Arte & Literatura

O livro “As donas da bola” mostra que, em época de Copa, mulher não fica para escanteio

Um time de mulheres do fotojornalismo registra a participação feminina no esporte mais popular do Brasil através do livro "As donas da bola"

Publicado em 14/06/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

Há tempos que o futebol deixou de ser visto como um esporte exclusivo dos homens. No Brasil, Marta Vieira da Silva  já se provou tão capaz de golear quanto qualquer jogador masculino e, seja na televisão ou nas torcidas, as mulheres conseguiram conquistar um espaço que cresce a cada dia que passa. Reforçando o coro de vozes femininas em campo, chega às livrarias hoje, dia 14, o livro “As donas da bola”, com uma série de imagens que ilustram exatamente essa forte presença nos campos e nas arquibancadas do Brasil.

O livro é uma coletânea de fotos que foram exibidas através da exposição homônima que passou pelo Centro Cultural de São Paulo em maio, com imagens feitas por um time de craques da Luluzinha: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto. As fotojornalistas, cada uma com sua área de excelência, visitaram diversos estados do Brasil – Bahia, Rio de Janeiro,  Amapá, São Paulo etc. – para capturarem essas imagens e ilustrarem esse lado “ela” do esporte. 

Com o início positivo apesar do susto, a Copa ainda promete mexer com o coração de muitos brasileiros. E, nessas horas, é bom abrir os olhos e enxergar de verdade que nem só de homens é feito o esporte, por mais que quem esteja fazendo o gol no gramado seja um tipo como Neymar ou Oscar. Como já dizia o ditado, “por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher” e, nos dias de hoje, o “As donas da bola” chega e evidencia que elas nem precisam mais estar atrás de alguém para se fazerem notar. Com olhares sensíveis e percepções que partem do próprio interior das fotógrafas, as imagens mostram como mulheres estão presentes no campo, na pelada da praia, na arquibancada e até vestindo um hábito de freira, provando que  futebol também é coisa de brasileira, não importa como ela seja.

Nas palavras do curador Diógenes MouraEssa iniciativa pretende preencher uma lacuna importante ao aplicar a percepção e a consciência social sobre a importância da mulher no futebol enquanto esporte, dentro de uma cultura nacional ainda em formação”. O lançamento do livro acontece hoje no Centro Cultural São Paulo e, para as feministas interessadas no assunto, haverá um bate-papo com o próprio Diógenes e as fotógrafas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

Serviço:

Evento: Lançamento do livro As Donas da Bola

Data: 14 de junho de 2014, sábado, às 16h

LocalCentro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1.000 – São Paulo, SP

Tel.: (11) 3397-4002

 

Pesquisas relacionadas