Gente & Comportamento

Com foco preservação + educação ambiental, parceria Ecobalsas e Ortobom realiza ações sustentáveis e de bem-estar

Além de contribuir com a redução da emissão de gases efeito estufa, por ser um sistema alternativo de transporte para os moradores da Barra da Tijuca, o projeto organiza iniciativas junto às escolas públicas e privadas com o intuito de conscientizar crianças sobre a importância da preservação ecológica e do combate à poluição

Publicado em 30/07/2019 | Por Heloisa Tolipan

Ecobalsas (Foto: Divulgação)

À medida que a sociedade se conscientizou sobre os problemas relacionados à poluição e as consequências provenientes do consumo exacerbado, a preocupação com o meio ambiente e sua preservação se tornaram prioridades no nosso dia a dia. O fato é que, com o desenvolvimento tecnológico em alta potência, também tivemos acesso imediato a informações realmente relevantes e úteis, como o que está rolando no planeta e o aprendizado de técnicas que garantam nosso bem-estar físico, por exemplo. Vivemos tempos em que a preocupação com o meio ambiente e com a saúde são parte do cotidiano, estão presentes em nossas vidas e ocupam nossos pensamentos proporcionando ações positivas. O assunto é de extrema relevância e ganhou proporções mundiais há tempos. Uma pesquisa, por exemplo, realizada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) revelou que os automóveis, muito utilizados no transporte diário nas grandes metrópoles, são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa.

Hoje, porém, cada ação em prol da Terra, do clima e da sustentabilidade é motivo de comemoração e merece ser valorizada. Visando reduzir o impacto ambiental causado por veículos movidos à gasolina, diesel e outros poluentes, uma das iniciativas mais simpáticas no Rio de Janeiro é o Ecobalsas, que faz o transporte hidroviário dos moradores dos condomínios da Barra da Tijuca para as praias, via Lagoa de Marapendi.

O transporte das Ecobalsas para os moradores da Barra da Tijuca (Foto: Divulgação)

O trajeto que seria feito carro pela Avenida das Américas, pode ser substituído para uma maneira de locomoção sustentável e com uma boa dose de apreciação da natureza, levando os passageiros a pontos estratégicos que dão acesso também aos shoppings e à recém-inaugurada estação do metrô do Jardim Oceânico.

Desde então, a empresa cresceu e ampliou seu leque de serviços. “Começamos focados apenas no deslocamento dos moradores para as praias. Hoje atendemos a mais de 50 condomínios e levamos cerca de cinco mil passageiros por semana a diversos pontos de interesse que dão acesso a shoppings e metrô. Além de ser cômodo e confortável, tem o estilo do morador da Barra, que gosta de praia e costuma praticar esportes”, observa o empresário Georges Elmor, sócio da empresa, que já alinhava também um projeto de balsas que colaborem na limpeza da Lagoa de Marapendi.

Há mais de três anos, a Ecobalsas celebrou uma parceria com a Ortobom, maior fabricante de colchões da América Latina, que tem a sustentabilidade em seu DNA. “Temos os mesmos objetivos e a Ortobom é uma empresa que investe muito em projetos sociais, de bem-estar e ecologicamente responsáveis. Na Ecobalsas, fazemos passeios gratuitos com crianças de escolas públicas acompanhadas por biólogos. A ideia é alertar, de forma lúdica, sobre os riscos da poluição e a necessidade de se manter a natureza limpa”, conta Georges Elmor, que também é surfista e sabe o quanto isso é importante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas o melhor ainda está por vir. “Com esse apoio da empresa conseguimos triplicar o número de passeios semanais. E avisa na sua matéria que ainda temos bastante espaço na agenda para receber outras escolas municipais”, frisou George. O recado está dado: fazemos tudo para que mais crianças tenham dias encantados de um belo passeio e, claro, educação ambiental.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os pequenos, que costumam sair do passeio dizendo que querem ser capitães de navio quando crescerem, adoram, obviamente: “Tem um impacto muito grande, especialmente sobre os alunos da rede pública. O retorno que eles nos dão é emocionante. Muitos dizem que ‘foi o passeio da minha vida’. Fazemos esse programa com estudantes de escolas particulares também, que ficam indignados com os poluidores”, frisa Elmor. “Com o crescimento do projeto, passamos a receber crianças de escolas de outros municípios, também. Ah, e é importante lembrar que o passeio que oferecemos às escolas municipais é exatamente o mesmo trajeto que fazemos com a garotada de outros colégios do Rio”.

