Arte & Literatura

A urbe maravilha ganha mais vida nas páginas de “Tons do Rio” com os cliques de Lilian Granado: “Me encantam as cores por todos os lados”

Ao lado do marido Frederico Mendes, que assina os textos de “Tons do Rio”, Lilian reuniu 200 fotografias de pontos turísticos e lugares comuns da cidade e contou que descobriu uma gravidez durante o processo: “A partir daí vi tudo mais colorido”

Publicado em 06/02/2016 | Por Karina Kuperman

Inspiração de poetas, cantores, pintores e artistas de toda uma vida, o Rio de Janeiro faz jus ao apelido de cidade maravilhosa. A fotógrafa Lilian Granado que o diga. Sua paixão pela urbe, suas praias, sotaque, flora e caráter cosmopolita al naturale, fez com que um livro viesse à luz. Trata-se do “Tons do Rio”, que reúne 200 imagens que vão de frutas e legumes das feiras de rua aos pontos turísticos tradicionais como Maracanã, Pão de Açúcar, Jardim Botânico e companhia ilimitada. “Sou carioca e o que mais me encanta no Rio é justamente sua luz, cores por todos os lados e a diversidade das belezas naturais. Na verdade sempre saio com uma câmera e vou registrando tudo o que me atrai pelo caminho. Como uma apaixonada pela nossa cidade, sempre fiz muitas fotos do Rio, mas só comecei a pensar no projeto e fotografar quase exclusivamente para ele há cerca de um ano”, explicou a fotógrafa em entrevista a HT.

tonsdorio

(Foto: Divulgação)

E o projeto tem um brilho especial: os textos do livro são de Frederico Mendes, marido de Lilian. “Como temos uma parceria de vida, respeitamos e admiramos o trabalho um do outro. Claro que certas vezes discordamos, mas no final sempre nos entendemos. Como nosso escritório fica em casa, é difícil separar o pessoal e o profissional, até porque não definimos horários para trabalhar. Às vezes surge uma ideia de madrugada, ou mesmo nas horas de lazer”, entregou ela. Os textos, aliás, contam histórias da cidade. “Frederico fez um belo texto de apresentação falando das belezas do Rio, com uma ótima citação do Stefan Zweig que ele descobriu e também como a cidade entusiasmou pintores, fotógrafos e artistas ilustres ou anônimos”, nos adiantou.

tonsdorio2

(Foto: Divulgação)

Essa, aliás, não é a primeira vez que o casal trabalha junto. “Fiz o design do livro dele, ‘Arpoador’, que foi lançado no final de 2014”, contou. “Tons do Rio” é o primeiro livro individual da fotógrafa, mas faz companhia a outros tantos trabalhos já publicados. “Já fiz outros dois livros com fotografias minhas e do Frederico— um sobre Yosemite, que está pronto mas ainda não foi editado. Tenho também várias fotos publicadas no livro @rio365, uma coletânea retratando o Rio através do instagram”, explicou. Designer por formação, Lilian não largou o ofício e nem pretende. “Continuo fazendo design de joias, mas gosto também de trabalhar com imagens, fotografias e criação em geral. Foi através das joias que eu e o Frederico nos conhecemos: em 2002 uma revista fez uma reportagem sobre o meu trabalho e ele fotografou minhas criações em seu estúdio. Foi uma paixão mútua à primeira vista”, entregou. O romance dos dois, desde então, é tão entrelaçado com trabalho, que o primeiro filho não poderia ser diferente: Lilian descobriu a gravidez durante o processo de “Tons do Rio”. “Quando descobri que estava grávida já tinha começado o projeto, mas parece que a partir daí vi tudo mais colorido”, declarou.

tonsdorio4

(Foto: Divulgação)

E, como sem nenhuma surpresa, HT acaba descobrindo nesse papo que o amor pela fotografia também tem o dedo de Frederico. “Sempre gostei, mas depois que casamos eu aprendi muito. Cada viagem nossa é como um workshop particular — e assim minhas fotos ficaram bem melhores”, admitiu. Com tantas viagens, ela agora pretende fazer um livro de outra cidade. “Cada uma tem seu encanto, mas, em especial, adoraria fazer um sobre as cores de Londres, que, aliás, venho fotografando há anos”, entregou. Já estamos ansiosos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas