Gabriela Lacerda lança na Galeria Inox “O meu mundo era mais mundo quando também era o seu”


Parece nome de música de fossa, mas a expo mostra a nova fase da artista, com objetos cobertos por tinta e tecidos brancos!

*Por João Ker

Gabriela Maciel está pronta para inaugurar nesta noite de hoje (16/5) a sua nova exposição, intitulada “O meu mundo era mais mundo quando também era o seu”. A artista, que já apresentou seu trabalho no CCBB, na Casa França, no Oi Futuro e no MoMA de Xangai, agora dirige-se à Galeria Inox onde coloca aparentes utensílios domésticos – garfos, copos, luminárias, travesseiros etc. – cobertos com o mais virginal dos panos brancos, em composições escultóricas para lá de espectrais, mas muito plásticas.

Essas esculturas, desenhos e objetos apresentados por Gabriela fazem parte de sua nova fase que, pelo visto, abandona a criação instintiva por meio de rasgos, cortes e interações intensas com a obra, para focar-se em uma espécie de preservação do sentimento. É como se, ao mesmo tempo em que a artista quisesse purificar tais objetos, ela os cobrisse com um manto que conserva uma determinada memória e, simultaneamente, a eterniza como algo fantasmagórico e assombroso. Ou, talvez, ela esteja limpando o significado dessas peças como um convite para que o público possa mudá-las e, assim, fazer parte do seu mundo. A imaginação vai de cada um.

Além da exposição, Gabriela também entra para o Circuito Integrado de Galerias de Arte do ArtRio e abre as portas do seu ateliê na antiga fábrica da Bhering, em Santo Cristo, hoje um polo criativo. Para mais informações sobre o CIGA ArtRio, visite o site: http://www.artrio.art.br/ciga/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

Serviço

Exposição Gabriela Maciel  “O meu mundo era mais mundo quando também era o seu”

Galeria INOX

Av. Atlântica 4240, subsolo – 101 – Copacabana

Tel.: (55 21) 2521-9940

Entrada: gratuita

Horário de funcionamento:

Seg. a sexta – 10h as 20h

Sábado – 11h as 19h