica. Uns desenvolvem mais rápido que os outros. Mulheres e homens também tem essa diferença. Depende de vários fatores e da avaliação de um profissional qualificado para dar início a uma série de treinos.

HT – A obesidade infantil ainda é um agravante no Brasil. Quais os conselhos vc daria para os pais que tem filhos com esse problema?
LR – Primeiro, procurar um especialista. Isso é fundamental. Feita a avaliação médica, incentivar uma criança a praticar esporte, seja ele qual for, será um fator determinante para o futuro dela.

HT – Quando um aluno procura a sua orientação, qual a primeira queixa? 
LR- Homens: perder gordura localizado na área da cintura (barriga). Mulheres: ter um glúteo firme e trabalhado.

HT – A preocupação desenfreada pela estética provoca, na maioria das vezes, graves lesões. O que vc aconselha para quem quer começar, mas não tem condições de ter um personal trainer?
LR – Em primeiro lugar, respeitar o seu corpo.  Milagres não existem. Faça uma alimentação equilibrada bebendo muita água, coma pelo menos 3 porções de frutas e legumes e pesquise. Existem muitas opções. Mas cuidado! Nem tudo que se vê na internet é real.

HT – Acompanhando seu trabalho, vimos que você treina algumas celebridades. A menos de dois anos, Luana Piovani, sua aluna, deu luz a gêmeos e está com o corpo em forma. É uma maneira de inspirar outras mulheres. Que dicas daria às novas mamães?
LR –  Sim, Luana é uma “mamãe musa” inspiradora.  Ela tem foco e é muito determinada nos treinos. Volto a dizer, é ter paciência e focar 100% na reeducação alimentar. As dietas tem início, meio e fim, mas quando você se reeduca não perde mais aquele costume. Vira natural na sua vida.

HT- Na sua lista de alunos vc tem nomes como Joaquim Lopes, Vanessa Lóes, Thiago Lacerda, Carol Sampaio, Pedro Scooby, Cris Vianna, Paulo Rocha, entre outros. Os artistas, em geral, são mais exigentes com a aparência ou isso é ilusão?
LR – Todos são exigidos igualmente.  Porém, quem tem metas par alcançar por conta de trabalho ou algo parecido, intensificamos mais, como mencionei acima.

HT – Qual o cuidado que você tem com sua alimentação?
LR- Sempre tive uma alimentação equilibrada, principalmente quando era atleta.  Só que os anos passam e a hora chega pra todos. Continuo tendo um metabolismo acelerado para a idade que tenho, porém me cuido mais. Tomo bastante água, como muitas frutas, verduras, legumes e proteínas, mas a noite procuro cortar o carboidrato. Coisas básicas, porque também sou um ser humano e não deixo de viver!

HT-  Na sua visão de personal trainer, ter um corpo perfeito é…..
LR – Ter saúde e qualidade de vida em 1º lugar!

 

Pesquisas relacionadas