Arte & Literatura

Todo mundo junto: Canvas Galeria de Arte reúne grandes nomes do grafite brasileiro em exposição coletiva

A partir do próximo dia 28, Crânio, Acme, Orion, Nunca, Eduardo Kobra, Binho, Toz e Anny Lemos levam a arte dos muros e ruas para o Jardim Paulistano

Publicado em 10/02/2015 | Por Heloisa Tolipan

*Por João Ker

Que São Paulo é a capital nacional do grafite todo mundo sabe. Mas, agora, a metrópole recebe uma exposição que contempla os maiores nomes no meio nacional, todos juntos na Canvas Galeria de Arte. Além de expor os trabalhos pelas paredes, o espaço ainda ganhou de quebra uma fachada assinada pelo paulistano Crânio, nome promissor na cena, que tem invadido a cidade com suas pinturas de índios e já foi parar até na Europa, onde seu trabalho é prestigiado. Com inauguração marcada para o próximo dia 28, a mostra traz um line-up de cair o queixo para qualquer amante da arte urbana, com a curadoria afiada de Luis Maluf e os seguintes nomes: Acme, Orion, Nunca, Eduardo Kobra, Binho, Toz e Anny Lemos.

Rodrigo Brant, galerista da Canvas, comenta sobre a iniciativa de levar uma arte que começou como marginalizada para o Jardim Paulistano, um dos bairros mais nobres da grande São Paulo: “Nossa ideia foi focar no que existe de mais genuíno sobre a arte contemporânea neste momento, saindo dos muros e ocupando as galerias. Uma ousadia!”, declara. “É sempre interessante levar o grafite para espaços nunca antes ocupados”, ressalta Crânio.

Um dos principais debates acerca do movimento do grafite é a construção de uma memória dessa arte, uma vez que ela é feita em locais públicos e, na maior parte dos casos, apagada logo em seguida. Bem, uma notícia boa ao quadrado para quem também se preocupa com a construção da históriade movimentos populares e ama o grafite: na exposição, estará sendo comercializado o livro “Photo Grafite”, do jornalista Paulo Lacerda. “Acompanhei o trabalho deles por vários anos e mostro e documento tudo isso neste livro. É uma expressão única e que está fazendo a história aqui no país”, declara o autor. Alguém aí vai perder?

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Serviço:

Data: De 28 fevereiro a 14 de março
Artistas participantes: Acme, Anny Lemos, Binho, Cranio, Kobra, Orion, Tinho e Toz.
Onde: Canvas Galeria de Arte
Avenida Europa- nº 715
São Paulo – SP
Entrada Gratuita

Pesquisas relacionadas