Arte & Literatura

Rio Othon Palace, ‘Natal Uerê – Música e Laços com o Futuro’ com talento das crianças atendidas pelo projeto social

Criado pela artista plástica Yvonne Bezerra de Mello há 21 anos, o Projeto Uerê atende anualmente cerca de 450 crianças – entre 6 e 18 anos - do Complexo de Favelas da Maré e comunidades vizinhas -, que se encontram em situação de extrema pobreza e exclusão social. Na tarde de sexta-feira, o público poderá conferir apresentações de coral, violino, capoeira e dança

Publicado em 19/12/2019 | Por Heloisa Tolipan

A artista plástica Yvonne Bezerra de Mello passou anos engajada na educação de jovens em situação precária. Desde os anos 80, ela idealizou a Escola Sem Portas e Janelas. Em 1993, após a Chacina da Candelária, em que oito crianças foram mortas a tiros por policiais militares, ela ganhou repercussão mundial ao ser a primeira pessoa chamada pelos sobreviventes, que a tratavam de “Tia Yvonne”. Foi a partir da convivência com as famílias de crianças que estavam dormindo próximas à Candelária que surgiu o Projeto Uerê, criado para atuar na defesa e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Nesta sexta-feira (20), o Rio Othon Palace será palco do “Natal Uerê – A Música e os Laços com o Futuro”, a partir das 16 horas. A tarde terá apresentações de coral, violino, capoeira e dança com crianças e jovens atendidos pelo projeto social. O evento, um verdadeiro exemplo de inclusão e integração de jovens e crianças à sociedade, acontecerá no Salão Bossa. Hóspedes, convidados e colaboradores da rede poderão assistir.

Projeto Uerê (Foto: Divulgação)

Hotéis Othon apoiam o projeto desde a sua criação por ver nele uma maneira especial de dar esperança para crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, devido à exposição constante à violência. Lá contam com reforço escolar, mas levando, também, cultura geral e desenvolvimento musical. “O evento dará oportunidade de mais pessoas conhecerem este lindo projeto, que contribui há décadas para centenas de crianças e famílias desenvolverem suas vidas profissionais, superarem traumas e terem perspectiva de um futuro melhor. Muitas das crianças desenvolvidas no projeto tiveram seu primeiro emprego em nossos hotéis e a chance de alcançarem seus sonhos”, destaca Jorge Chaves, gerente geral corporativo de Operações da rede.

Com sede no Complexo de Favelas da Maré, o Projeto Uerê atende jovens que chegam com bloqueios cognitivos pela exposição constante a traumas e violência, sem condições de concorrer em um universo que tem como regra a meritocracia. Ele oferece o complemento do ensino formal, com aulas de português, matemática, história, geografia, ciências e idiomas, além de oficinas de música, leitura, capoeira, fotografia, futebol, canto, violino e informática. E também inclui três refeições diárias – café da manhã, almoço e lanche.

Yvone Bezzera de Mello e as crianças do projeto Uerê (Foto: Divulgação)

Desde a sua fundação do Projeto Uerê, há 21 anos, Hotéis Othon mantêm uma parceria. Atualmente ele atende 450 crianças e adolescentes entre seis e 18 anos, todas em situação de extrema pobreza e exclusão social, moradoras do Complexo de Favelas da Maré e de comunidades vizinhas.

Não se trata de uma escola convencional. O conceito difere totalmente das escolas tradicionais, que ainda seguem o modelo do século XIX de um currículo único para todos, sem preocupação com especificidades dos alunos. O método criado por Yvonne é interativo e busca promover a criatividade, a lógica e a crítica.

É reconhecido pela Unicef e mais de 130 mil alunos de diversas cidades brasileiras têm contato com ele. Seus exercícios de cálculo rápido ou de memória foram criados especialmente para reconstruir conexões cerebrais, que costumam ser interrompidas em crianças traumatizadas. A prática já chegou à Alemanha e à Suíça, países onde Yvonne vem capacitando professores para lidar com a nova geração de refugiados tirados de suas escolas. O Projeto Uerê é financiado por um pequeno grupo de organizações internacionais e brasileiras, além de doadores particulares.

SERVIÇO

Natal Uerê – A Música e os Laços com o Futuro

Rio Othon Palace: Av. Atlântica 3.264, Copacabana – 2106-1500

Sexta-feira (20), a partir das 16h

 

Pesquisas relacionadas