Mostra Artefacto Beach & Country, em SP, é pura arte e bem-estar em projetos indoor e outdoor da casa contemporânea


Projetos contemplando o outdoor e indoor da casa contemporânea foram criados para a mostra por Debora Aguiar, Debora Roig, Denise Barreto, Ferrassa & Pickler Arquitetura, Gilberto Elkis, Gustavo Marasca, Kalil Ferre e Paisagismo, Karina Afonso, Lídia Maciel, Patricia Penna Arquitetura e Design, Rogério Perez e Eleonora Perez, Sandro Ward. Em cada espaço, eles alinhavaram lifestyle, organicidade, originalidade e inovação. No showroom, Artefacto Beach & Country apresenta sua nova coleção com mais de 20 novos itens feitos sob medida e assinados com maestria por Roberto Cimino e Nelson Amorim, dupla responsável pela criação e desenvolvimento da linha, pura obra de arte

A Mostra Artefacto Beach & Country 2022, realizada no showroom da label, na Avenida Brasil 1.823, em São Paulo, proporciona a você, leitor, o prazer de mergulhar no universo criativo e inovador de cada profissional convidado a assinar espaços – com o mobiliário indoor e outdoor -, que representam a expertise em conjugar multifuncionalidade sempre em harmonia com design, ergonomia, conforto, originalidade do desenho, sofisticação do uso das matérias-primas naturais e a excelência do fatto a mano e executado com materiais que estejam em simbiose com a preservação do meio ambiente. Debora Aguiar, Debora Roig, Denise Barreto, Ferrassa & Pickler Arquitetura, Gilberto Elkis, Gustavo Marasca, Kalil Ferre e Paisagismo, Karina Afonso, Lídia Maciel, Patricia Penna Arquitetura e Design, Rogério Perez e Eleonora Perez + Sandro Ward construíram uma narrativa autoral deslumbrante que faz bem à alma, tenha certeza. O fio condutor? A Natureza Modernista.

“A arte como inspiração para a produção de peças de mobiliário residencial. Tratando o mobiliário como uma entidade orgânica que se revela totalmente dentro do seu tempo interior de expressão”. Assim a dupla formada pelo arquiteto Roberto Cimino com o designer Nelson Amorim, responsável pela criação e desenvolvimento da linha Artefacto Beach & Country permeia, através de cada peça, o sentir-se bem aliado à força visual, energética e que, individualmente, propicia conforto interno, dessa alma que reflete no corpo. No showroom, ainda, a Artefacto Beach & Country apresenta sua nova coleção com mais de 20 novos itens feitos sob medida e assinados por Cimino e Amorim. A linha dos móveis que eles criam  sempre teve um conceito do multiuso que cada peça permite, incluindo as facilidades para receber a tecnologia atual assim como as memórias afetivas dos moradores no melhor alcance no dia a dia da casa contemporânea. Esta é a quarta coleção idealizada para Beach & Country.

Roberto Cimino e Nelson Amorim, responsáveis pela criação e desenvolvimento da linha Artefacto Beach & Country (Foto: Diego Mello)

Perguntei em uma entrevista recente a Roberto Cimino qual o segredo do saber traduzir o amálgama das paixões pela música + artes plásticas e o cinema na expertise do criar uma coleção B&C e ele pontuou: “As paixões que fazem de mim o que eu sou, que compõem meu arquivo interno, podem ser usadas para criar uma coleção. Evidentemente, esse processo não é consciente. Às vezes pode acontecer: um tema. Por exemplo, as imagens do filme “O céu que nos protege”, de Bernardo Bertolucci (1941-2018), podem desenvolver, para mim, todo um processo de coleção. Aliás, é uma ideia brilhante: o deserto, as areias, os tecidos, os linhos… O vento batendo… Estimula muito o processo criativo. Isso não é buscado de uma forma consciente, vem intuitivamente. Depois da peça pronta, podemos dizer quais são os elementos contidos nela que foram inspiradores para que aquilo acontecesse”. Ressaltou ainda que a “atemporalidade é fundamental. A fonte inspiradora e a base em que você se fixa, no meu caso a corrente modernista brasileira dos anos 50/60 e a californiana, são muito sólidas. Tendo isso como referência, a peça se torna atemporal”.

