Arte & Literatura

Mostra Artefacto 2019: Os cinco sentidos permeando a inspiração de arquitetos, decoradores e paisagistas em ambientes

"Cada profissional interpretou os móveis orgânicos e intemporais da Artefacto em projetos que têm como inspiração a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato. Esse exercício de olhar para dentro de si e de se compreender primeiro, para somente depois entender o resto do mundo (quase um sixth sense) aponta para o fato de que nunca vivemos tão interconectados, nem a comunicação se deu em tempo tão real. Everywhere", frisou o CEO da marca, Paulo Bacchi, na super festa de abertura na megastore do CasaShopping

Publicado em 01/04/2019 | Por Heloisa Tolipan

O fator sensorial está ligado diretamente à autenticidade do indivíduo. Se reconhecer pelos sentidos é a maneira mais profunda de conectar consigo mesmo, refletir ações e compreender o mundo atual tecnológico em alta potência. Cada sentido nos leva a algum lugar e traz memórias valiosas que transformam nossas almas. Por essa perspectiva e promovendo o exercício de saber lidar com high tech, mas olhando para o mais puro dentro de si, que a Mostra Artefacto 2019 com o tema “5 Senses” foi inaugurada no fim de semana na mega store da label no Casashopping, no Rio de Janeiro, reunindo as interpretações de 29 arquitetos, decoradores e paisagistas em 19 ambientes.

“Na edição 2019 da nossa Mostra, convidamos alguns dos melhores profissionais para, cada qual à sua maneira, pensar os móveis orgânicos e intemporais da Artefacto em projetos que têm como inspiração a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato. Esse exercício de olhar para dentro de si e de se compreender primeiro, para somente depois entender o resto do mundo (quase um sexto sentido) aponta para o fato de que nunca vivemos tão interconectados, nem a comunicação se deu em tempo tão real”, comentou o CEO da Artefacto, Paulo Bacchi, que recebia cada convidado com um abraço forte e afeto.

Lais e Paulo Bacchi: emoção à flor da pele em receber os amigos (Foto: Murillo Tinoco)

Durante todo o preview que permeou o trabalho dos profissionais, Paulo Bacchi frisou: “Nesse contexto, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos. Algumas são lembranças visuais, como recortes de um vídeo; outras podem ser engatilhadas por aromas que nos colocam em transe – ou pode ser uma música que te faz sorrir/chorar; talvez um sabor inesquecível de uma viagem idem; ou, com sorte, o abraço de quem te ama. As personas e suas interações consigo próprias, com os outros e com o planeta assumem o protagonismo nos ambientes inspiradores assinados por grandes profissionais”.

O evento sintetizou da melhor forma nos proporcionando uma viagem para um espaço tecnológico, sensorial e lúdico. No mundo em que vivemos, onde estamos super conectados e vidrados em diferentes plataformas e interações, é quase como se tivéssemos mesmo um sexto sentido, em uma realidade paralela que nos impulsiona e movimenta. Essas sensações descobertas foram representadas de maneira sublime na Mostra 2019 e na instalação interativa e criativa da designer e cenógrafa Chris Ayrosa. Em uma intervenção high tech focada em todos os cinco sentidos, ela proporcionou uma simbiose com as sensações mais latentes do ser humano e deixou os convidados entretidos e absorvidos em um universo de prazer.

Em 19 ambientes criados para ver, sentir, tocar, ouvir, degustar e, acima de tudo, sonhar acordado, 29 profissionais pensaram os móveis orgânicos e vanguardistas da Artefacto para interpretações repletas de emoção e inspiradas na realidade de cada sentido. Com muita sensibilidade, personalidade e empatia, cada um nos mostrou as mais variadas propostas. Vem conferir e mergulhar em doses de inspiração!

Alexandre Cardim

Alexandre Cardim (RW Photo Marketing)

A sinestesia dos sentidos

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O arquiteto utilizou os sentidos da visão, audição, tato e olfato em um ambiente que remete aos hotéis da Polinésia Francesa. Com uma paleta de tons claros, no projeto de quarto e living, era possível ouvir o barulho das ondas do mar e sentir as essências da praia pelos móveis da Artefacto, nos levando a uma outra dimensão. O toque do carpete e a releitura dos bangalôs overwater fizeram toda a diferença no espaço. Alexandre Cardim propor aguçar os sentidos.

Aline Celles e Bethânia Rocha

Bethânia Rocha e Aline Celles (RW Photo Marketing)

A modernidade de um loft sob o prisma de um olhar profundo

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Um olhar sobre a funcionalidade foi a tônica que permeou a interpretação das arquitetas Aline Celles e Bethânia Rocha no loft criado para mostra. Com quarto, spa, living, academia, cozinha funcional e sala de jogos interligados para momentos de puro prazer. Os tons terrosos, o bege e dourado, marcas fortes da dupla estavam presentes. O sentido da visão foi refletido no impacto visual que o espaço amplo nos proporciona. Elegância, conforto e momentos lúdicos sintetizam a criação.

