Arte & Literatura

Dell Anno: um olhar conectado ao mundo em sintonia com a nossa brasilidade dá o tom da parceria com a designer Isabela Capeto

Marca de home design que aposta na simbiose de moda e arquitetura lança, em conjunto com a estilista, a linha de superfícies Capeto Colors, uma ode ao estilo do Rio de Janeiro na qual a paleta de cores ganha nomes como Arpoador, Corcovado, Ipanema, Urca, Lapa e Gávea

Publicado em 08/03/2019 | Por Heloisa Tolipan

Acompanho in loco toda a trajetória de construção de um conceito unindo moda, arte, design e arquitetura que se tornou o DNA da marca de home design Dell Anno. Contei, no site HT, em primeira mão, quando a grife de móveis planejados convidou a estilista Isabela Capeto para “colorir” uma linha de superfícies que faz uma ode ao estilo vibrante do Rio de Janeiro e se juntar ao luxuoso time de parcerias com a chancela da AnimaleReinaldo Lourenço, Pedro Lourenço e Gloria Coelho. Agora, volto aqui para mergulhar junto com vocês no universo da Capeto Colors, uma linha de seis laccas que refletem o universo by Isabela Capeto repleto de cores e que remete ao handmade único da designer que sempre primou pela criatividade inspirada pela sua carioquice cosmopolita repleta de alegria e que levou o Rio de Janeiro para o mundo e fez a gente se encher de orgulho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Isabela Capeto que eu tanto conheço sempre imprimiu a atemporalidade, o eterno em sua moda. Foi uma das pioneiras na hoje tão falada onda upcycling (costumização + eco consciência). Lá atrás, a estilista já brincava de usar peças antigas e customizava de maneira diferente. Em um de seus desfiles no Rio, ela nos contou sobre a preocupação com a sustentabilidade na moda e o reciclar peças. “Meu estilo é bem atemporal, não sigo tendências, tenho uma identidade própria do que eu gosto e acho bonito com a preocupação sempre de olhar para o meio ambiente. Eu brinco com as peças. Crio florais – representando a ação do tempo sobre as flores que nascem e morrem, os ovos que também têm esse significado, bocas, beijos, bordado em ráfia que eu amo… é tudo bem a minha cara”. A assinatura forte da estilista se faz presente em peças super trabalhadas, nas quais o “feito à mão” confere uma exclusividade artesanal tão celebrada nesta era de consumo rápido. O mood da designer é lúdico, sempre, e suas coleções já antecipavam também a slow fashion, mas com atitude e diferencial. Essa é Isabela, leitores, que sempre alinhavou suas criações com muita delicadeza, colorido e fair play, como ela – e a gente – ama.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia mais – Cores por Capeto: Dell Anno anuncia mais uma parceria da simbiose de moda e arquitetura e traz Isabela Capeto como responsável por uma paleta exclusiva para a grife

E Isabela como se sente nessa experiência de arquitetura, decoração e moda? “Eu gosto de decoração e de casa. Amo cores e adorei pensar e criar tons de lacca para a Dell Anno”, conta a estilista logo no início da conversa com o site HT. E acrescenta: “Me senti muito honrada de fazer parte integrante de uma empresa tão séria e sólida no mercado. Eu visitei a fábrica em Bento Gonçalves (RS) e fiquei encantada com toda a estrutura high tech”. Só para lembrar: Isabela já teve a marca Casa Capeto dedicada à decoração com jogos americanos, capas de almofadas, cúpulas de abajures, aventais de cozinha, tudo com muita bossa…

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Meu trabalho passa pela brasilidade, mas sem ser clichê. Ela está em tudo o que eu faço e nessa parceria só foi reforçada”, destaca a carioca comemorando o sucesso de parceria. Já Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno, diz que a escolha de Isabela Capeto para o desenvolvimento desta cartela de cores é explicada pela sua intensa relação com o universo rico dos tons. “Na moda, a Isabela já tem essa ligação muito forte com as cartelas e, por isso, demos esta missão a ela. Além de a designer ter uma brasilidade muito forte em sua carreira, o nosso desafio foi propor que ela criasse cores internacionais e atemporais. A gente queria que, a partir da paleta, a Dell Anno conversasse com o que vem sendo identificado como tendência para o mercado de mobiliário trabalhado na Europa”, explica Edson.

