#Atitude50: Kika Gama Lobo fala sobre o trabalho corporal para público maduro que é sensação no espaço Vibre


A Vitalidade, comandando por Gabriela Patrício, tem trilha sonora de um show, com músicas de Caetano Veloso, ABBA, Bee Gees e Roberto Carlos, e foi o que a fez querer ficar e entender o que acontecia naquela aula. Vem entender!

*Por Kika Gama Lobo

O método GAGA de dança, do coreógrafo israelense Ohad Naharin, dançarino que começou a carreira apenas aos 22 anos e que, ao dançar para seu irmão autista, criou uma linguagem corporal de conexão que é o ponto de partida das aulas da bailarina clássica Gabriela Patrício. A conheci meio sem querer, experimentando as aulas da nova academia de Ipanema, a Espaço VIBRE, a convite do coletivo #eumaisset, me chamou a atenção o VITALIDANCE. Entrei 

A trilha sonora um show. Caetano Veloso, ABBA, Bee Gees, Roberto Carlos me fez querer ficar e entender o que acontecia ali. A professora uma moreno jambo, corpaço, alegre, divertida, Gabi Patrício tem 36 anos (parece muito menos), integrou o corpo de baile da turnê do cantor Alexandre Pires no ano de 2008 tendo viajado para Angola. Em Nova Iorque fez uma especialização na Broadway Center Step em 2008 e passou 10 anos dançando com a cia de ballet Angel Vianna. Lá dentro da sala ela barbariza com suas ideias ousadas. Apresenta tijolos para serem carregados; usa barras de balé como janelas da vida; pega bolas, bandagens, fitas como instrumentos que viram filhos, cadeiras de balanços, berços…

A aula, frequentada por mulheres 50+, já me pareceu diferente. Por cima da roupa de gym, uma saia longa. Cada uma levou a sua. Mais espalhafatosa, outra mais working woman, também tinha a rodada. Soube logo que era para a apresentação de fim de ano – em uma coreografia desenhada pelas alunas. A professora ali é apenas uma aglutinadora.  Em dezembro, ao som de Bolero de Ravel, todas as seis alunas vão apresentar seu show. 

A aula, porém, proposta naquele dia era sobre a emoção que a lembrança de sua mãe trazia a você. Achei estranha, meio vaga, mas Gabriela orientou cada aluna. “Qual a lembrança você tem de sua mãe que possa reproduzir aqui na aula? Melhor: peço para que você dance a emoção que sua mãe te remete”. Fui para o fim da fila. Ao assistir as alunas dançarem já me deu um nó na garganta. A primeira, acariciou o ar, simulou atravessar o sinal de mãos dadas, a vi escutando um livro lido pela mãe e por fim, a hora do banho. A outra, lembrou da trança que a mãe lhe fazia, do gestual de carinho, do beijo no rosto. Uma lágrima caiu. Ainda faltavam duas alunas até chegar minha hora. A terceira aluna rastejou no chão, simulou beijocas e amassos de sua mãe, numa linda coreografia de amor. Eu já estava roxa de emoção. A ultima antes de mim dançou o rigor, o pouco afeto, a dor de uma mãe mais severa….

Era minha vez. Segurei o choro e dancei a minha maternidade: eu cuidando das minhas filhas; o banho demorado de domingo e eu conferindo os ouvidos, piolhos, machucados; eu fazendo a agenda da semana; eu pagando os boletos de cursos, colégio, médicos, babás, folguistas; elas na porta chorando ao me ver indo trabalhar. Senti o cheiro das meninas. Me lembrei do quarto delas; das roupas de bebê, da colcha, da papinha…nem consegui chegar até o fim da dança. Estava desconcertada. Fiquei muito, mas muito mexida. Chorei baldes. Voltei para o meu útero e revi tanta coisa. Lembrando que eram 9.15 da manhã…. 

E assim voltei para a VITALIDANCE outras vezes. Em uma das aulas proposta por Gabriela, pensei em uma palavra. Dancei essa palavra. Escolhi EU. Escolhi uma música: Evidências de Chitãozinho e Chororó e soltei a franga. Fiz uma coreografia de alguém se libertando das amarras, puxando para si o próprio corpo e depois borboleteando para voar. Foi lindo. A amiga, colega de turma, teve seu dia de abrir o berreiro. Chorou muito. Lembrou de um amor italiano… Andou 20 casas para trás…E nós duas testemunhando essa nova régua do tempo, um ioiô de emoções. 

Se você está atrás de uma aula lúdica, própria para mexer o corpo e chacoalhar a mente, vem para o VITALIDANCE do ESPAÇO VIBRE. Te garanto fortes emoções. Ah, traz o lencinho…. 

ESPAÇO VIBRE

Rua Barão da Torre, 340-2 andar

Ipanema

Tel.: 21- 2521 9897 e 3507 4407 

AULA VITALIDANCE

Professora Gabriela Patrício

Sextas feiras, 9.15 hs 

Tel.: 21 – 997076710