Made in Morro dos Prazeres, Márcio SWK expõe “Imaginação” em Ipanema: “Nessa exposição, uma das ideias é que o público desenvolva a imaginação”


Com exposições em Amsterdam, Berlim e Paris no currículo, ele agora vai compilar tudo o que absorveu no último hiato para apresentar “Imaginação”, exposição com sete obras, todas pinturas geométricas, a partir do dia 09 de março, na Galeria Homegrown Ipanema

É de sua janela no Morro dos Prazeres, região de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, que Márcio SWK tira boa parte de sua inspiração. Referência do graffitti (ele faz parte do projeto Caminhos do Graffitti, por exemplo) no Brasil e com exposições em Amsterdam, Berlim e Paris no currículo, ele agora vai compilar tudo o que absorveu no último hiato para apresentar “Imaginação”, exposição com sete obras, todas pinturas geométricas, a partir do dia 09 de março, na Galeria Homegrown Ipanema, na Zona Sul da urbe maravilha. A ideia? Mexer com a imaginação do público ao representar letras abstratas nas telas. A impressão que quer deixar? Ah, aí é com vocês. A ideia é estimular diversas interpretações.

(Foto: Henrique Madeira)

(Foto: Henrique Madeira)

Ele conta: “Sempre em minhas pinturas prezo pela harmonização de cores. Nessa exposição, uma das ideias é que o público interprete as telas de formas diferentes e desenvolva a imaginação sobre o que está vendo. Cada tela que pinto representa uma letra. Mas cada um pode enxergar uma coisa diferente. Eu sei que pintei a letra L, por exemplo, mas é bacana ouvir a pessoa falando que está vendo um trem, prédios, ou um horizonte com sol”. Para conseguir possibilitar essa infinidade de interpretações, SWK trabalhou durantes três meses para chegar ao total de sete obras. As telas em que elas foram desenvolvidas, bom citar, são de chassi de cedro, e, para a pintura, foi usada tinta acrílica, spray, giz pastel oleoso e lápis grafite 6b. Os tamanhos, por sua vez, variam entre 80x60cm e 170x150cm.

(Foto: Henrique Madeira)

(Foto: Henrique Madeira)

Em “Imaginação”, aliás, um diferencial: a mostra contará ainda com uma gravura do artista, que também se inspira em outras culturas. A pedida da vez? “A cultura indiana serve de estímulo para o meu trabalho. As cores da Índia me inspiram muito, estou sempre pesquisando sobre. Mas a minha inspiração também vem de tudo o que observo na rua – a roupa das pessoas, por exemplo”. Um grato retorno depois de dois anos de ausência da galeria, quando bateu ponto pela última vez com “Eu Vejo Letras”, em 2014. Nada como o tempo.

Serviço

Imaginação

Abertura para o público: Quarta-feira, 9 de março, das 18h às 22h

Período de exposição: De 9 de março a 2 de abril

Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 20h, sábados e feriados, das 10h às 18h

Endereço: Rua Maria Quitéria, 68 – Ipanema – RJ

Telefone: (21) 2513 2160

Entrada Gratuita/ Classificação livre

Contato: [email protected]