Projeto Ortobom Viver Bem (Foto: Divulgação)

Com a expansão da empresa veio, também, a ampliação de sua estação, que, de simples local de embarque e desembarque de passageiros, tornou-se um clube de praia dos sonhos. São cinco mil metros quadrados dedicados ao lazer e ao bem-estar com a vista magnífica do mar para se desfrutar. “Nossa estação é um clube de lazer completo entre o oceano e a Lagoa. Aqui também temos uma parceria com a Ortobom, dentro do projeto ‘Viver Bem’, que incentiva o bem-estar e a sustentabilidade através da realização de atividades ao ar livre, como aulas de ginástica e yoga, café da manhã e uma programação exclusiva para as crianças”, revela.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E Georges acrescenta: “Tem tudo a ver com a nossa filosofia como empresa, com muitas atividades ao ar livre. Uma vez por mês, os participantes tomam café da manhã e têm aulas de yoga e ginástica. As crianças também ganham uma programação especial. Quando o verão começa a se aproximar, a gente passa a fazer o evento duas vezes por mês”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui cabe a pergunta: como esse casamento pôde dar tão certo? Como aconteceu esse encontro mágico entre duas empresas com objetivos em comum? Georges Elmor conta que a ideia de reunir Ecobalsas e Ortobom veio de um parceiro de ambas, que teria percebido a sinergia e feito a aproximação em 2015. As embarcações leves e ecologicamente responsáveis utilizadas pela Ecobalsas foram fator preponderante. Elas emitem uma quantidade extremamente reduzida de poluentes se comparadas a carros e ônibus. “Nossos projetos tiram mais de 150 mil carros das ruas por mês”, conta Georges Elmor.

Ecobalsas (Foto: Divulgação)

Segundo o empresário, “oitenta por cento dos problemas ambientais do Brasil estão nas cidades. Enquanto não desenvolverem um projeto de urbanização nas comunidades, por exemplo, o futuro é totalmente uma incógnita”. Outra medida urgente para acelerar a implementação de iniciativas sustentáveis na cidade é cortar ao máximo a burocracia. E Georges tem o sonho também de montar um negócio com barcas ecologicamente responsáveis na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas com determinação… tudo se resolve. Outro dos projetos interessantes da Ecobalsas se chama “Embarque Nessa Aventura e Conheça Uma Barra Diferente”. É um passeio acompanhado por biólogo que acontece nos finais de semana. Dependendo do número de inscritos, pode ser feito em barcas de 20 até 140 lugares. Os passageiros dão uma volta completa pela Lagoa de Marapendi, seguindo até o Recreio. Dura cerca de quatro horas e, além de divertido, é educativo. “Os próprios moradores da Barra da Tijuca não conhecem o complexo lagunar que têm aqui. São ambientes lindíssimos que, em alguns pontos, lembram o Pantanal. É um lugar maravilhoso que vale a pena ser visitado”, comenta Georges Elmor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Ortobom acredita que incentivar ações desse tipo pode fomentar a responsabilidade ambiental e influenciar novas práticas ecológicas, contribuindo, dessa forma, para um futuro melhor. A empresa patrocinou ainda, no espaço Ecolounge, uma colônia de férias como foco na educação e a preservação da natureza. “Crianças de todos os condomínios que a gente atende na Barra estão participando com atividades no parque infantil, passeios, esportes. Contamos com toda a estrutura de uma colônia de férias”, conclui Georges.

Vamos?

Dá uma olhada no trabalho que a Ecobalsas realiza em parceria com a Ortobom no vídeo abaixo:

Ecobalsas

Av. Lúcio Costa 8.300, Barra – 97002-1899

Informações: http://ecobalsasrio.com.br/

Ortobom

https://www.ortobom.com.br/

Pesquisas relacionadas