Gente & Comportamento

Agenda cultural: tudo o que acontece pela Cidade Maravilhosa no primeiro fim de semana de maio

HT selecionou os melhores shows, peças, festas, feiras e exposições para te ajudar a sair de casa no feriadão prolongado do Dia do Trabalhador. Vem com a gente!

Publicado em 01/05/2015 | Por João Ker

O Rio de Janeiro e sua efervescência cultural são capazes de deixar qualquer carioca na dúvida na hora de escolher o que fazer no fim de semana, principalmente quando rola um feriadão emendando a sexta e as opções de festas, shows e peças parecem se multiplicar. HT, então, resolveu dar aquele conselho amigo e separou o top 5 da agenda deste primeiro break de maio, que você confere aqui embaixo:

 

CINEMA:

“Para Sempre Teu Caio F.”: O documentário de Candé Salles, que fez barulho pelo Festival do Rio, mostra a trajetória de um dos maiores poetas nacionais, intercalando cenas de grandes artistas interpretando seus versos. No elenco, gente como Mariana Ximenes, Thiago Lacerda, Pablo Morais, Camila Pitanga, Natália Lage, Bruno Garcia, Caco Ciocler, Fábio Assunção, Paolla Oliveira, Cauã Reymond e muito, muito mais, em cenas emocionantes que fazem arrepiar.

Thiago Lacerda integra o elenco estrelado do documentário "Para Sempre Teu Caio F." (Foto: Reprodução)

Thiago Lacerda integra o elenco estrelado do documentário “Para Sempre Teu Caio F.” (Foto: Reprodução)

“Entre Abelhas”: Escrito e estrelado por Fábio Porchat, como você já viu aqui, o filme é a primeira investida do ator em um gênero mais sério que, apesar de ainda conter comédia, tem como mote principal o drama de seu personagem e suas alucinações. Para quem está acostumado a ver Fábio em programas como o Porta dos Fundos ou Tudo Pela Audiência, o longa-metragem promete surpreender. O elenco ainda conta com Irene Ravache e Giovanna Lancellotti.

Fábio Porchat mostra seu lado dramático em "Entre Abelhas" (Foto: Reprodução)

Fábio Porchat mostra seu lado dramático em “Entre Abelhas” (Foto: Reprodução)

“Cake”: Dirigido por Daniel Barnz, este é possivelmente o maior e melhor papel já interpretado por Jennifer Aniston. O filme mostra a estrela de “Friends” fora da sua zona de conforto: um drama intenso, mórbido e angustiante. O resultado, para a surpresa geral, é satisfatório e mostra que a atriz tem versatilidade para abandonar as comédias românticas: basta querer. De quebra, o elenco ainda traz Anna Kendrick e Felicity Huffman.

Jennifer Aniston combate a depressão no drama "Cake" (Foto: Reprodução)

Jennifer Aniston combate a depressão no drama “Cake” (Foto: Reprodução)

“Anna K.”: No drama, Leona Cavalli vive uma mulher neurótica que assume uma dupla identidade e acredita ser uma versão de Anna Karenina, a trágica e atormentada personagem criada por Leon Tolstoi. A direção é de José Roberto Aguilar.

Loona Cavalli vive  personagem atormentada em "Anna K." (Foto: Reprodução)

Loona Cavalli vive personagem atormentada em “Anna K.” (Foto: Reprodução)

Cinemateca do MAM: O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro dá continuidade à sua mostra de filmes em homenagem aos 450 anos da cidade e, no sábado e no domingo, apresenta filmes de dois grandes nomes do cinema nacional: Nelson Pereira, com “Rio, 40 graus” e “Rio, Zona Norte”; e Carlos Hugo Christensen, com “Meus Amores no Rio” e “Crônica da Cidade Amada”. Para mais informações, visite o site da Cinemateca do MAM.

