Gente & Comportamento

#Atitude50: Kika Gama Lobo dá o caminho das pedras da melhores missas, louvores e agências especializadas em turismo religioso no Rio

Diante do meu religar com a prática religiosa, convido os meus leitores – de qualquer credo – a conhecer algumas dicas católicas, que colhi com amigas fervorosas, afinal a oração é o alimento da alma. Espero que gostem

Publicado em 17/09/2018 | Por Junior de Paula

*Por Kika Gama Lobo

O EU TESTEI desta semana poderia se chamar EU REZEI. Tem gente que toma frontal. Outros mergulham no mar. Um punhado medita. Eu rezo. Sempre fui de missa. Menina, no Leme, as amigas do bairro me zoavam que eu escapei de ser freira porque gostava mais de dançar do que de orar. Mas o fato é que sempre me comuniquei com Deus. As adversidades se sucederam e a fé muito me ajudou a transpor meus obstáculos. Recentemente percebi que minha filha mais velha, Inaciana não praticante, anda flertando com a religião católica. Lê a Bíblia com iluminador de texto ao seu lado, frequenta missa dominical, ouve louvores aos berros. E eu, que sempre gostei de uma homilia, entrei, por causa do meu segundo casamento, para uma família religiosa habitué de cultos, retiros, missas. Diante deste religar com a prática religiosa, convido os meus leitores – de qualquer credo – a conhecer algumas dicas católicas, que colhi com amigas fervorosas, afinal a oração é o alimento da alma. Espero que gostem.

Os padres mais conhecidos do Rio são celebridades para quem os seguem. Dotados do dom da oratória, tocante aos corações aflitos ou interessados na palavra de Deus, eles tem igreja e horários certos para seus cultos. Muitos fazem retiros guiados. Outros atuam como guias de viagens espirituais para Aparecida ou para o exterior e muitos lideram grupos de oração. Alguns são youtubers, tem página no instagram, facebook e twitter. Outros podem ser vistos na Rede Vida e na Canção Nova em programas de televisão sobre religião.

Vamos a uma espécie de guia dos melhores cultos do Rio.

PADRE ALEXANDRE – Ele é o pároco da Igreja da PUC ( TEL; 21- 3527 1350), mas professas missas de cura, libertação, adoração ao Santíssimo e confissão. Atua no Outeiro da Gloria, na PUC e na primeira terça feira do mês, realiza a missa do SANGUE, na Paróquia São José na Lagoa. Tem um ministério de cura e libertação junto às famílias e seus antepassados. Ele também celebra uma missa das crianças, nesta mesma igreja, nas manhãs de domingo.

PADRE GEOVANE – É pároco da N S da Gloria (TEL: 21- 2225 0735), mas teve atuação de muitos anos em uma Igreja na favela da Maré. Único padre Exorcista no Rio reconhecido pela Igreja Católica. Às quartas feiras a noite celebra missa de QUEBRA DE MALDIÇÕES, CURA INTERIOR, invoca SÃO MIGUEL ARCANJO. Na Igreja N s da Conceição, na Gávea, na primeira sexta feira do mês reza missa famosa entre os fiéis e repete, no sábado pela manhã, no Convento das Carmelitas Descalças. Ele benze água, sal, óleo.

Padre Jorjão

PADRE JORJÃO – Um dos mais carismáticos, ele é da Paróquia da N S DA PAZ ( TEL: 21- 2523 4543), no coração de Ipanema. Grande, urso do bem é o amigo dos jovens, tem especial talento para reunir rebanhos desgarrados. Sua missa, aos domingos, às 19. 30 hs é uma das mais concorridas do Rio.

PADRE GLEUSON – Pároco da Igreja N. S do Parto, no Centro ( TEL: 21- 2292 8892). Sua missa mais conhecida é às quintas feiras, às 12 h (hora do almoço) quando adora o Santíssimo. Ele, segundo os entendidos, é ungido por Deus, cativante e dono de uma missa linda, repleta de louvores.

PADRE THIAGO – Da Paróquia Santos Anjos do Leblon ( TEL: 21-2239 1349), perto da Cruzada em frente à delegacia de polícia próxima do Shopping Leblon. Essa missa, ainda desconhecida de muitos, está se tornando ultra bem frequentada. Uma benção, dizem os que lá vão.

PADRE ANTONIO JOSE – Da Paróquia N S de Fatima no Méier ( TEL: 21- 2289 2099). Com muitos livros publicados como o `Basta um palavra ‘e `Sementes entre lágrimas` e `Com Deus faremos proezas` é uma opção de qualidade no subúrbio carioca. Ele é Diretor da Renovação Carismática no Rio, apresentador de um programa na Rádio Catedral e responsável por atualizar a maneira de se rezar missas.

PADRE OMAR – Radialista, pop star entre jovens e famílias conhecidas da cidade. É pároco da capela do Cristo Redentor e da Igreja de São José na Lagoa ( TEL: 21- 2294 6549). Suas missas parecem o The Voice Brasil. Lindas, cantadas, e ele mesmo um grande intérprete das canções religiosas. Dono de uma clareza desconcertante toca o coração com as palavras certas e uma fala coloquial. Ama futebol e sua carioquice atrai a juventude. A comemoração do Dia de São Jose, dia 19 de março, é uma festa que engarrafa o entorno da Igreja e vem fiel de todos os bairros cariocas.

Padre Omar (Foto: Washington Possato/Divulgação)

Outra prática muito comum tem sido os retiros e peregrinações. Quase todos os padres acima fazem viagens para Canção Nova (TEL: 12- 3186 2600) em Cachoeira Paulista SP e para Aparecida (TEL: 12- 3104 3491), em Ponte Alta, SP. Para os mais abastados, existem as viagens internacionais, a Roma, San Giovani de Rotondo (terra de padre Pio), Medjugorje, Assis, Cassia, Fátima, Guadalupe, Lourdes dentre outras paradas. A empresa de turismo Original Travel de Malu Neves e Paula Massena, do grupo de oração Vinde e Vede ( na Igreja São Jose da Lagoa) fará sua próxima saída internacional em maio de 2019 com preço em torno de 4.280 euros com tudo incluído ( passagem, hotéis 4 estrelas, guias, ônibus, ferry com cabines individuais e banheiros e seguro saúde). Por fora, só bebidas e extras. Quem se interessar pode ligar para: TEL: 21- 99480 6240

Curiosamente, cidadãos comuns, dotados de grande espiritualidade e grandeza de alma, professam grupos da prática da fé como a carioca Tereza Arruda ( TEL: 21- 2239 1349) , com seu grupo de oração de proteção e cura para adultos, crianças, gestantes. É um must go para quem pretende se dedicar ao mergulho na fé. Outro conhecido personagem é Pedro Siqueira, que também não é padre, e sim advogado com dons de visão de Nossa Senhora. Começou suas preces timidamente e rezava o terço na Igreja N senhora da Conceição na Gávea e hoje peregrina o Brasil e o mundo levando sua palavra de alento. No Rio costuma vir apenas duas vezes ao ano proferir sua oração.

No quesito louvores, Padre Fabio de Mello, Padre Alexandre Zandoná, Padre Marcelo Rossi são imbatíveis e segundo a minha filha, o melhor louvor hoje é interpretado por Cassiane sob o título: Hino da Vitória. #ficaadica

Pesquisas relacionadas