UniRio repete sucesso de “The Book Of Mormon” e reinventa outro espetáculo da Broadway em curta temporada. Vem saber!


Nova empreitada do curso de artes cênicas será o espetáculo “Pequena Loja de Horrores”, lançado primeiramente como produção cinematográfica dos anos 1960

*Por Júnior de Paula
A maior revelação no universo teatral carioca deste ano é, sem dúvidas, o belo trabalho que vem sendo feito pelo curso de Artes Cênicas da UniRio, comandado por Luciano Maia. As montagens dos alunos já vinham fazendo um barulho há algum tempo, mas nada comparado ao fenômeno que se transformou desde que estrearam a versão brasileira de “The Book of Mormon”, um musical da Broadway politicamente incorreto que faz piada com minorias como gays, negros e, claro, com os mórmons, essas figuras tão fortes na cultura norte-americana. Depois de estrear no teatro da universidade, com ingressos gratuitos e distribuição de senhas, eles viraram hot ticket na cidade e foram fazer temporada até na luxuosa Cidade das Artes.
Pois bem: agora os alunos da UniRio estão prontos para um novo passo que atende pelo nome de “A Pequena Loja de Horrores”. Com estreia marcada para esta terça-feira e temporada inicialmente prevista para até 20 de setembro, a turma remontou um outro texto que marcou época. Antes de estrear no off-Broadway em 1982, a história nasceu pelas mãos do cineasta Roger Corman, o rei dos filmes B, nos anos 1960, e tinha o protagonista interpretado por Jack Nicholson nas telonas. Depois, a trama foi refilmada em 1986 e voltou para os palcos de Nova York, nos anos 2000, só que agora na Times Square, entre os grandes. E foi um sucesso. Sucesso este que promete ser repetido no Rio.
A história gira em torno de uma floricultura que anda mal das pernas no bairro de Skid Row, onde trabalha Seymour Krelborn, um jovem e tímido apaixonado pela desafortunada e romântica loura Audrey. Ao achar uma planta exótica e ao mesmo tempo única, Seymour vê a chance de trazer sucesso para a floricultura. Só que ela tem um pequeno problema: é carnívora e acaba virando uma ameaça à humanidade. Em pouco tempo, ela vira a sensação da cidade e atrai muita gente à lojinha. Todos querendo vê-la cantar e falar em troca de gotas de sangue. A direção é assinada por Gustavo Fonseca, que também dá vida ao protagonista, com orientação da professora Jane Celeste Guberfain e mais 17 atores selecionados por meio de testes entre os alunos em maio deste ano. Corre que a temporada é curta!

 

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura