Gente & Comportamento

C’est Brésil, chéri! Cultura brasileira invade a França durante a Semana de Moda de Paris

Através da exposição "Bloom - Brasil Saboroso", franceses verão que o Brasil é muito mais do que samba, futebol e praia

Publicado em 16/09/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

As relações entre Brasil e França estão prestes a se estreitar um pouquinho mais  graças a uma parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) e a ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção). Juntas, elas levam um gostinho especial da terra inspiradora de Carmen Miranda para o berço de Brigitte Bardot, durante a Semana de Moda de Paris, que será realizada entre os dias 26 e 28 deste mês. O evento em questão é a “Bloom – Brasil Saboroso”, uma exposição que toma conta da Embaixada Brasileira e leva todas as vertentes da cultura daqui para lá.

A curadoria da mostra e a expressão do conceito “Brasil Beyond” fica a cargo de Li Edelkoort, editora da revista Bloom – que dá nome à exposição – e nome poderosíssimo no meio fashion. Além das roupas, a exposição também terá objetos de origem indígenas e móveis feitos por alguns dos maiores designers e arquitetos do país, como Marcelo Rosenbaum, Rodrigo Almeida e os irmãos Campana. No dia 26, a inauguração acontece apenas para convidados, os quais ainda poderão participar de um pequeno seminário sobre “brasilidade na moda” ministrado pela própria Li e pelos estilistas Cecília Prado e Pedro Lourenço, que podem ser considerados autoridades no assunto já que estão acostumados a levar para a Semana de Moda francesa um Brasil com menos clichês.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Essa é uma ótima oportunidade de apresentar a um público muito seleto o melhor da moda, do design e da cultura brasileira. O projeto Bloom tem uma grande conexão com o conceito do Brasil Beyond, mostrando que nosso país é único”, comenta Isabel Fontoura, da Apex-Brasil. Como deu para perceber pela fala, o intuito do evento é mostrar para os queridinhos europeus que Brasil não é só samba, futebol e morenas na praia. O país tem uma infinidade de expressões singulares tanto na moda, quanto em qualquer outro aspecto cultural, com uma riqueza e pluralidade de estéticas, estilos e técnicas que também merecem ser contempladas “lá fora”.

No quesito moda, a exposição contará com nomes como Ronaldo Fraga, Adriana Degreas, Oskar Metsavaht, Pedro Lourenço, Patricia Bonaldi, Lenny Niemeyer, Anamaria Couture, Isolda, GIG, Cecilia Prado, Serpui Marie, Fabiana Millazo, Patrícia Motta, T. Arrigoni, Le Petits Joueurs, Twins for Peace, UMA, Apartamento 03, Clube Bossa e Virzi + DeLuca. 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Pesquisas relacionadas