Já Nelson Amorim frisou: Em parceria com Roberto, vejo a nossa arte receber a minha antiga paixão em criar um espaço onde a história do cliente será vivida nos ambientes projetados para ele com muito conforto e uso funcional”. E acrescentou: “Minha percepção estética e ao conforto dos espaços da casa de uma família bastante unida”. Usamos os traços curvos em nossas peças para provocar essa aproximação do ser humano à natureza, ao conforto visual, ao abraço que a linha reta não proporciona. E o termo design biophilia ou o biodesign entende que o ser humano é biologicamente codificado para se associar aos recursos e aos processos naturais. A partir daí, consegue-se uma melhor saúde mental e aptidão em nosso bem-estar conectado com a natureza. É, pois, imperativo da vida contemporânea, e cada casa deve estar preparada para tanto.

E vamos detalhadamente descrever cada uma das propostas dos grandes profissionais brasileiros, que interpretaram em seus espaços a Natureza Modernista em sinergia com a chancela Artefacto Beach & Country na Mostra 2022:

Debora Aguiar (@deboraaguiararquiteta)

“Refletindo hoje vejo que já tinha uma grande vocação para arquitetura, brincando, montando e fazendo a casinha das bonecas, desenhando por horas, adorando e tendo uma preocupação com a combinação de cores dos lápis e das texturas dos diferentes papéis, entre outras coisas”, relembra a arquiteta paulistana Debora. Há 25 anos no mercado, atua projetando residências, hotéis, escritórios, restaurantes e outros ambientes corporativos e comerciais, além de apartamentos e casas decoradas em todo o Brasil e em países da Europa, África, América Latina e, principalmente, nos Estados Unidos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Posso dizer que acredito na máxima forma e função, por isso a escolha de materiais de diferentes texturas e acabamentos (entre rústicos e nobres), a natureza sempre de alguma forma presente e a preocupação primordial com a iluminação”, pondera. Participando da Mostra Artefacto desde 2004, esta é a primeira vez que Debora assina uma suíte, um espaço com integração e muito conforto, pensado como um quarto completo e conta também com home office e uma área externa com jardim. “O projeto traz uma atmosfera cosmopolita que preza pelo aconchego com muita sofisticação e design. As cores claras, pontuadas pelo bege, trazem leveza e equilíbrio contrastados pela presença do verde”, explica.

Debora Aguiar (Foto: Diego Mello)

“A Artefacto é uma grande parceira do nosso escritório, há um enorme respeito e entendimento entre as nossas equipes e isso é um grande diferencial, além, é claro, da marca se destacar pelo design inovador de suas coleções e a alta qualidade de seus produtos”, conclui.

Debora Roig (@deborahroig8)

A paulistana Deborah Roig sempre se encantou com a magia de transformar os ambientes, e com a percepção de que um bom projeto proporciona uma forma de viver melhor. O seu escritório atua em arquitetura residencial de alto padrão com total sinergia com projetos de interiores e possui obras em todo Brasil (com destaque para condomínios de campo Triple A), Trancoso, Brasília, Camboriú, Sinop, São José do Rio Preto, Portugal, Miami e Nova York.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Parceria de longa data e desde início de carreira – que vai completar 25 anos –, a Artefacto sempre esteve presente na trajetória do escritório. Já são mais de 10 vitrines, 20 Mostras, sem contar com os eventos corporativos e decorados imobiliários”, relembra. Para essa edição da Mostra B&C, ela criou o “Club House” com quase 100 m² e tudo integrado para proporcionar momentos de lazer com jogos, cinema, dança, drinks e relax. ‘’Tudo junto e misturado”, segundo Deborah, é a frase perfeita para descrever esse ambiente agregador para se reunir com toda família e amigos de todas as idades e jeitos”.

