Gente & Comportamento

Folia dos Amigos do Ton celebra mais um ano de inclusão e a síntese da pureza no encontro de crianças e jovens de abrigos e associações

Mickael Noah idealizou o projeto em homenagem ao irmão. Objetivo da festa, no camarote Folia Tropical - que contou com mais de 800 participantes - é estimular o respeito e dividir o amor em sintonia com o lúdico

Publicado em 07/03/2019 | Por Iron Ferreira

Foi pensando em proporcionar alegria e descontração para o irmão, Ton Mendonça, que Mickael Noah, filho de Agnes e Newton Mendonça, idealizou a Folia dos Amigos do Ton. Em sua quinta edição, na terça-feira de Carnaval, a celebração bateu recorde de público e reuniu mais de 800 foliões mirins no camarote Folia Tropical, na Marquês de Sapucaí. Com um olhar bem carinhoso, Mickael pensou no projeto que traz a pureza da infância para os holofotes e tem Ton Mendonça como anfitrião do evento, cuja intenção é promover inclusão e diversão através da folia para que outras crianças e adolescentes especiais possam se sentir acolhidos e amados. “Minha felicidade é genuína. Sinto-me muito orgulhosa pelo trabalho voluntário feito pelo Mickael. Precisamos olhar para todas as crianças e sem distinção. Elas encontram aqui amor, muita alegria e acolhimento. Ver a felicidade na expressão de cada olhinho enche o meu coração de esperança”, destacou Agnes Mendonça.

A prioridade é reunir a garotada de comunidades, orfanatos e instituições, como a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), voltada à reabilitação de pessoas com deficiência. A Folia do Ton vem aumentando significativamente no número de participantes, o que corrobora o apoio das pessoas ao projeto e à causa: “A festa cresceu esse ano. É o momento em que o Folia Tropical abre mais uma vez as portas para um encontro especial, de inclusão e muito amor”, destacou Agnes. No Facebook, Agnes escreveu: “Difícil fica bem mais fácil juntos…. é só pedir que eu te ajudo junto!!! “ Simples assim!!!! Ontem, o Folia Tropical recebeu 686 crianças e adultos no Folia dos Amigos do Ton!!!! Se todos que tivessem dificuldades resolvessem dividir, veriam que unidos somos muitos mais fortes!
Ao dividirmos a dor, multiplicamos amor!!!!!! 💙😇💙 Inclusivo não é invisível!!!!! #foliadosamigosdoton #foliatropical #foliatropical2019#amigosdoton #muitoamorenvolvido❤️ @ Folia Tropical”

A celebração da pureza e alegria da infância na Folia dos Amigos do Ton (Foto: reprodução)

A celebração da pureza e alegria da infância na Folia dos Amigos do Ton (Foto: reprodução)

Além da homenagem ao Ton, a folia promove a reflexão sobre a importância do Carnaval e a forma como pode fomentar ações e debates sociais importantes. A maior festa popular do mundo, bem como o mais significante palco cultural do Brasil, a Marquês de Sapucaí, também pode receber ações exemplares que contemplem a pluralidade de nossas crianças. O lema do Instituto Amigos do Ton é “transformar positivamente a vida de pessoas com deficiências, suas famílias e amigos através do amor, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva”. Em 2018, a atriz Juliana Alves prestigiou a edição como forma de demostrar publicamente o seu engajamento. Outra que também demostrou apoio ao evento foi a jornalista, escritora e apresentadora Fernanda Gentil, que em um post na sua conta oficial no Instagram publicizou: ”Que lindo e incrível esse trabalho! Sigam o Amigos do Ton e encham seus corações de amor”.

A família Mendonça e o prazer de ver o sorriso estampado nos olhos das crianças (Foto: Reprodução/ Facebook)

A produção já marca a agenda cultural carioca para os pequenos no Carnaval. Agnes Mendonça destacou a importância do evento: “O Folia Tropical é feito com muito amor. E o amor dilui as dificuldades e deixa tudo mais fácil em um projeto com tamanha dimensão. O Folia Tropical é feito da nossa expertise no Sambódromo e sempre com a inovação proposta por Mickael. A cada ano, seguindo e respeitando o berço do samba, que é a Sapucaí, é pensada cuidadosamente a curadoria de nossas atrações. Além disso, seguimos ampliando como podemos o conceito de brasilidade, diversidade, inclusão, democracia e ode à natureza, sobretudo na decoração dos três andares do camarote. E nada mais lindo ver as crianças captando e vivenciando essa realidade. Elas são a prova concreta de que tudo vale a pena”.

Ton e a família Mendonça e o arquiteto Rodrigo Dinelli responsável pela decoração plural de nosso Brasil e com ênfase também na natureza (Foto: Reprodução Instagram)

Confira a galeria de quem curtiu a festa dos Amigos do Ton:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,