Ana Lúcia Jucá

Ana Lúcia Jucá (RW Photo Marketing)

“A vida é sensorial. O projeto estimula a percepção de sensações diversas através dos nossos sentidos” 

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Com toda delicadeza e sofisticação, Ana Lúcia criou um ambiente inspirado em estilos musicais e viagens, reflexo de suas experiências pessoais. Em um living com home theater e sala de jantar, as cores foram neutras para que os sentidos se sobressaíssem. O toque especial ficou por conta do super painel de led com imagens e músicas, que causou uma interação e diversas sensações em todos que visitaram o ambiente. A arquiteta ainda trouxe uma galeria de imagens assinadas pelo fotógrafo carioca Denílson Machado.

Babi Teixeira

Babi Teixeira (RW Photo Marketing)

“É uma honra estar aqui interagindo com profissionais maravilhosos e ambientes lindos!”

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A vitrine de Babi é permeada pelos objetos da linha Home da Artefacto. A arquiteta pensou no sentido da visão em destacar cada um deles. Para o living integrado com mesa de jantar e lavado, Babi fez questão de escolher belos arranjos de flores que proporcionam a alegria de celebrar a vida.

Claudia e João Victor Brassaroto

Claudia Brassaroto e João Victor (RW Photo Marketing)

“Fiquei orgulhosa em contribuir para esse grande sucesso!”, comemora Cláudia

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Espelhos, galeria de arte e texturas em mix com a natureza onde todos os sentidos têm expressão. Síntese do trabalho assinado por Claudia e João Victor. Mãe e filho, os arquitetos pensaram em todos os sentidos, apostando na conexão entre eles. No sofisticado loft, dividido em três ambientes, o projeto conta com espaço para degustação de bebidas e sala de jantar que faz as vezes de galeria de arte. O paladar é aguçado na mesa bar, a audição na música ambiente e o olfato no aroma das plantas.

Claudia Pimenta e Patricia Franco

Patricia Franco e Cláudia Pimenta (RW Photo Marketing)

O reflexo de toda a autenticidade das grandes cidades

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Vida urbana, modernidade e tecnologia traduzem o trabalho assinado pela dupla. O hall de boas-vindas, o living, a sala de jantar e a área íntima foram inspirados nas cidades grandes do mundo, principalmente Nova York e Tóquio, por isso, as cores e luzes se destacam. Como o cinza, os tons de metais e o brilho estão super em alta, a dupla também resolveu apostar. Tudo no espaço instigou o toque, a visão e as sensações que sentimos no âmago.

David Defízio

David Defízio (RW Photo Marketing)

“Os cinco sentidos e as sensações em uma casa de praia”

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Em sua casa de praia sofisticada com toques de madeira e a predominância das tonalidade do bege, David pensou em todos os sentidos e quis proporcionar uma degustação de estar perto do mar, da praia e das ondas. Sua maior inspiração foi o litoral dos Hamptons, em Nova York. Os móveis da linha Beach & Country foram perfeitos para a chancela que ele imprimiu com propriedade.

Duda Porto

Duda Porto (RW Photo Marketing)

Sensibilidade: o verde da natureza, o vento e o céu

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Duda Porto criou a área externa da Mostra Artefacto e idealizou dois ambientes a partir da relação do tato com a arquitetura. Um mergulho na natureza é o ponto de partida e as texturas e materiais dos sofás, chaises e poltronas se sobressaíram. Em relação às sensações, o cheiro das plantas e o muro verde deram um toque especial. Ah, e que delícia sentir o vento e olhar o céu. Momento relax total.

Emerson Araújo e Lenora Lohrisch

Lenora Lohrisch e Emerson Araujo (RW Photo Marketing)

 “A poética do espaço”

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Poesia pura: é assim que podemos descrever o projeto de Emerson e Lenora. Inspirados pelo poema “A poética do espaço”, do arquiteto e poeta francês, Gaston Bachelard, o espaço da dupla é uma reflexão da essência do ser humano. Os sentidos analisados foram a visão e tato em uma simbiose. O aconchego e sofisticação se fizeram presentes nas salas de estar e jantar amplas, no quarto e no home office. Os tons quentes e tecidos de fibras naturais dos móveis da Artefacto caracterizaram de forma única o espaço.

Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge

Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge (RW Photo Marketing)

O happening com amigos em ambiente descontraído e moderno

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A dupla de arquitetos assinou um loft cosmopolita e funcional. E o resultado foi ímpar. O espaço é contemporâneo para todos que adoram receber os amigos. Prática cada vez mais observada nas grandes metrópoles como um oásis na vida agitada. A visão foi o sentido em evidência e está representada na diversidade de materiais, como cerâmica, madeira, metal e mármore, e texturas do projeto. A síntese é o conforto, alegria e a sensação de acolhimento.