Debora Roig (Foto: Diego Mello)

Para ela, “a Artefacto é um orgulho nacional, com mobiliário de qualidade e, principalmente, com reconhecimento aos nossos designers e nossa cultura. E, como empresa, admiro ainda mais pela excelência na qualidade e entrega sempre maior do que esperamos”.

Denise Barretto (@barrettodenise)

“Cresci cercada de arquitetos, paisagistas e designers de interiores, morava em um edifício reduto destes profissionais, inclusive os fundadores da Branco e Preto, movelaria incrível de design brasileiro todo desenvolvido por arquitetos”, conta a paulistana Denise, que desde os 12 anos sabia que seria arquiteta. Graduada em Arquitetura no Mackenzie e pós-graduada em Paisagismo na FAU USP, iniciou sua trajetória com Carlos Bratke, em 1985, e hoje atua nos segmentos residencial, corporativo e comercial, além de escolas em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória; e projetos em Paris, Londres, México, Peru, Argentina, Israel e Rússia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para essa edição, projetou um lounge/terraço de 90 metros quadrados, composto por estar, jantar e uma área gourmet. “Modular o revestimento de pedra com a empena de madeira claríssima, que lembra um cobogó modernista, e reinterpretar o tom de concreto aparente, trocando por painéis em madeira cinza lacada, são brincadeiras ou delicadezas deste espaço que tem sua identidade marcada com os estofados todos vinho/bordô/grena e que batizei de Urucum. As obras selecionadas de Mariannita Luzzati, Dan Fialdini e Eva Soban falam da formação do universo, da vegetação e das paisagens perdidas, com muito amor e sensibilidade”, explica.

Denise Barreto (Foto: Diego Mello)

“A diferença da Artefacto está em todos os níveis: padrão de qualidade aliado ao design diferenciado e atual, criatividade e imagem de empresa bem definidos, atendimento especializado e super treinado, entrega e pós venda super profissional”.

Ferrassa & Pickler Arquitetura (@ferrassa.e.pickler.arquitetura)

Desde 2008 a dupla Ieda e Tehura uniu seus trabalhos individuais e firmou sociedade, atuando nos segmentos de arquitetura residencial, corporativa e de interiores. Com projetos espalhados principalmente em cidades do litoral e da capital paulista, elas estreiam na Mostra B&C com um espaço de 79 metros quadrados, composto por uma sala de TV unida ao espaço gourmet.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“A nossa principal inspiração foi o período modernista no Brasil e a maneira como a arte e os artistas se interligavam. Deste ponto partimos para a relação da arquitetura com a música e encontramos na canção ‘Wave’, que traduz muito bem aquilo que, para nós, representa o clima de praiano: o estar junto. Com isso, trouxemos as curvas das ondas e a tranquilidade do mar para o ambiente de estar. E para o ambiente do gourmet nos pautamos nas curvas e na sobriedade do concreto da arquitetura do movimento modernista”, explicam.

Ferrassa & Pickler Arquitetura (Foto: Diego Mello)

Para elas, “qualidade, conforto, design e categoria diferenciados tornam as peças Artefacto únicas. Sempre indicamos e adoramos utilizá-las em nossos projetos”.

Gilberto Elkis (@elkispaisagismo)

O paulistano Gilberto Elkis se apaixonou pela Mata Atlântica ainda criança, durante uma viagem ao litoral com seu pai. Atua na área desde 1994 nos segmentos residencial, comercial, corporativo e público. “Com mais de 30 anos de profissão, da prancheta já saíram mais de dois mil projetos para residências, edifícios, hotéis, restaurantes, lojas e condomínios, espalhados de norte a sul do Brasil, Estados Unidos, Europa e África”, relata. “O meu estilo é na realidade uma mistura de diversas escolas em que me inspiro: a brasileira, a francesa, a inglesa, a japonesa e a italiana”, diz o paisagista que participa da Mostra Beach & Country desde a sua primeira edição.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Projetando sempre o mesmo ambiente, Gilberto escolhe a praça central, pois acredita que ali está o pulmão da loja. O desafio de criar sempre no mesmo espaço é também a imensa oportunidade de mostrar a versatilidade do mobiliário B&C. Nesta edição, no total, são aproximadamente 100 metros quadrados, com a praça e uma área gourmet. “Podemos destacar os canteiros verdes que envolvem a praça central, as muitas tonalidades, formas e diversas texturas das mais variadas espécies tropicais. Neste ano, o elemento-chave é, sem dúvida, o fogo. Fizemos uma grande lareira externa, em gabião de pedras, e este é o ponto central do ambiente”, explica.