A estilista Isabela Capeto e o diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno, Edson Busin (Foto: Divulgação)

A estilista Isabela Capeto e o diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno, Edson Busin (Foto: Divulgação)

Leia mais – Luxo e inovação: Dell Anno reúne os principais nomes da arquitetura e da moda na inauguração do showroom de sua loja conceito. “É uma composição de tudo”, disse o diretor Edson Busin

Essa collab, que tem a missão de vestir as casas, destaca uma paleta de cores que realmente conversa com o que vem sendo apresentado internacionalmente. A criação de Isabela destaca nuances tranquilas que antecipam, principalmente, as tendências de decoração do mundo. O resultado é uma cartela de seis cores de laccas comercializadas na rede Dell Anno, que levam o nome de bairros do Rio de Janeiro: “O terracota, que me lembra a cerâmica, o barro (Gávea); o verde das plantas, dos cactos do cerrado (Arpoador); o azul-anil do céu de brigadeiro (Lapa); o azul-marinho que, para mim, é o novo preto (Ipanema); o laranja das casas nordestinas, que eu amo (Corcovado). O dourado que nos traz o brilho do nosso ouro; e o bordô, agênero (Urca)”, explica Isabela. Coincidência ou não são seis cores brasileiras, como seis letras do sobrenome Capeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia mais – “Códigos de Gloria”: Dell Anno promove talk-show com Gloria Coelho e Edson Busin e reforça simbiose de moda e arquitetura que faz parte do conceito da marca

Isabela buscou compor tons harmônicos e suaves para os diversos ambientes da casa, como cozinha, closet e banheiro, construindo uma paleta de cores atemporais, fáceis de harmonizar em qualquer ambiente e capazes de combinar com diferentes materiais, como mármore, madeira, ferro e cimento. Para a Dell Anno, a expertise, a criatividade e pesquisa constante dos estilistas, é uma grande oportunidade para enriquecer o universo da marca nessa dobradinha entre moda e design criando um universo rico de cores, tonalidades e personalidades.

Leia mais – Dell Anno inaugura showroom na fábrica, em Bento Gonçalves, com tendências e novidades do mercado de móveis planejados e aposta em ambientes modernos e sofisticados

A marca Isabela Capeto tem um perfil bem autoral, é possível reconhecer suas criações facilmente. “Desde as minhas primeiras criações eu já vinha pautada no slow fashion e na sustentabilidade, até porque a preciosidade das peças já remetiam a esse conceito. E hoje em dia o público pede e procura marcas que sejam amigas do meio ambiente. É um caminho sem volta, por isso pensamos em tons que fossem atemporais”.

Com a proeza de unir, em perfeita harmonia com a brasilidade característica da marca homônima, sua proposta é compartilhar com os consumidores da Dell Anno o mesmo prazer que a estilista tem de receber as pessoas em sua casa. “Adoro receber os amigos em casa, compartilhar um dia de conversas, risadas e troca de afeto. Preparar com muito amor um típico picadinho ou uma feijoada. Já comentei em uma entrevista para a Casa Vogue que, para isso, o lugar ideal é a cozinha, que quando é bonita é inspiradora. Mas, para ser um espaço em que as pessoas gostem de ficar, tem de ser uma cozinha que sorria”.

Isabela enfatiza a riqueza desta dobradinha. “Eu acho que tem tudo a ver. Em geral, os estilistas também gostam deste cuidado com a casa. Assim como eu me preocupo com os tecidos, por exemplo, gosto de escolher as cortinas, toalhas, decoração. É uma ligação totalmente natural e eu fico feliz em ver que a Dell Anno explora muito bem isso”, analisa a estilista.

A carioca já é expert em compartilhar seu universo. Ela sente prazer em vivenciar experiências mil. “Essa diversidade me interessa e ter a oportunidade de criar para uma marca inserindo a minha personalidade e o meu estilo me interessa bastante. É uma maneira de o público sentir o meu carinho nas criações”, enfatiza.

Isabela conta orgulhosa que sua filha, Francisca, estuda moda na PUC, e que acredita muito no potencial da jovem: “Ela é super dedicada. Tem muito empenho e curiosidade”. Com essa inspiração dentro de casa não poderia ser diferente.

SERVIÇO:

Dell Anno – www.dellanno.com.br

Pesquisas relacionadas