Foz do Iguaçu recebe “Trabalhadores”, nova exposição de Sebastião Salgado


Exposição recebe 130 obras do fotógrafo que celebram o poder do trabalho manual e não são vistas pelo público há mais de uma década

*Por João Ker

Começou neste fim de semana a nova exposição de Sebastião Salgado, “Trabalhadores”  (retirada do livro homônimo, lançado em 1993) em cartaz no Ecomuseu da Itaipu, em Foz do Iguaçu. A mostra reune 132 fotos realizadas por Salgado na década de 1980 e que estão há mais de dez anos sem serem expostas ao público. Todas apresentam um tema em comum: o uso do trabalho manual.

A escolha dessa exposição específica é um meio de celebrar os 100 anos de Foz do Iguaçu e prestar as devidas homenagens aos mais de 100 mil trabalhadores que contribuíram na construção da usina, uma obra que, por sinal, seria um prato cheio para Sebastião Salgado. Atualmente, o fotógrafo está rodando o mundo com sua exposição “Gênesis”, que aterrissou em Belo Horizonte na semana passada. Para quem tiver passando por Foz do Iguaçu, está é uma oportunidade imperdível para conferir de perto o trabalho de um dos melhores e mais respeitados fotojornalistas brasileiros.

“Trabalhadores” ficará aberta ao público, no Ecomuseu da Itaipu, de 7 de junho a 7 de setembro. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Sebastião Salgado | Divulgação