Nelson Pereira aparece em dois momentos na comemoração de 450 anos do Rio na Cinemateca do MAM: "Rio, 40 graus" e "Rio, Zona Norte" (Foto: Reprodução)

Nelson Pereira aparece em dois momentos na comemoração de 450 anos do Rio na Cinemateca do MAM: “Rio, 40 graus” e “Rio, Zona Norte” (Foto: Reprodução)

SHOWS:

PaulaToller_1_FlavioF6CB63-333x500Paula Toller: Como você já ficou sabendo aqui, em entrevista exclusiva, a ex-integrante do Kid Abelha lança seu novo disco, “Transbordada”, no Citibank Hall, neste sábado. O show mistura clássicos da banda dos anos 1980 com outros sucessos da carreira solo de Paula. Para mais informações, clique aqui.

Xande de Pilares: Pagodeiros também têm vez no HT. O ex-líder do grupo Revelação promete incendiar o Barra Music nesta sexta (1/5), com show de lançamento do seu novo álbum “Perseverança”. A noite ainda conta com participação do cantor Ferrugem e abertura do Grupo Pra Valer. Mais informações, aqui.

Casuarina: Um dos grupos mais tradicionais da noite carioca, o Casuarina raramente passa um fim de semana sem se apresentar pela cidade e é sempre pedida certa para quem curte boa música e dançar coladinho. Hoje, o grupo toca em homenagem ao Dia do Trabalhador, no Imperator. Mais informações, aqui.

Naldo Benny: O funkeiro prova uísque e água de coco no Lapa 40º, tradicional casa de shows do bairro mais boêmio do Rio de Janeiro. Para mais informações, clique aqui.

Tributo a Pink Floyd: O Teatro Rival, na Cinelândia, recebe a banda Rio Floyd Machine, que há cinco anos vem fazendo covers do icônico grupo de rock psicodélico. Para os fãs, essa é uma ocasião especial: a comemoração do aniversário de 40 anos do álbum “Wish You Were Here”. Para mais informações, visite o site.

TEATRO:

“Anti-Nelson Rodrigues”: A penúltima peça escrita pelo dramaturgo volta à Cidade Maravilhosa mais de 40 anos após a sua última montagem. Joaquim Lopes vive o personagem que foi de José Wilker no passado e, sob a direção de Bruce Gomlevsky, o elenco que conta com Tonico Pereira, Juliana Teixeira e outras feras brilha em um texto que, apesar do título, transborda o univeroso rodrigueano. Em cartaz no CCBB.

Sob a direção de Bruce Gomlevsky, "Anti-Nelson Rodrigues" estreia no CCBB (Foto: Reprodução)

Sob a direção de Bruce Gomlevsky, “Anti-Nelson Rodrigues” estreia no CCBB (Foto: Reprodução)

“S’imbora, O Musical – A História de Wilson Simonal”: HT já contou aqui e, se você não viu, corra para ver. Com texto de Nelson Motta, Ícaro Silva encarna um dos cantores mais polêmicos do catálogo nacional, em uma trajetória de sucessos que se funde à própria história do Rio e da black music. Em cartaz no Teatro João Caetano.

“Cássia Eller, O Musical”: Mais uma produção musical que veio engrossar o catálogo de peças inspiradas em grandes nomes da música, essa é outra sugestão daquelas que merecem ser vistas, antes que saia de cartaz, no próximo dia 31. A setlist, claro, vem repleta de músicas conhecidas de uma das maiores vozes que o Brasil já viu, bem executadas por Tacy de Campos. A direção é de João Fonseca e Vinícius Arneiro, com texto de Patrícia Andrade. Mais informações, aqui.

“Barbaridade”: Em cartaz no Oi Casa Grande, a montagem traz Susana Vieira, Osmar Prado,  Guilherme Leme Garcia e outros 15 atores falando sobre os prazeres da terceira idade, em uma comédia musical escrita por Rodrigo Nogueira, com base nos textos de Ziraldo, Luis Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura. A direção fica por conta de José Lavigne.

“Casa Encaixotada”: Responsável por apresentar o que há de melhor no sangue novo da dramaturgia – sempre dosando com grandes nomes dos palcos – o Teatro Poeira, em Botafogo, recebe neste sábado a estreia de “Casa Encaixotada”. O monólogo é escrito e estrelado por Frank Borges, sob a direção de Ruy Filho, e conta a história de um corretor de imóveis e suas divagações sobre a instituição família.

