Camarote Porcão no topo do Carnaval 2014: espaço nota mil, de Reynaldo Gianecchini ao fino do empresariado!


Entre amigos, samba, suor e drinques, o Camarote Porcão, de Raphael Vargas e seus sócios, antes mesmo do Sábado das Campeãs já é considerado como o lugar para se estar na Sapucaí

* Por Heloisa Tolipan e Junior de Paula 

Um camarote tem alguns dos convidados mais bonitos; o outro X,o lounge VIP, os famosos mais hypes; aquele ali, a melhor comida; este aqui, uma localização privilegiada, e assim por diante. Cada espaço reservado para convidados da Marquês de Sapucaí tem sua peculiaridade e, nos dias de Carnaval, se transforma no único lugar do mundo onde 10 em cada 10 pessoas gostariam de estar.

Mas, e se existisse a possibilidade de juntar todas estas características dos melhores camarotes em um único  lugar? Não seria uma maravilha? Pois bem: desde o surgimento do camarote do Porcão, no Carnaval de 2013, isso agora é possível. E para quem pensou que foi sorte de principiante, os dois dias de desfile deste ano provaram que eles vieram para ficar e se manter no topo da lista dos melhores do Carnaval Carioca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação/Christina Bocayuva

Desde a nossa passagem pelo Porcão Gourmet, no Jockey, acompanhada de perto e com atenção pelos empresários do Porcão e pelo detentor da lista de convidados do Camarote, Diógenes de Queiroz, até o ônibus superrefrigerado e confortável na volta da Passarela do Samba, tudo mostrou o tratamento carinhoso com os convidados.

O espaço contava com três andares. Logo na entrada, um telão em alta resolução que ocupava toda a lateral de uma das paredes. Nunca vi tamanho igual de telão em nenhum espaço do Sambódromo. Além disso, uma frisa instalada exatamente em frente ao recuo da bateria – que localização melhor que essa? – reuniu uma turma da pesada e que fez toda a diferença.

A primeira-dama do camarote, Maisa Vasconcelos (casada com Raphael Vargas, um lorde e um dos sócios), se desdobrava em mil para conversar com todos que estavam ali. Sempre com sorriso no rosto e agradecendo a nossa presença. Isso realmente demonstrou o que tanto falta hoje em dia: educação, elegância e a relação olho no olho e não ficar no salto 15 sem interagir com quem está em sua festa.

Entre os convidados, formadores de opinião, Carol Buffara, Betina de Lucca, Eduarda Balesteros e Alexia Wenk, passando por atores, como Reynaldo Gianecchini, Carolina Ferraz, Vanessa Gerbelli, Letícia Spiller, Ricardo Pereira e Carolina Ferraz, até nomes da música, como Beth Carvalho – que até cantou entre uma escola e outra no meio do camarote, na segunda. Estavam lá modelos famosas, como Ana Beatriz Barros, que, no dia seguinte, já estava em Nova York para a campanha da H&M, Eliza Joenck;  além da estilista super fashion argentina Concepcion Cochrane Blaquier e dos designers Victor Dzenk e Thomaz Azulay. O empresariado estava representado por  Rogério Zylbersztejn, da construtora RJZ Cyrela, Sergio Rial, Chief Executive Officer da Marfrig Global Foods e Chief Executive Officer da Seara Alimentos S/A, do Marfrig Group, Hassan Kadiri, Paulino com Fernanda Basto, entre outros. E mais: Antonio Campos, irmão do governador de Pernambuco, o desembargador Siro Darlan, Joaquim Álvaro Monteiro de Carvalho e por aí vai…

Todo mundo, claro, feliz da vida e sem esconder a empolgação com a possibilidade de assistir ao maior espetáculo da terra confortavelmente instalado, rodeado de gente legal e sem a avalanche de flashes que os camarotes mais tradicionais da Sapucaí despejam sobre seus convidados. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação/Antônio Kampffe

No bufê, delícias do cardápio do Porcão, como as carnes, claro, estrogonofe, uma massinha para dar energia, comida japonesa e uma mesa repleta de frios e petiscos mil Já no bar, que nunca tinha fila e a fartura era eterna, só bebidas deluxe: champanhe Moët Chandon, vodka Grey Goose e água Perrier, só para citar algumas. Sorvetinho Itália para nos resfrescar.

Preciso ressaltar ainda o corner das pulseiras Cruciani, que eram oferecidas como brinde para os convidados. Como já contei aqui, no site, a Cruciani, marca italiana bacana de acessórios em renda, está chegando no Brasil. A grife é aquela que faz, entre outros ítens, as pulserinhas com motivos em macramê de renda que viraram moda na Europa de uns tempos para cá. Gente esperta como BeyoncéDita Von Teese, MadonnaCharlotte CasiraghiNelly Furtado, Heidi Klum, Paris Hilton e até os moderninhos alternativos, como Juliette Lewis Johnny Deep, têm estampado capas de revista e aparecido em badalos com as suas a tiracolo, ou melhor, nos pulsos. Aqui no Brasil, a top Isabeli Fontana e o bonitão Caio Castro fazem parte do time que já aderiu ao mimo.

A marca foi criada como um braço da fiação Arnaldo Caprai, centenária empresa próxima a Milão que fabrica as rendas do Vaticano, usadas em toalhas e caminhos de mesa, entre outros, além de cashmere de ótima qualidade proveniente da tosquia realizada nas propriedades da empresa. Aliás, a indústria é líder no mercado europeu dessa matéria-prima. Há cerca de três anos, Luca Caprai, herdeiro da família, resolveu partir para um negócio de produtos finais usando a tecnologia adquirida pela grife em um século e criando a Cruciani. Um sucesso. Com um estúdio de criação e design encravado no centro de Milão, a grife já vendeu cerca de 15 milhões de peças em 60 modelos disponíveis e inúmeras cores, inclusive modelitos infantis, na Europa, Estados Unidos e Ásia. Todos, é claro,  usam o macramê que virou febre, às vezes acompanhado de brilhantes e outros luxos. Além disso, a Cruciani ficou badalada pelas parcerias inusitadas. Já produziu modelos para a Vanity FairVogue Fashion’s Night OutHello KittyDisney (incluindo personagens como Mickey e Cinderella), WWFWarner Bros e até para a Veuve Clicquot. Agora, a marca se expande com carteiras, bolsas, echarpes em seda e acessórios de couro. Um poder!

Voltando ao camarote, além de atrações surpresas, como foi a participação da Beth Carvalho e do saxofonista Rodrigo Sha, que animava a pista de dança com seu sax poderoso mesclado à música eletrônica fazendo todo mundo dançar. Os mais animados – e eram muitos – subiam em cima dos pufes para passos mais ousados, para delírio de quem estava em volta.

E assim, entre amigos, samba, suor e drinques o Camarote do Porcão, de Raphael Vargas e seus sócios, antes mesmo do Sábado das Campeãs já vai ocupando o seu lugar no alto do pódio do Carnaval 2014 como o lugar para se estar na Sapucaí.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foto: Divulgação/Zeca Santos