Arte & Literatura

Éter para causar na atmosfera: exposição na galeria Anita Schwartz se dilui no espaço!

Arquitetura da casa construída em 2008 foi pensada para deixar o artista confortável ao apresentar trabalhos em qualquer formato ou suporte!

Publicado em 12/02/2014 | Por Heloisa Tolipan

Anita Schwartz Galeria de Arte, na Gávea, inaugura a exposição coletiva “Éter”, com 24 obras de 17 artistas representados pela galeria, sendo três delas, inéditas, dos artistas Gustavo Speridião e Otávio Schipper.  O coquetel de inauguração será hoje e, na próxima quinta (13/2), o público já pode conferir. As demais obras foram produzidas entre 1999 e 2013 em diferentes técnicas e suportes, como pintura, desenho, escultura, instalação e site specific.

Éter é uma reunião de obras do acervo que preenchem delicadamente o espaço da galeria. Na mostra, encaramos o desafio de selecionar trabalhos que se confundem com o ambiente expositivo, seja através de transparências, reflexões ou camuflagens. Por isso, o título da exposição se refere ao éter, nesse sentido de uma substância hipotética, menos densa que o ar, na qual se acreditava ocupar todo o universo”, afirma Anita Schwartz.

A mostra, que ocupará o espaço inteiro da galeria, terá obras dos artistas Abraham Palatnik, Ana Holck, Angelo Venosa, Antonio Manuel, Carla Guagliardi, Carlos Zílio, Claudia Bakker, Daisy Xavier, Estela Sokol, Everardo Miranda, Gustavo Speridião, Ivens Machado, Nuno Ramos, Otavio Schipper, Sabrina Barrios, Waltercio Caldas e Wanda Pimentel. Ou seja: só mestre. As pinturas “Eis que surge” e “Nuvem”, ambas em carvão sobre tela, de Gustavo Speridião, e a escultura “Óculos para Ernst Lanzer #3”, de Otavio Schipper, foram produzidas no ano passado e serão mostradas ao público agora pela primeira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas