Oca recebe exposição “Cores do Brasil” em São Paulo e apresenta um país livre de clichês!


Com curadoria de Tuca Vieira, a mostra reúne o trabalho fotográfico realizado por jovens de 14 a 26 anos que vivem em comunidades do Brasil e ainda conta com peças de Basso & Brooke e Stephen Jones

*Por João Ker

A Oca, um dos polos de exposição mais emblemáticos de São Paulo,traz uma nova mostra que revela um Brasil bem mais brazuca do que aqueles apresentados em comerciais de tevê, repletos de clichês de samba, carnaval e praias. Com a orientação do fotógrafo paulista Tuca Vieira – acostumado a retratar as paisagens urbanas da própria metrópole -, 64 jovens de comunidades de Belém, Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo foram convidados a produzir imagens que demonstrassem seus cotidianos, sem mascaras e sem estereótipos. O resultado éCores do Brasil”, um conjunto de 12.6000 fotografias que ficarão expostas em instalações e projeções no Parque da Ibirapuera, de 03 de julho a 02 de agosto.

Em uma faixa etária entre 14 e 26 anos, os jovens participaram de oficinas fotográficas com Tuca e assim puderam desenvolver um olhar crítico que, aliado às perspectivas pessoais de cada um, foi posto em prática durante eventos culturais e cenas corriqueiras, gerando registros fotográficos que evidenciam um Brasil singular e original: detalhes de renda, alimentos de feira, pontos de bordado, a especifidade da fauna e flora brasileiras entre vários outros pormenores. A partir daí, a Basso & Brooke, uma das marcas mais conceituadas e pioneiras no quesito de estampas digitais, transformou as imagens em impressões que mais tarde tomariam conta da Oca e puderam ser aplicadas nas mais diferentes superfícies, de madeira à azulejo.

A curadoria foi feita pelo designer André Stolarski e, após seu falecimento, o projeto foi continuado pelas diretoras e idealizadoras Didi Rezende e Kalina Bourgeois. Assim, graças à persistência de ambas, será possível encontrar, no último andar da Oca, instalações com um livro pop-up que mede 5m de altura por 10m de comprimento, desenvolvido pelo arquiteto e designer Marko Brajovic. Através de sete capítulos, o público poderá entrar no universo singular de cada uma dessas histórias e contemplar pontos de vista que raramente ganha a merecida atenção. O trabalho digital das estampas criadas pela Basso & Brooke também estará à mostra, através de uma coleção criada especialmente para a ocasião, com looks femininos e masculinos desenvolvidos a partir das imagens feitas durante as oficinas. As roupas serão acompanhadas por nove modelos do chapeleiro londrino Stephen Jones, queridinho de Lady Di, Mick Jagger e John Galliano. Incrementando ainda mais a experiência sensorial da exposição, o expectador é convidado a repensar seu papel e sua responsabilidade social através das projeções do makin’ of de todo o processo criativo, que ocupa as paredes da Oca lado-a-lado com o livro gigante.

¨Cores do Brasil” é um projeto imperdível que, através da arte, consegue unir moda, arquitetura e design, prestando um serviço social que transcende as paredes da Oca.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

 

Serviço:

OCA – Parque do Ibirapuera

CORES DO BRASIL

Período: de 03 de Julho a 02 de Agosto

Terça a Domingo, das 10hs às 18hs

Quintas-feiras, das 11hs às 22hs

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3

Contato: (11) 3105-6118

Site: www.parqueibirapuera.org/

Site: www.coresdobrasil.org

Facebook: \coresdobrasil.1

Twiter: @coresbrasil