Exposição na Galeria Homegrown mostra a intervenção urbana do skate em meio ao caos do Rio de Janeiro


Sob a curadoria de Ronaldo Land, também conhecido como “Jesus”, “As Cores do Rio” mostra como as ruas da capital são muito além de espaços para ir e vir entre suas tribos

*Por João Ker

São Paulo pode até ser conhecida como a maior selva de pedra e capital urbana do Brasil, mas o Rio de Janeiro também sabe como ser uma metrópole independentemente de suas praias. Prova disso é a exposição fotográfica “As Cores do Rio”, que chega à Galeria Homegrown nesta quinta-feira (15/1), abrindo o espaço em 2015. Nas imagens escolhidas sob a curadoria de Ronaldo Land, o universo dos skatistas aparece retratado de forma artística e documental, exibindo as transformações que a tribo faz na capital, seja através do grafite ou da ocupação de espaços públicos que são transformados em pistas espontaneamente cedidas pela cidade.

Ronaldo, conhecido no meio como “Jesus”, além de fotógrafo e videomaker é também skatista, o que lhe proporciona aquele olhar interno acerca dos grupos e pistas. Comentando sobre essa veia criativa de seu trabalho, ele diz: “Eu tento mostrar o dia-a-dia do skate nos grandes centros urbanos de uma maneira a integrá-lo à atmosfera e à rotina de cidade, sem esquecer da luz, que dentro de cada foto acaba tendo um peso muito, muito grande, sendo quase um de seus personagens”.

Congelar o momento de uma manobra não parece tarefa fácil e o background que Ronaldo tem com o esporte já lhe dá uma dianteira ao selecionar esse recorte íntimo e ao mesmo tempo público do esporte. Através do preto & branco contrastantes, como você observa nas fotos do próprio Ronald Land, também fica evidente a influência que o artista tem do Cinema Noir e do Expressionismo Alemão. Mas, como a exposição se chama “As Cores do Rio”, espere também encontrar muitos outros registros em que o colorido da cidade se faz presente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:
As cores do Rio
Data abertura: 15 de janeiro (quinta), das 18h às 22h
Período de exposição: 15/01 a 29/01
Horário de visitação: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 12h às 18h
Endereço: Rua Maria Quitéria, 68 – Ipanema – RJ
Telefone: (21) 2513 2160
Entrada Gratuita/ Classificação livre