Gilberto Elkis (Foto: Diego Mello)

Para ele, “a Artefacto B&C tem o poder de se renovar a cada ano. A gama de produtos é tão grande que fica difícil escolher, são infinitas possibilidades, uma linha muito versátil. Além disso, a marca é referência nacional no segmento de móveis de alto padrão, um verdadeiro paraíso do bom gosto e das principais tendências do segmento para decoradores, arquitetos, designers de interiores e paisagistas”.

Gustavo Marasca (@gustavomarasca)

Seu avô sempre quis um neto advogado e Gustavo chegou a cursar mais de um ano de direito. Quando o avô faleceu, ele trocou a faculdade pelo trabalho em uma marcenaria e resgatou sua paixão pela arquitetura. Hoje, atua nos segmentos residencial, comercial e corporativo, com projetos no interior e na capital de São Paulo, Angra dos Reis, Trancoso e Miami. A riqueza dos mínimos detalhes, os pontos de cor e uma mistura correta de estilos são a marca registrada desse estreante em Mostras Beach & Country.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“A composição de meu ambiente interno parte da utilização de cantos arredondados, trazendo a forma orgânica para arquitetura, que recebe não somente a textura nas paredes, mas também um mix de tecidos, privilegiando uma composição mais aconchegante e natural, que se estende para área externa, a varanda, que também abusa do mobiliário com formas orgânicas, além das texturas, seja no teto ripado de madeira, no revestimento de pedra natural e nos vasos. Outra preocupação foi com a iluminação, tudo para deixar o ambiente o mais agradável possível, valorizando os cantos arredondados. O ambiente conta com uma sala de 40 metros quadrados e uma varanda de 45 metros quadrados”, explica.

Gustavo Marasca (Foto: Diego Mello)

Para ele, “a Beach & Country tem vários diferenciais, a começar pela qualidade e acabamento impecável em toda sua linha de produtos. Outro ponto forte são os detalhes do ‘feito à mão’, acabamento com costuras e trançados que enriquecem demais nossos projetos. Além, é claro, da qualidade impecável, sempre antenada nas tendências de design, cores, tecidos e materiais”.

Kalil Ferre Paisagismo (@kalilferrepaisagismo)

A paulistana Elaine e o argentino Mauricio são apaixonados pela natureza, e trazer essa natureza o mais perto possível para a vida das pessoas sempre foi um dos maiores objetivos do escritório, desde seu início, em 2015. Atuando no meio residencial, corporativo, hoteleiro e em parques temáticos, a dupla tem projetos em São Paulo, Minas Gerais, Recife, Rio de Janeiro, Blumenau, Foz do Iguaçu e Paraguai. Para a sétima participação na Mostra Beach & Country, os profissionais criaram um ambiente de 175 m², composto pelo hall de entrada, cozinha gourmet e três lounges.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para eles, “o tema da Mostra deste ano veio a calhar. ‘Natureza Modernista’, tem muito em comum com nosso trabalho, onde buscamos trazer aconchego, beleza e funcionalidade em tudo o que criamos. Para este projeto, escolhemos um mobiliário moderno e de beleza indiscutível, acrescentamos uma vegetação rústica e tropical para abraçar o espaço. Tudo com toda sofisticação que a Artefacto oferece”, explicam.

