Arte & Literatura

Nova série da DC Comics sobre a volta de Jesus à Terra para atuar em parceria com herói é cancelada

‘The Second Coming’ seria estrelada por uma espécie de Superman mais popular que o filho de Deus

Publicado em 20/02/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Jeff Lessa

Anunciada no ano passado com certo estardalhaço, uma nova série em quadrinhos da DC Comics acaba de ser cancelada a poucos dias de seu lançamento, em 6 de março próximo. O motivo? O mote da história, chamada “The Second Coming” (algo como “A Segunda Visita”), é a necessidade de Jesus, chocado com o que foi feito de seus ensinamentos, voltar à Terra para aprender como ser o verdadeiro Messias com Sun-Man, um super-herói mais popular que Ele nos dias que correm. Os dois acabam dividindo o apartamento de dois quartos do herói, como dois jovens quaisquer com pouca grana sobrevivendo numa cidade grande.

Sun Man recebe Jesus em seu apartamento

Obviamente essa história não agradou nem um pouquinho aos conservadores, especialmente ao povo do site CitizenGo, que recolheu 200 mil assinaturas num abaixo-assinado pedindo à DC para abortar o projeto. A petição classificava a história como “ultrajante” e “blasfema” e questionava se a DC levaria adiante um projeto similar tendo Buda ou Alah no papel de protagonista.

Escrita por Mark Russell e ilustrada por Richard Pace, a história teria de passar por mudanças extremas caso o projeto fosse levado adiante. Daí os autores pediram – e obtiveram – os direitos autorais de volta. Russell contou ao site ScyFy Wire que decidiu manter a sinopse intacta. “Ninguém quer uma versão lavada, padronizada dessa história. Então, gentilmente concordaram em devolvê-la para nós. Também queremos um editor que seja capaz de levar ‘The Second Coming’ aos fãs num futuro próximo. Esperamos poder anunciar isso o mais rapidamente possível.”

Mark Russell quer publicar sua história por outra editora

Russell conta que ouviu falar do CitizenGo pela primeira vez quando o site fez pressão para que uma empresa de ônibus da cidade de Portland, no estado americano do Oregon, desistisse de uma campanha publicitária em que apareciam lésbicas. “Eles seriam completamente ridículos caso as plataformas digitais não dessem acesso a todo tipo de louco mundo afora. (…) Acredito que os fundamentalistas religiosos que estão tentando proibir ‘Second Coming’ não estão tão interessados em proteger Cristo quanto a si mesmos e o quanto eles transformaram seus ensinamentos de misericórdia pelos mais fracos em ferramentas úteis para os fortes”.

Sun Man ensina Jesus a ser o Messias

O CitizenGo é um grupo conservador criado em 2013 em Madri, Espanha, para defender valores cristãos e católicos. Os integrantes se opõem vivamente ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, ao aborto e à eutanásia. O grupo usa petições online como arma em seu ativismo e garante que conta com membros atuantes em 15 cidades em três continentes. A cruzada contra “” é sua bandeira mais recente.

Pesquisas relacionadas