Arte & Literatura

De Agatha Moreira a Dira Paes + nomes de todas as artes prestigiaram start da Mostra Artefacto 2019

Durante todo o preview que permeou o trabalho dos profissionais, Paulo Bacchi frisou: “Nesse contexto, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos. Algumas são lembranças visuais, como recortes de um vídeo; outras podem ser engatilhadas por aromas que nos colocam em transe – ou pode ser uma música que te faz sorrir/chorar; talvez um sabor inesquecível de uma viagem idem; ou, com sorte, o abraço de quem te ama. As personas e suas interações consigo próprias, com os outros e com o planeta assumem o protagonismo nos ambientes inspiradores assinados por grandes profissionais”

Publicado em 01/04/2019 | Por Heloisa Tolipan

#5Senses – Ver, sentir, tocar, ouvir e degustar. Foi essa imersão nos cinco sentidosnas cinco sensações que a Mostra Artefacto 2019 propôs a arquitetos, decoradores, paisagistas e a todos que estiveram na festa de abertura da nova edição na mega store da label, no CasaShopping, na Barra da Tijuca, no fim de semana. Amantes de todas as artes, profissionais das mais diversas áreas, artistas como Agatha Moreira e Dira Paes mergulharam nas inspirações propostas por 29 arquitetos, decoradores e paisagistas que criaram 19 ambientes com um perfume de empatia, aconchego e conforto quase como um abraço em tempos de tanta velocidade tecnológica que nos engole no dia a dia. Foi bonito de se observar todo aquele cenário repleto de afeto embalado pelo som repleto de autenticidade que o DJ Zé Pedro imprime em simbiose com telão de LED repleto de imagens no sentido mais sensorial que se possa visualizar. E para corroborar a humanização da tecnologia, a bela Marina Braga se deleitava com o som em uma chaise longue instalada no palco.

“Esse tema é muito importante. Acho que precisamos resgatar um pouco a percepção de cada sentido nosso. Quando abraçar, sentir verdadeiramente esse abraço, olhar e perceber o que se está vendo, ter mais escuta. É fundamental falarmos disso e buscarmos nossos cinco sentidos sempre em um mundo tão veloz”, frisou Agatha Moreira, que, em breve, poderá ser vista nas telinhas na próxima novela das 21h.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De fato, a ideia era exatamente essa: na nova edição da Mostra, os arquitetos, decoradores e paisagistas interpretaram móveis orgânicos e intemporais permeados pela visão, olfato, audição, paladar e tato. Esse exercício de olhar para dentro de si – como bem comentou Agatha – e de se compreender primeiro para entender o universo ao redor, aponta para o fato de que nunca se viveu de forma tão interconectada. Vivemos na era tecnológica, mas temos e podemos lançar mão quase de um sexto sentido que nos proporciona uma introspecção para refletirmos como o outro é importante e podemos demonstrar com atos, atitudes e transbordando de emoção.

Pois bem: dentro desse inspirador tema, os 19 ambientes assinados pelos melhores profissionais do país ilustraram os múltiplos sentidos do ser humano e proporcionaram uma viagem de experiências sensoriais aos presentes. Sendo os cinco sentidos o ponto de partida, a Mostra 2019 da Artefacto propôs um lifestyle contemporâneo, poético e charmoso, adicionando a realidade interativa e virtual que vivemos – pautada pelos desejos dos tempos atuais. Apesar dessas novas necessidades, a Artefacto quis destacar como as sensações mais genuínas são essenciais para levar o indivíduo a se conhecer e se sentir melhor consigo mesmo.  O CEO da label, Paulo Bacchi, acompanhado por Laís Bacchi, destacou: “Essa mostra aborda o poder da sedução e da interação dos cinco sentidos. É para perceber como a visão, o paladar, o olfato, a visão, o tato, junto com o aroma e o sabor, influenciam no nosso bem-estar”. Laís complementou ao ressaltar as relações humanas. “Amor, carinho, paixão. As pessoas precisam se ver mais. Não só pelas redes sociais, mas estar mais perto um do outro”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No ar em “Verão 90”, Dira Paes tirou um tempinho na agenda para prestigiar o evento. Amiga dos arquitetos Emerson Araújo e Lenora Lohrisch, a atriz conferiu todos os ambientes da edição 2019. “A mostra Artefacto é sempre surpreendente pelos temas. Ano passado, contemplou o cinema e agora os cinco sentidos. Eu acho que isso tem a ver com todo mundo e, agora, os nossos sentidos perante a vida. Reparar quais são os sentidos que você quer valorizar na sua casa, o que você gosta, as cores, as variações e as texturas é um exercício prazeroso!”. A atriz ainda ressaltou o que acredita que o mobiliário contemporâneo possui de melhor. “É um panorama globalizado, mas com DNA repleto de brasilidade e originalidade”, afirmou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A designer e cenógrafa Chris Ayrosa foi responsável pelo desenvolvimento de uma incrível instalação repleta de interatividade e permeada pelos cinco sentidos. Ela descreveu o projeto como uma “cápsula divertida de sensações”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Pesquisas relacionadas