Kalil Ferre Paisagismo (Foto: Diego Mello)

Para os sócios, “a quantidade de opções de mobiliário outdoor é, sem dúvida nenhuma, imensa. Além disso, a qualidade, a resistência ao uso e a sofisticação das peças são indiscutíveis. A Artefacto B&C se diferencia justamente por essas qualidades imprescindíveis. A equipe de atendimento de vendas é acolhedora, além do pós-venda impecável. O diferencial da Artefacto está em vários aspectos dos produtos, que são atemporalidade, qualidade, sustentabilidade e beleza”.

Karina Afonso (@karinafonso)

Foi a ideia de poder transformar os espaços que impulsionou a ribeirão-pretense a cursar arquitetura e urbanismo. Logo no segundo ano, Karina começou a layoutar agências de banco e hoje atua com arquitetura e interiores nos segmentos residencial, comercial e corporativo. Com projetos na Praia do Forte, Salvador, Porto Feliz, Itu, Laranjeiras, Riviera, Guarujá, São Pedro e Londres, ela acredita que o equilíbrio entre conforto, elementos naturais, personalidade, estilo e sofisticação nos detalhes são as principais características que compõem a assinatura do seu trabalho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para a sua quarta participação na Mostra Beach & Country, a profissional projetou um loft recheado de tecnologia, conforto e transparência para integração dos ambientes. Os espaços estão divididos em quarto, estar, escritório, bar, jantar e jardim com banheiro, totalizando 84 m². “Nossa ideia era priorizar iluminação e ventilação naturais, aliar elementos funcionais e estéticos de maneira equilibrada, trabalhar a simetria e a harmonia entre formas e cores, e desenvolver um espaço com planos em movimento e transparência – alguns móveis em curvas”, comenta.

Karina Afonso (Foto: Diego Mello)

E acrescenta: “Abusamos também dos efeitos de luz e de obras de arte, além dos elementos que trazem uma dimensão de infinito, com o uso de muitos espelhos e acrílico. Sempre houve uma preocupação com a funcionalidade, o conforto térmico, o design dinâmico e a economia verde”, explica. Para a arquiteta, “a Beach & Country é impecável, do início do atendimento ao cliente, até o momento em que o móvel chega em sua casa”.

Lídia Maciel (@lidiamaciel__ )

Natural de São Gabriel (RS), Lídia sempre se interessou por tudo o que envolvia a arquitetura: acompanhar o pai nas obras de família, visitar o arquiteto, além de ser muito curiosa em ver e recortar as plantas dos jornais. Há 13 anos seu escritório (onde é sócia de Laura e Leandro, seus irmãos) atua nos segmentos de interiores e arquitetônico e possui projetos em vários estados do Brasil, Punta del Este, Uruguai e Miami, aliando leveza, limpeza formal, luminosidade e elegância.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para sua quinta participação na Mostra Beach & Country, o escritório apresenta um espaço de 135 metros quadrados, dividido em uma grande suíte, onde comunicam-se ambientes importantes para o bem estar do usuário, como área de relaxamento com uma bela banheira spa e bancada, área de estudo delicada e leve, apoio para café da manhã com mesa e carro chá, área de home com confortáveis chaises longues e espaço de descanso junto ao recanto lareira.

Lídia Maciel (Foto: Diego Mello)

“O espírito moderno está presente na sequência dos pilares que organizam o espaço, no ambiente integrado, na planta livre e na ligação com o externo. Interpretamos a pluralidade do movimento moderno, e sua simplicidade, traduzindo um ambiente fluído, confortável e com a valorização das funções”, explica. “Encontramos na Artefacto, além de uma versatilidade na ampla composição da linha de produtos e acabamentos, muita solidez e qualidade”, conclui Lídia.

