Arte & Literatura

Schoeler Editions comemora cinco anos e lança livros que são mimos artísticos da fotografia nacional

Editora de publicações de luxo comemora o aniversário com edições especiais de Christian Maldonado, Marcelo Greco e Peter Scheier

Publicado em 22/08/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

A Schoeler Editions, especializada na confecção de  livros sobre arte e fotografia com fino trato e acabamentos especiais, arma um happening neste sábado (23/8) para celebrar seus cinco anos de vida e, aproveitando a viagem, lança quatro produtos novos que são obras de arte à parte. Um portfólio e photocase  de Peter Scheier, livro de Marcelo Greco e outro photocase, este de Christian Maldonado chamarão a atenção durante o SP – Arte/Foto, que está acontecendo no 3º piso do Shopping JK Iguatemi.

Peter é um fotojornalista alemão que chegou no Brasil em 1937 e já passou pela revista O Cruzeiro e O Estado de S. Paulo. Com seu olhar sempre focado nas pessoas e nas transformações culturais e sociais que presenciou – com grande destaque para a sua cobertura da fundação de Brasília – , ele é um dos nomes mais renomados do segmento no país. Com tiragem limitada (33 exemplares), a Schoeler lança o portfólio “Diário da Viagem”, com 13 fotografias registradas quando o fotógrafo e a esposa embarcaram em uma viagem pelo país a bordo de uma kombi, vivendo uma espécie de safári aventureiro pelas paisagens exóticas e heterogêneas do Brasilzão. Paralelamente, será também disponibilizado um photo case de couro com cinco imagens e apenas 55 exemplares à venda.

Peter Scheier - Diário da Viagem (Foto: Divulgação)

Peter Scheier – Diário da Viagem (Foto: Divulgação)

O livro reúne imagens que podem ser consideradas pessoais, mas não tanto como as de Marcelo Greco. Com a série “internal Affair”, o fotógrafo faz uso da sua típica velocidade baixa à la Nan Goldin e, como é de seu costume, retrata a beleza feminina em recortes detalhados e com uma beleza quase inocente pelo uso do p&b com sobreposições e baixo contraste. “Voltar-se para o universo interior e identificá-lo em imagens do seu entorno é o caminho de uma vida poética”, explica o fotógrafo sobre o trabalho que vem com tiragem de 122 exemplares.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Christian Maldonado, habituée de publicações como a Harper’s Bazaar e a RG, registra com delicadeza e sensibilidade aguçadas o estágio de decadência das plantas no photo case “Falling Beauty”. Nesta, que é a segunda parte da série Cecrópia, lançada em 2010, o fotógrafo faz uso do preto e branco para retratar flores e pétalas murchas, mas ainda assim cheias de uma beleza agonizante que retrata muito bem a perfeita simetria de Da Vinci, onde a natureza impõe sua perfeição mesmo nos estágios mais brandos da vida. Sobre as flores, Christian justifica: Elas caem de vasos em nossas mesas, ou simplesmente pisamos nelas nas ruas e jardins sem nunca notar a beleza de seu envelhecimento”. 

Vídeo de “Falling Beauty”

No aniversário de cinco anos da Schoeler, o presente vem em forma de quatro lançamentos, três fotoartistas e muita, mas muita inspiração imagética.

 

Evento: Schoeler 5 Anos

Lançamentos:


– Diário da Viagem
Peter Scheier – Portfólio e photo case

– Internal Affair: Marcelo Greco – livro

– Falling Beauty: Christian Maldonado  photo case  

Realização: Schoeler Editions – http://www.schoelereditions.com/


Data: 
23 de agosto de 2014, sábado, às 18h

Pesquisas relacionadas