I wanna fly away: Alexandre Matos inaugura exposição “Planos Aéreos” em São Paulo e mostra fascínio pelo céu!


Ícaro boy: através de colagens, pinturas, desenhos e esculturas, o artista ilustra um sonho comum à maioria dos humanos: a capacidade de voar!

*Por João Ker

O céu e a habilidade de voar sempre fascinaram o ser humano. Ícaro queria ser um pássaro e voar para a liberdade, algo similar ao que a prostituta vivida por Nicole Kidman em Moulin Rouge desejava. Com o avanço da tecnologia, o sonho de se tornar rouxinol vai se tornando realidade aos poucos, seja através de vestidos esvoaçantes que Lady Gaga usou no lançamento de seu “Artpop”, seja através do trabalho de artistas como a holandesa Cocky Eek. Agora, esse deslumbramento nefelibático pode ser admirado na obra do artista Alexandre Matos, na exposição que acaba de começar na J.B. Goldenberg – Escritório de Arte”.

Nesta individual “Planos Aéreos”, o artista, que já expôs ao lado de gente consagradíssima como Yoko Ono e Sol LeWitt, utiliza cores claras e etéreas – tons de azul mesclados com muito branco e cinza – para invocar a fluidez do céu em seus quadros. Através dessas colagens com aviões de papel (como na obra “Máquina de Voar”, com mais de 2.500 dobraduras), figuras de aeroplanos, balões, pipas e hélices, Alexandre convida o público para viajar não apenas pelo céu, mas através de si mesmo. “Os meios de transporte querem suspender as pessoas da realidade. Minha intenção é que as obras reconfigurem os significados internos do público”, explica Alexandre.

A exposição fica aberta ao público até o dia 31 deste mês. Confira as fotos (divulgação)

Este slideshow necessita de JavaScript.