Gente & Comportamento

#Atitude50 – Kika Gama Lobo conta de sua experiência com a meditação de Márcia de Luca e decreta: “A vida é uma brincadeira cósmica”. Vem entender!

No Brasil, em especial em São Paulo, Márcia criou um espaço de bem viver onde integra corpo e mente. Dá palestras país afora , faz atendimentos personalizados, celebra casamentos e guia grupos de turistas brasileiros interessados em práticas de meditacao em ashrams pela Índia. Hoje está dedicada em sua escola de valores, a Bindu que ensina crianças e turmas grandes de adolescentes a focar no essencial. Trabalhou com adolescentes infratoras na Febem e sua missão passa por ser uma faísca do Dalai Lama. Por onde passa deixa um rastro de luz.

Publicado em 29/03/2018 | Por Junior de Paula

*Por Kika Gama Lobo

Kika Gama Lobo e Márcia de Luca

Assim, com essa frase, conheci a estudiosa de yoga, meditação e Ayurveda Márcia de Luca – uma elegante paulistana, de 66 anos que mais parece 48. Enxutérrima, falante, simpática – achei que ali só iria ter contato com a prática da meditação mas o que vivi foi muito além. “Tire os sapatos, sente-se confortavelmente, esvazie sua mente (tente) e respire. Inspire em 3 e solte em 4 vezes. Comece 5 minutos pela manhã e à noite até chegar a 30 minutos. Isso é o mínimo que você pode fazer por você para adquirir foco, emponderar a memória, observar seus pensamentos na vida e os colocá-los para agir por você. Parece simples…. mas só o hábito faz o monge”.

Conversa vai, conversa vem – música zen, aroma de canela no ar, uma leve brisa soprava… Perguntei a Marcia, para o EU TESTEI desta semana como ela começou a prática. Aqui começa nossa matéria….

“Tive dois filhos e meu casamento acabou. Tinha 27 anos e precisava trabalhar e me empreguei em uma trade company como RP. Fui designada para representar a empresa brasileira em uma feira em Nova Deli na Índia. Fiquei um mês na cidade. Um dia, a então Primeira Ministra daquele país, a mítica Indira Gandhi, em visita ao pavilhão, reparou que eu era a única mulher no stand do Brasil. Veio falar comigo e criamos uma amizade improvável . Durante as 4 semanas em que fiquei naquela cidade o
motorista dela vinha me pegar sempre às quartas feiras para tomarmos chá, euzinha Marcia de Luca e Indira Gandhi! Inacreditável! Nas minhas horas vagas ela sugeriu que esse mesmo motorista me levasse para conhecer a Índia dos não-turistas e meu caso de amor com a cultura hindu começou de camarote. Passei a usar cajal no olhos, trajar shari, aplicar o bindi no meio da testa e ser iniciada na paixão que tenho e que se tornou minha nova vida. Conheci mestres famosos e anônimos, já percorri toda a Índia e sou grata ao destino” conclui Márcia.

A turma carioca que acompanhou Kika na prática com Márcia de Luca

No Brasil, em especial em São Paulo criou um espaço de bem viver onde integra corpo e mente. Dá palestras país afora , faz atendimentos personalizados, celebra casamentos e guia grupos de turistas brasileiros interessados em práticas de meditacao em ashrams pela Índia. Hoje está dedicada em sua escola de valores, a Bindu que ensina crianças e turmas grandes de adolescentes a focar no essencial. Trabalhou com adolescentes infratoras na Febem e sua missão passa por ser uma faísca do Dalai Lama. Por onde passa deixa um rastro de luz.

O que para mim parecia apenas o contato com uma cultura que prega a introspecção através da respiração foi muito além. Agradeço a Elisa Marcolini que abriu as portas de belo apartamento na Praia da Barra para que um grupo de cariocas tivesse acesso à meditação. Falamos horas sobre maturidade e a sabedoria milenar da Índia. Como a menopausa pode ser atenuada. Como a calma, o alimentação regrada, as massagens, o silêncio podem contribuir para essa fase da mulher madura. Saí dali querendo que Marcia fosse minha vizinha e que ao invés de açúcar, batesse em sua porta atrás de mais vida. Seu próximo trabalho será um workshop do perdão a ser realizado na Fazenda Lila em São Bento do Sapucaí nos dias 13 a 15 de abril.
Duvida que eu apareça por lá?

SERVIÇO:

MARCIA DE LUCA
Rua Urussuí, 125 Cj 22
Itaim Bibi São Paulo
11/31685096 e 5568
Site: marciadeluca.com.br
Maria@marciadeluca.com.br
Insta: marcia_de_luca

Pesquisas relacionadas