Tipo Hugo Cabret, Mostra Live de Cinema reinventa a sétima arte


Cria do Festival do Rio, o evento se consolida como plataforma da reflexão cinematográfica, promovendo o intercâmbio entre criador, criatura e público!

Se você está já está de férias do trabalho ou tem fome de arte, que tal conferir a Mostra Live de Cinema, hoje (12), no Oi Futuro Ipanema? Nascida como evento paralelo ao Festival do Rio, em 2007, a mostra chega à sua 6ª edição se estabelecendo como referência entre artistas, críticos e pesquisadores de performances audiovisuais, além de promover reflexão e intercâmbio entre os criadores e criaturas. O projeto já se consolidou como plataforma de lançamento de performances audiovisuais inéditas, no campo da experimentação e cruzamento de linguagens e tecnologias.

Dos oito trabalhos presentes nesta edição, quatro são inéditos. Destes, dois fazem referência à história do cinema e de seu dispositivo, mostrando uma tendência do Live Cinema de revisitar sua história e origens. Por exemplo: a performance ‘Cinema das Atrações’, que se apresenta nesta sexta-feira (13), no Teatro do Oi Ipanema, recria modernamente uma típica sessão de filmes dos primórdios do cinema, quando não existia um modelo padronizado, nem salas de exibição. A coisa toda acontecia em tendas armadas no improviso, em feiras de variedades, e, nas sessões, o coração do público quase saltava pela boca na hora em que as locomotivas projetadas vinham com toda a força para a frente. A impressão que se tinha era que elas sairiam da tela, atropelando a audiência. Quem viu “A invenção de Hugo Cabret” (de Martin Scorsese, 2011) nos cinemas, sabe do que se trata.

A abertura do evento e da programação fica por conta do videoartista Caio Fazolin, que preparou uma projeção para ser exibida na fachada do teatro e surpreender quem estiver passando por ali. Já o vídeo artista Raimo Benedetti, autor de um trabalho que interage com imagem, som e  plateia, comandará uma sessão de filmes à luz da “traquitana”, um equipamento low tech de manipulação de imagens ao vivo inventado por ele mesmo. E os artistas Gustavo Torres e Felipe Norkus, apresentam, neste sábado (14), o trabalho ‘Despeço’, manipulando loops de memórias fílmicas através de cinco projetores de filme 8mm, utilizando, assim, o dispositivo cinematográfico como parte inerente do seu processo criativo e da experiência audiovisual por eles proposta.

A programação completa você pode conferir no site: www.livecinema.com.br

Fotos: divulgação