 

EXPOSIÇÕES:

“Made In Brasil”: Em cartaz na Casa Daros, a mostra recebe 60 obras de artistas brasileiros contemporâneos, como Vik Muniz, Antonio Dias, Waltercio Caldas e José Damasceno, divididos entre instalações, fotografias, vídeo, desenhos e objetos. Uma ótima opção para ficar ligado em o que está acontecendo de novo no cenário nacional. Mais informações, aqui.

“A Praia”: Como você já viu aqui, o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, recebe a exposição do americano John Nicholson, a partir deste sábado. São 30 imagens fotografadas pelo artista ao longo da orla carioca, transformadas em pinturas a óleo. Imperdível para se apaixonar ainda mais pela capital fluminense e seu cotidiano praiano.

Imagem que integra a exposição "Rio, uma paixão francesa" no MAR - Rio (Foto: Reprodução)

Imagem que integra a exposição “Rio, uma paixão francesa” no MAR – Rio (Foto: Reprodução)

“Rio, uma paixão francesa”: A exposição no MAR – Museu de Arte do Rio, mostra o acervo de galerias francesas sobre a Cidade Maravilhosa. Com verdadeiras odes à cultura e diversidade cariocas, das praias aos morros, são 75 obras, entre vídeos e fotografias, de gente como os brasileiros Marc Ferrez, Augusto Malta e José Oiticica e os franceses Raymond Depardon e Vicent Rosenblatt, em registros feitos entre o século XIX e os dias de hoje. Para mais informações, clique aqui.

“Senna Emotion”: A exposição interativa chega aos corredores do Village Mall a partir de hoje e mostra a trajetória do maior ídolo da Fórmula 1 que o Brasil já teve: Ayrton Senna. A entrada é gratuita e a mostra fica em cartaz até o fim do mês. Para mais informações, clique aqui.

“Picasso e a modernidade espanhola” / “Bracher – Pintura e Permanência”: Dois nomes importantes na pintura mundial se encontram pelos corredores do CCBB. O primeiro chega ao lado de grandes nomes da arte espanhola, mostrando como Pablo Picasso influenciou tantos os artistas que se seguiram a ele como seus contemporâneos. Já o mineiro Carlos Bracher aparece em retrospectiva, com 86 de suas obras mais marcantes, em exposição multimídia que ainda conta com vídeos sobre o pintor. Veja mais informações aqui.

Feiras e festas:

“Festonna”: O Galeria Café, em Ipanema, que apesar de apertadinho é só amor, recebe de braços abertos a festa dedicada à discografia infinita de Madonna, neste sábado. Mais informações aqui.

"Festonna", no Galeria Café, reúne os fãs da Rainha do Pop em festa dedicada a Madonna (Foto: Reprodução)

“Festonna”, no Galeria Café, reúne os fãs da Rainha do Pop em festa dedicada a Madonna (Foto: Reprodução)

“Wallpaper”: Sábado é sempre dia de Wallpaper na The Week Rio e os amantes da música pop/eletrônica agradecem. A festa mais tradicional da casa mescla o público LGBT de forma irreverente e animada. Para mais informações, clique aqui.

“FDP”: A festa do 00 promete agradar gregos e troianos com uma seleção de músicas dos DJs JMARKZ, Gottgtroy, Felipe Lustosa & Bernando Sacramento tocando do hip hop ao pop, do rock à eletrônica. Mais informações aqui.

“O Mercado”: Feira esperta que acontece nesse sábado no Fluminense Football Club, em Laranjeiras, apenas com nomes novos do design nacional, sejam em roupas ou decoração. Ótima oportunidade para tentar descolar um presente antecipado para a mãe. Saiba mais aqui.

“Feira Rio Antigo”: todo primeiro sábado do mês é certo: a feira de antiguidades da Rua Lavradio, na Lapa, reúne o melhor dos bazares que a cidade tem para oferecer. São roupas, móveis, acessórios, presentes, discos e tudo o mas que você possa imaginar. A diversão começa a partir das 10h e você encontra mais informações aqui.

 

 

 

 

 

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,