Gilda Goulart ganha mostra com 20 trabalhos inéditos na Galeria Marly Faro, em Ipanema, no Rio


A artista vai celebrar suas cinco décadas de estrada fazendo o que mais gosta: expondo suas obras

Completar 50 anos de carreira, com certeza, é motivo para se comemorar. Por conta disso, a artista Gilda Goulart vai celebrar suas cinco décadas de estrada fazendo o que mais gosta: expondo suas obras. Com curadoria de Celina Azeredo, 20 trabalhos inéditos, separados em duas séries, estarão na mostra “A Arte em 2 Segmentos”, em cartaz na Galeria Marly Faro, em Ipanema, de 02 a 17 de junho.

unnamed-52A artista, formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ, já participou de mais de 20 exposições, entre coletivas e individuais. A última delas foi em 2013, no Instituto Cultural Brasil-Argentina. No ano de 2004, ela teve uma grande oportunidade: foi convidada para o evento Dynamic Encounters, em Londres, onde trocou experiências com artistas do mundo todo. Dessa vez, a aposta de Gilda é na indiferença humana e na possibilidade da transformação da natureza. A primeira série, batizada de Severina, começou a ser produzida há oito anos atrás, e tem uma história, no mínimo, curiosa.

Ao sair de seu ateliê em Santa Teresa, boêmio bairro carioca, a artista encontrou um amigo fotógrafo, que havia acabado de fotografar uma mulher, migrante nordestina e pobre, e que faleceu após ter o corpo carbonizado em uma comunidade do Rio. O que mais incomodava o fotógrafo era que, em breve, a imagem seria esquecida, então Gilda soube o que fazer. Para que a foto não caísse no esquecimento, ela pegou a fotografia com o seu amigo e, a partir dai, vieram mais seis trabalhos. As imagens de queimaduras foram transformadas em homenagem às mulheres em forma de transfer sobre algodão e bordados.

A artista se orgulha do trabalho: “Dei significado e cor àquelas pessoas que, muitas vezes, passam invisíveis pela sociedade”. Já na segunda série de trabalhos que estás exposta na mostra, a Gilda aposta na leveza das plantas. Após recuperar um material guardado em casa da época de suas aulas e fazer algumas interferências nele, a artista revela imagens distorcidas, mas que mostram a exuberância de cores e formas encontradas na natureza. “Este trabalho é muito interessante porque nunca sei exatamente o que vai sair. É sempre uma incógnita”, conta.

SERVIÇO:
Exposição: “A Arte em 2 Segmentos“, por Gilda Goulart
Local: Galeria Marly Faro – Rua Aníbal de Mendonça, 221, Ipanema
Abertura: 02 de junho, às 19h30
Visitação: 03 a 17 de junho
Horário: De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 19h, aos sábados, das 9h às 13h
Telefone: (21) 2259-9417