Flavia e Bruna Sideris

Flavia e Bruna Sideris (RW Photo Marketing)

A visão transmitindo bem-estar

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Cores, formatos e texturas. Bruna e Flávia idealizaram uma sala ampla, que se divide entre estar e jantar. Com o objetivo de transmitir o bem-estar ao máximo, elas privilegiaram sofás deliciosos, repletos de almofadas, cadeiras super confortáveis. As arquitetas brincaram com as textura e priorizando tecidos nobres como veludo, boucle e linho.

Jacira Pinheiro

Jacira Pinheiro (RW Photo Marketing)

 Os móveis, a iluminação suave e os tons claros no ar sereno de uma sala de campo

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Uma vida com momentos mais zen e repleta de aconchego. A arquiteta apresentou uma sala de campo para reunir família e amigos. Um ambiente inspirado na natureza com madeira no piso e parede. Delícia contar com uma lareira. Como a tranquilidade é priorizada, a iluminação suave e focada para os pontos de leitura também é destaque.

Leila Dionizios

Leila Dionizios (RW Photo Marketing)

“A visão é um dos sentidos que nos dá acesso à alma das pessoas”

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Leila frisa que “a arquitetura de interiores é uma arte, pois através de nosso trabalho conseguimos gerar emoções e sensações”. Ao criar um loft pensando por este prisma, ela se inspirou em um olhar para as cidades cosmopolitas, mas onde as pessoas enfatizam elementos que remetem à memória afetiva. O espaço é repleto de tons de cinza em sintonia com o verde.

Natália Paes e Simone Meira

Natália Paes (RW Photo Marketing)

A visão e o tato no aconchego em um loft nas montanhas

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O prazer dos momentos nas regiões montanhosas. O céu azul, a natureza e a paz. Em um loft ideal para meditação e momentos de tranquilidade, Natália e Simone pensaram sobre a visão e o tato para transmitir o bem estar físico e emocional. A arquitetura e a decoração de interiores proporcionando bem-estar físico e emocional. Um mix de revestimento na parede, como pedras, tijolos, madeira e espelho, e o encontro de piso com o tapete trazem à tona o melhor dos sentidos.

Paola Ribeiro

Paola Ribeiro (RW Photo Marketing)

A versatilidade da arquitetura e o tato na praia e na serra 

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Um lugar de relaxamento e paz na praia e/ou na serra. É assim que Paola interpreta seu living com paredes de pedra rústicas e tons claros. Os elementos naturais, como os painéis de madeira, refletem de maneira clara o ambiente, que prioriza o tato e diversidade das texturas.

Regina e Mariana Távora

Regina e Mariana Távora (RW Photo Marketing)

O contemplar da natureza e suas sensações.

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Em um loft de multifuncionalidade inspirado na natureza, Regina e Mariana, mãe e filha, criaram um ambiente de equilíbrio, com desenho de interiores de alto padrão. Elas optaram pela visão como tônica do trabalho e fizeram uma alquimia em cada espaço do loft composto por quarto, sala e copa integrados. E que tal uma árvore no centro do ambiente?  A ideia é harmonizar a extrema sofisticação do design com a diversidade e exuberância da natureza.

Rogério Antunes e Bernardo Schor

Bernardo Schor e Rogério Antunes (RW Photo Marketing)

A vitrine da loja representa a humanização do espaço no conceito de lounge

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Um lounge vitrine. Com iluminação de leds e neon fixada no teto, os arquitetos trabalharam com a visão e suas diversas perspectivas. Os tons de preto, areia claro e chumbo predominam no ambiente, que tem como destaque um grande sofá em L. A ilusão de ótica foi evidenciada através de um papel de parede tridimensional. Com o pé direito duplo, os arquitetos ainda nos proporcionaram arte pura em um painel representando os cinco sentidos.

Sérgio Paulo Rabello

Sérgio Paulo Rabello (RW Photo Marketing)

O rústico e o contemporâneo em um apartamento-ateliê

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Nos tons cinza, verde e laranja, o espaço de Sérgio teve como inspiração o tato em um apartamento-ateliê de um ceramista. A arte permeia todos os ambientes e as paredes refletem uma textura com aparência similar aos vasos da coleção do artista. Podemos sentir o mix da madeira de cerejeira e porcelanato. Prazeroso observar a sintonia perfeita do mobiliário escolhido.

Studio Ro+Ca

Caio Carvalho, Rodrigo Bezé e Calos Carvalho (RW Photo Marketing)

Um quarto de hotel cuja tônica é a funcionalidade e o acolhimento

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Carlos Carvalho, Rodrigo Bezé e Caio Carvalho criaram um espaço aconchegante e único, que aguçava o sentido da visão. A iluminação baixa, o sofá branco com mesinhas discretas e os quadros com artes abstratas proporcionam acolhimento. O quarto de hotel planejado pelos arquitetos proporcionam ao hóspede a sensação de “estar em casa”. As cores azul, verde, marrom e cinza integram a paleta do ambiente. Uma imersão no prazer de um momento com o “eu”.

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