Gente & Comportamento

Bruna Marquezine fala de derramamento de óleo e critica autoridades: “Povo está limpando nosso mar no braço”

"Não é mimimi, muito menos tem a ver com posição política. Escrevo isso também como forma de lembrete pra mim. Não existe planeta B", disse Bruna

Publicado em 22/10/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Karina Kuperman

O avanço de manchas de petróleo no litoral do Nordeste  tem preocupado os brasileiros.  Depois de manifestações de nomes como Sonia Braga, a apresentadora Bela Gil e o youtuber e humorista Whindersson Nunes, foi a vez de Bruna Marquezine usar as redes sociais para cobrar um posicionamento das autoridades a respeito do que vem acontecendo nas praias nordestinas. “Precisamos exigir que as autoridades tomem atitudes urgentes. O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõem de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam atuar imediatamente para conter o avanço do petróleo e tomar toda e qualquer providência para minimizar os danos causados ao nosso ecossistema, já que não é possível reverter totalmente os impactos do derramamento” alertou a atriz, que foi além: “O nosso meio ambiente pode levar décadas para se recuperar dessa tragédia. Já são mais de 300 praias do Nordeste contaminadas pelas manchas de óleo. E para você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo contaminar toda a cadeia alimentar da qual nós fazemos parte”, disse.

Bruna Marquezine critica autoridades (Foto: Reprodução/Instagram)

Vale destacar que essa catástrofe ambiental é uma das mais graves já ocorrida no país, já que o óleo vai deixando um rastro tóxico por milhares de quilômetros, atingido os mangues e corais em etapa mais avançada de degradação. Ainda não se sabe o local de origem do vazamento, muitos menos as causas e o tamanho desse derramamento. As manchas começaram a surgir no dia 30 de agosto, na Paraíba, e desde 2 de setembro o governo monitora o litoral da região. Até o momento, uma área de 2.250 km de costa foi atingida pelo óleo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

🇧🇷🖤 PRECISAMOS EXIGIR QUE AS AUTORIDADES TOMEM ATITUDES URGENTES. O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõe de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam ATUAR IMEDIATAMENTE pra CONTER O AVANÇO DO PETRÓLEO e tomar toda e qualquer providência pra MINIMIZAR OS DANOS causados ao nosso ecossistema, já que NÃO É POSSÍVEL REVERTER TOTALMENTE OS IMPACTOS do derramamento. O nosso meio ambiente pode levar DÉCADAS para se recuperar dessa tragédia. Já são mais de 300 PRAIAS do nordeste CONTAMINADAS pelas manchas de óleo. E pra você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo CONTAMINAR TODA A CADEIA ALIMENTAR da qual NÓS fazemos parte. Repensou agora? O Brasil, e principalmente os governos estaduais e municípios claramente NÃO TEM PREPARO E ESTRUTURA para lidar com um vazamento de óleo desse tamanho e o atual governo age com DESCASO e prefere apontar dedos do que decretar ESTADO DE EMERGÊNCIA e executar as ações necessárias num momento grave como este, incluindo buscar e aceitar ajuda de qualquer outro país. Corremos o risco de derramamento de óleo durante TODO O PROCESSO de exploração do petróleo e nesse caso, ainda nem sabemos o local de origem do vazamento, muitos menos as causas e o tamanho desse derramamento. Os combustíveis fósseis são a PRINCIPAL RAZÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL. Precisamos falar mais sobre isso, repensar diariamente a maneira em que os usamos e pressionar as autoridades e órgãos competentes no mundo todo. Não é mimimi, muito menos tem a ver com posição política. Escrevo isso também como forma de lembrete pra mim. Nós realmente PRECISAMOS ACELERAR A TRANSIÇÃO PRA UMA MATRIZ ENERGÉTICA 100% LIMPA E RENOVÁVEL. Não. Existe. Planeta. B. Ao povo nordestino e a todos os voluntários, a minha eterna gratidão. O MUNDO está vendo que VOCÊS estão limpando o óleo do nosso mar no braço. OBRIGADA. (Continua nos comentários)

Uma publicação compartilhada por Bruna Marquezine ♡ (@brunamarquezine) em

Bruna fez duras críticas aos governos. “O Brasil e, principalmente, os governos estaduais e municipais claramente não têm preparo e estrutura para lidar com um vazamento de óleo desse tamanho e o atual governo age com descaso e prefere apontar dedos do que decretar estado de emergência e executar as ações necessárias num momento grave como este, incluindo buscar e aceitar ajuda de qualquer outro país”, protestou. “Não é mimimi, muito menos tem a ver com posição política. Escrevo isso também como forma de lembrete pra mim. Não existe planeta B”, ressaltou. “Ao povo nordestino e a todos os voluntários, a minha eterna gratidão. O mundo está vendo que vocês estão limpando o óleo do nosso mar no braço”, elogiou.

Pesquisas relacionadas