Patricia Penna Arquitetura e Design (@patricia_penna_arquitetura)

Patricia cursava administração quando os pais reformaram a casa e ela se encantou pela arquitetura. Trocou a administração pelo curso de design de interiores e, mais tarde, também se graduou em arquitetura. Já são 28 anos desde que abriu seu escritório que atua nos segmentos de arquitetura e interiores – comercial, corporativo e residencial, com projetos pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, Estados Unidos e Itália.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Treze participações em Mostras Artefacto depois, a profissional segue confiante em seus princípios: “Prezamos sempre pela função associada à estética, e não o contrário. Ou seja, antes de ser bonito, precisa ser útil/necessário/funcional”. Nesta edição, Patricia apresenta uma área de 125 m², que conta com um living com jantar que, integrados à área da cama, formam um charmoso “loft”.

Patricia Penna Arquitetura e Design (Foto: Diego Mello)

“O destaque é a sensação de acolhimento, gerada não apenas pela escolha dos móveis e acabamentos, mas pela ‘bossa’ entre os materiais usados na composição do ambiente – da iluminação indireta e intimista às texturas e cores dos diversos elementos que completam a proposta”, explica. Para ela, a Artefacto é “design, qualidade de produto e pós venda únicos, que fazem da marca não apenas uma fabricante de móveis, mas uma empresa que proporciona ao cliente e aos profissionais uma experiência de compra que atestam sua superioridade no mercado”.

Rogério Perez e Eleonora Perez (@rogerioperezarquitetura)

“O Perez sempre gostou de desenhar, de observar construções e de criar em cima disso. E eu cresci com ele, vendo tudo isso, então, seria impossível uma inspiração maior do que ele, pra mim! Sempre tivemos muitas afinidades e gostamos de transformar tudo que é arte em algo concreto”, conta Eleonora Perez. Dos 31 anos que ele está na área, há oito eles formam uma dupla que, como definem, “fazem desde a escolha do terreno até a produção, a flor no vaso”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com projetos em São Paulo (interior e litoral), Rio de Janeiro, Norte e Sul do Brasil, América do Norte, África do Sul e Europa, eles acreditam que aliar o estético ao funcional, trazendo conforto e praticidade ao ambiente, é o que caracteriza os trabalhos do escritório. Para sua quinta participações na Mostra Artefacto, criaram um loft de 110 metros quadrados, pensado para quem adora receber e trabalhar em casa, com um escritório, quarto, sala de jantar e living. “Temos o mármore, a palha, o linho, também temos vasos com plantas e madeira. Mas, o que mais priorizamos foi justamente mesclar o mármore com esse ambiente de loft”, explica Eleonora.

Rogério Perez e Eleonora Perez (Foto: Diego Mello)

“A Artefacto é, para nós, sinônimo de sofisticação, conforto e elegância. Os móveis são atemporais, ocupam a liderança no mercado, além de ser uma família, sempre se preocupando com tudo, são todos cuidadoso. Com a Artefacto conseguimos tirar do papel e colocar na realidade, fazendo com que o sonho do cliente realmente se transforme em lar”, conclui.

Sandro Ward (@sandrowardpaisagismo)

Arquiteto e urbanista, atua nos segmentos de arquitetura de edificações e de interiores, com projetos no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí e Santa Catarina. “A minha preocupação é transformar o ‘espaço em lugar’. Com isso em mente o meu trabalho é personalizado, projetando sempre para o usuário”, reflete.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para a sua segunda participação na Mostra Artefacto, a profissional criou um projeto de aproximadamente 43 metros quadrados, dividido em dois ambientes: um estar íntimo com um espaço para relaxar, ler, conversar, e um quarto confortável e funcional. “Eu queria fazer um ambiente restaurador e para isso me inspirei em técnicas utilizadas na neuroarquitetura (como o uso da biofilia), e o uso da arquitetura sensorial”, explica.

Sandro Ward (Foto: Diego Mello)

“A Artefacto se destaca pela qualidade e design de seus produtos e, quanto à pós-venda, eu só tenho a elogiar, pois nunca deixaram de atender às minhas solicitações. Alguns clientes buscam status, exclusividade, qualidade e beleza. Levando em consideração estes aspectos, a Artefacto, por si só, se destaca das outras, pois ela é voltada para um público diferenciado”, finaliza.